sábado, 18 de maio de 2013

Gravidez na adolescência


Gravidez na adolescência

 

Menina de onze grávida pelo próprio irmão...


Mas o que é adolescência?

É a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a vida adulta.
Caracteriza-se por alterações nos diversos níveis do desenvolvimento: físico, mental e social.

Para
ONU:   15 a 24 anos
         OMS:   10 a 20 anos
         ECA:    12 a 18 anos

O fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem sociocultural.


Adolescer é...

uma época rica em manifestações  emocionais, caracterizadas pela ambiguidade de papéis, pela mudança de valores e por dificuldades frente à busca de independência pela vida.


Os adolescentes representam de 20 a 30% da população mundial, e no Brasil estima-se que essa proporção já seja de 25%.

Em 1999, do total de 2,6 milhões de partos realizados pelo SUS, 31 mil foram feitos em meninas com idade entre 10 e 14 anos; e 637 mil partos entre 15 e 19 anos, o que corresponde a 28% do total de partos realizados pela rede pública.
 Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
 Entre 1993 e 1999 houve aumento de proximadamente 30% do número de partos feitos no SUS em adolescentes mais jovens, entre 10 a 14 anos.

- Segundo o Ministério da Saúde, mais de 440 mil adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos tiveram filhos em 2009.

- Em 2011, foram quase 430 mil partos.

- A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil, são filhos de mães adolescentes. Esse índice representa 3x mais meninas com menos de 15 anos grávidas.

O índice de gravidez entre adolescentes cresceu 150% em relação às duas últimas décadas.

No Brasil, 1 de cada 5 jovens entre 15 e 19 anos, já tiveram filho, descontadas aquelas que praticaram aborto.



Gravidez indesejada x Gravidez não planejada


Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, pois uma gravidez indesejada é aquela que acontece por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais.

A realidade que encontramos é que a maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores
individuais ou sociais.

O ambiente familiar tem relação direta com o início da atividade sexual. Experiências sexuais precoces são observadas em adolescentes em cuja família, os irmãos mais velhos já apresentam vida sexual ativa. 

É comum encontrar adolescentes grávidas cujas mães também iniciaram a vida sexual precocemente ou engravidaram durante a sua adolescência.


Vamos pensar como acontece uma gravidez !


Após a 1ª menstruação (menarca), a adolescente já pode engravidar!

Para ocorrer uma gravidez, é preciso ter relações sexuais durante o período fértil, tempo em que o óvulo sai do ovário e vai para a trompa.      

Se acontecer a fecundação, encontro do óvulo com o espermatozoide, depois de uma semana o ovo prende-se na parede do útero para começar o desenvolvimento da gravidez.
   
É a partir desse momento que a mulher começa a ter os primeiros sinais da gravidez: ausência da menstruação, enjoos, sensibilidade nos seios, mudança de humor e outros.

O bebê começa a se desenvolver dentro do útero da mãe.

Depois de nove meses é chegada a hora do parto.


Por que as adolescentes engravidam ?

  • Baixa escolaridade

  • Status de mãe


  • Referência familiar

  • Baixa autoestima

  • Impulso

  • Falta de perspectiva de futuro

  • Falta de orientação sexual

  • Liberdade sexual

  • Falta de cuidados

  • Falha no método contraceptivo

  • Liberdade idealizada

  • Mudança dos comportamentos conservadores

Existem fatores de natureza objetiva e subjetiva que levam à gestação nos anos iniciais da vida reprodutiva, tais como o desconhecimento dos métodos contraceptivos, a dificuldade de acesso do adolescente a tais métodos, a  dificuldade das meninas em negociar o uso do preservativo,  ingenuidade, violência, submissão, desejo de estabelecer  uma relação estável com o parceiro,  forte desejo pela maternidade,      com expectativa de mudança social e de obtenção de autonomia através da maternidade.


Gravidez: responsabilidade feminina?



  • De quem é a “culpa”?

  • Os meninos devem participar desta decisão?

  • Será que eles acreditam que suas vidas irão mudar?

  • Será que os pais o culpam?

  • O que a sociedade espera      deles?

Gincana... Adolescente grávida aos 14 anos

Depoimentos de adolescentes

Depoimento 1
“É realmente difícil... Eu tenho que acordar à noite e levantar cedo para ir à escola.  Minha mãe cuida do bebê durante o dia.  Mas à noite, tenho que fazer minhas lições de casa, alimentar, dar banho, pôr o bebê na cama e me preparar para o dia seguinte.”


Depoimento 2
“Fiquei grávida aos 14 anos e não tinha uma ideia sequer sobre o quê fazer...
Atualmente só se pensa em 2 ou 3 soluções para a gravidez na adolescência, no entanto a maioria esquece de uma outra: a adoção.  Foi a melhor, ainda que a mais difícil decisão de minha vida. Eu vejo tudo o que estou fazendo agora e penso onde estaria se tivesse o bebê comigo.  Eu não estava preparada para cuidar de um bebê. Isto só ocorreria alguns anos mais tarde... E, a coisa mais importante para mim é que o meu bebê tem um pai e uma mãe que se amam.”


Depoimento 3
Trocar fraldas, alimentar o bebê, dar banho e brincar com ele... Isto não é como se você pudesse somente dizer: "Ok, estou cansado de ser pai, eu desisto." A criança ainda está aqui...”


Depoimento 4
“Minha amiga acaba de ser mãe. Ela não tem tempo pra nada. Ela chega na escola parecendo cansada e pra baixo. Ela tem que ir em casa alimentar o bebê .Claro, bebês são uma gracinha, mas eles dão muito trabalho. Sei que agora eu estou tomando muito mais cuidado quando faço sexo.”


Depoimento 5
Eu não quero que alguém passe pelo que estou passando. Tinha 17 anos quando fiquei grávida. Quando tinha 13, ficava até 3 horas da manhã nas festas. Estava fazendo sexo e pensava que nunca ficaria grávida. No mesmo dia em que meu namorado brigou comigo, eu descobri que estava grávida.
Meu filho está se privando de uma série de coisas que teria se tivesse pai e mãe. A gente precisa de uma família. A gente precisa de estabilidade. Eu estaria só, não fosse meu bebê.”


O que deveria ser feito para mudar esta realidade?







Obrigada pela atenção de todos!

Vamos ficar atentos, cuidar do nosso presente e planejar o nosso futuro, para que possamos não nos arrepender depois, e dizer: .... ai ... se eu pudesse voltar atrás.... O tempo não volta!




Conhecimento wiki na sala de aula


Proponha uma análise sobre como compartilhar conhecimento online e peça que os estudantes aperfeiçoem verbetes da Wikipedia, a principal enciclopédia virtual disponível
Objetivos
Ø Buscar fontes confiáveis para pesquisas na internet
Ø Identificar e produzir textos no gênero verbete
Ø Construir coletivamente artigos informativos e fundamentados
Ø Promover respeito pela expressão alheia

Conteúdos
Ø Produção de verbetes
Ø Fundamentação de informações em fontes verificáveis

Anos                                                 Ensino Médio

Tempo estimado                          4 aulas

Materiais necessários
Ø Artigo "O Voltaire de Itaboraí", de Cristina Tardáguila disponível neste link )
Ø Dicionários ou enciclopédias (em livros ou online)
Ø Computadores com conexão à internet
Ø Verbetes selecionados no site da Wikipedia (a partir da pesquisa dos alunos)

Aqui tem

Introdução
Uma questão problemática tanto para educadores quanto para jovens estudantes  envolve a pesquisa de informações confiáveis na internet. As múltiplas fontes parecem se multiplicar a partir dos mecanismos de busca mais simples - como o Google - e alguns usuários enfrentam dificuldade em navegar com segurança por tantas opções. Dois grandes desafios surgem: onde/o que procurar? E como confiar nas informações encontradas?
Entre as mais acessadas enciclopédias online de acesso aberto, a Wikipedia é usada por muitos alunos sem grande preocupação com a verificação das informações ali apresentadas. Por ser uma enciclopédia em expansão por meio da contribuição de usuários leigos e especialistas voluntários, muitos verbetes ainda podem ser melhorados com mais informação, contextualização, fundamentação em fontes confiáveis ou pelo aprimoramento do próprio texto. Ainda assim, a Wikipedia apresenta índices elevados de confiança das informações apresentadas em comparação com outras enciclopédias online, como mostra a pesquisa da revista Nature. 
Além disso, o código do wiki - no qual se baseia a Wikipedia e outras páginas ligadas a Wikimedia Foundation - encontra-se entre os mais simples e acessíveis para publicação de páginas na internet. Os alunos podem não só se beneficiar do conhecimento produzido por outros e disponibilizado gratuitamente nessa página: eles também podem colaborar com essa produção coletiva de conhecimento, compartilhando os resultados de suas pesquisas nessas páginas. Essa é uma boa oportunidade para trabalhar a interpretação e a produção de textos claros, informativos, interessantes e fundamentados - além de permitir a discussão sobre a credibilidade das informações pesquisadas na internet, o papel do aluno no compartilhamento de conhecimento e a produção colaborativa de trabalhos.

Desenvolvimento
1ª etapa
Leia trechos da reportagem "O Voltaire de Itaboraí", publicada na revista Piauí (disponível aqui). Além de conhecer a história do jovem brasileiro de 14 anos que contribui escrevendo artigos da Wikipédia, os alunos devem selecionar palavras, lugares ou nomes que desconheçam no texto. Durante a leitura, anote no quadro as palavras que trazem dúvida para eles (como, por exemplo, "Voltaire", "Itaboraí" ou "verbete"), e posteriormente questione onde os alunos podem encontrar os sentidos dos termos. Os adolescentes deverão selecionar o que desconhecem e pesquisar o que significam, trazendo as informações e as fontes consultadas na próxima etapa.

2ª etapa
A partir da leitura das fontes de informação trazidas pelo grupo, verifique se novas dúvidas surgiram a partir das explicações. Mostre como as informações podem estar relacionadas, mencionando fontes próximas, ou que podem apresentar dados diferentes ou conflitantes.
Discuta por que algumas explicações foram mais aprofundadas, interessantes e fundamentadas: quais critérios podem ser adotados para verificar a verdade em dados diferentes? Debata a importância das fontes verificáveis e da credibilidade de alguns meios de comunicação em comparação com outros.
Após a discussão, construa no quadro com os alunos, a partir dos textos lidos, as características comuns dos melhores verbetes. Dessa forma, é possível apresentar os elementos desse gênero, como a linguagem clara, objetiva, equilibrada, descritiva e a fundamentação em fontes confiáveis, com dados científicos ou históricos, sem opiniões ou interpretações pessoais. Você também pode tomar como exemplo algum verbete em destaque na página inicial da Wikipedia. Em casa, os adolescentes devem procurar verbetes da Wikipédia que possam ser aprimorados (como fazia o personagem entrevistado na reportagem lida anteriormente), e apresentar na aula seguinte por que e como isso deve ser feito.

3ª etapa
Após as apresentações dos verbetes escolhidos, proponha a atividade final: editar e aprimorar verbetes na Wikipedia. E preferível que sejam diferentes dos pesquisados inicialmente. Mostre à turma como acrescentar textos na Wikipedia e como construir links com referências (veja o quadro abaixo).

Guia
Ø Em qualquer das páginas da Wikipedia é possível "Criar conta" clicando no link disponível no topo direito da página. Apesar de não ser obrigatória para editar a maioria das páginas, essa identificação permite avaliar as contribuições de cada aluno. Você pode aproveitar a oportunidade para discutir o anonimato e a responsabilidade pelas informações publicadas na internet com a identificação de seu autor. Um dos critérios que podem ser empregados para identificar fontes de maior credibilidade.
Ø Os estudantes podem procurar verbetes de temas que os interessem ou de temas que estudam em outras disciplinas. A partir do verbete, procurar as fontes das informações mencionadas ou outros dados para complementar o verbete. Incentive a utilização de fontes confiáveis, apresentando pesquisas em ferramentas de busca qualificadas, como sites de notícias com credibilidade, portais de pesquisa escolar ou o Google Acadêmico 
Ø É importante, na hora de produzir o texto, frisar que os estudantes não podem somente "copiar e colar". Eles  devem formular de forma clara, em suas palavras, as informações mais importantes que pesquisaram.
Ø É possível editar a maioria dos artigos na Wikipedia clicando na aba "Editar", no topo da página, acrescentando o texto no campo central e clicando em "Gravar Página", embaixo.
Ø Links podem ser produzidos colocando o endereço entre colchetes: [www. site.exemplo.com.br]
Ø A citação das informações devem vir com esse código: Escreva aqui a fonte da informação - os formatos de citação mais frequentes podem ser encontrados neste link. 
Ø É possível também consultar o Guia de edição da Wikipedia para outros comandos mais sofisticados para edição de texto, se os alunos desejarem

4ª etapa
Os alunos devem apresentar suas contribuições nos verbetes. Nesse momento, a turma pode discutir se eventualmente alguma dessas contribuições já foi alterada por outros editores: por que isso aconteceu? Quais são as regras para alterar textos alheios em um site aberto como a Wikipedia? É possível melhorar a contribuição, para que ela possa ficar permanentemente no verbete? Como fazer isso?

Avaliação
Além da avaliação das apresentações dos alunos em sala sobre os verbetes pesquisados, peça aos estudantes que comparem os artigos que foram alterados pelos colegas a partir da aba "Ver histórico". Procure construir, coletivamente, os critérios para avaliar uma boa contribuição:
- O texto está adequado? É claro, conciso e gramaticalmente correto?
- As informações apresentadas são interessantes?
- As fontes podem ser verificadas? São confiáveis?
- É possível aprimorar mais as informações ou fontes apresentadas?

Quer saber mais?

Página da Wikipedia em português: http://pt.wikipedia.org
Página da Wikimedia          Foundation: http://wikimediafoundation.org/wiki/Home

D’ANDRÉA, Carlos Frederico de Brito. "Enciclopédias na web 2.0: colaboração e moderação na Wikipedia e Britannica Online" Em Questão (UFRGS), v. 15, n. 1, p. 73-88, jan./jun. 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/9147/5801

GILES, Jim. "Internet encyclopaedias go head to head" (Enciclopédias na internet estão páreo a páreo). Nature, n. 438, p.900-901, 15 dez. 2005. Disponível em: http://www.nature.com/nature/journal/v438/n7070/full/438900a.html

GOMES, Mayra Rodrigues. "Site wiki em sala de aula: uma experiência com hipertextualidade". Comunicacao & Educacao (USP), v. 11, p. 109-118, mai.-ago. 2009. Disponível em:http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/7797/7192 

GOMES, Mayra Rodrigues; PAGANOTTI, Ivan. "Cruzando espaços: proposta de contribuição para a Wikipedia". Comunicacao & Educacao (USP), v. 18, p. 43-53, jan.-jun. 2013

JORENTE, Maria José Vicentini. "Cultura da Wikipedia como política de capacitação compartilhada em meio digital de socialização do conhecimento". Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação (ANCIB), vol. 4, n. 1, 2011. Disponível em:http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/53

TARDÁGUILA, Cristina. "O Voltaire de Itaboraí". Revista piauí, n.28, janeiro/2009. Disponível em:http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-28/esquina/o-voltaire-de-itaborai


Ivan Paganotti
Professor de Jornalismo e Atualidades do Ensino Médio do Colégio Stockler e doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP)

Planificação de sólidos geométricos

Ajude os alunos a identificar as formas das faces de alguns poliedros e a utilizar o vocabulário adequado para se referir às figuras geométricas


Objetivos
Ø Identificar as formas das faces de alguns poliedros.
Ø Utilizar o vocabulário próprio para se referir às figuras geométricas.

Conteúdo
Ø Planificação de poliedros.

Anos                              2º e 3º.

Tempo estimado                Oito aulas.

Aqui tem
Material necessário
Ø Embalagens que representem os seguintes sólidos geométricos: cubo, prisma de base quadrada (paralelepípedo) e pirâmide de base quadrada. 
Ø Representações de diferentes planificações correspondentes a cada um dos corpos geométricos acima e outras que não permitam montá-los. 

Desenvolvimento

1ª etapa
Entregue uma folha de papel para cada criança e peça que todas observem a embalagem em forma de cubo e tentem desenhá-lo de modo a mostrar todas as faces de uma só vez. O propósito dessa atividade é verificar o que os alunos conseguem observar e como registram as ideias no papel. Depois, socialize as produções, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. Guarde os desenhos para retomá-los depois.

2ª etapa
Apresente uma das planificações do cubo, perguntando a que a figura se refere. Sugira que os alunos pensem o que é possível fazer com ela. Quando disserem que com esse molde é possível montar uma caixa, explique que nas próximas atividades serão analisadas figuras como essas. Esse é o momento para explicitar o vocabulário convencional: informe que cada lado de um corpo geométrico é chamado face e que o desenho que você apresentou representa a planificação de um corpo geométrico. Informar o vocabulário específico da geometria é importante para que a classe aprenda a usar os termos convencionais e também para que a comunicação se torne clara.

3ª etapa
Em cima de uma mesa, coloque a embalagem em forma de cubo de modo que ela fique ao alcance da visão de todos os estudantes. Organize a turma em grupos e entregue para cada um uma folha com diferentes planificações do sólido geométrico.
Explique que com algumas dessas planificações é possível montar um cubo, mas com outras não. A tarefa é analisar cada um dos desenhos e marcar os que considerarem válidos para a montagem. Explique que não será permitido recortar as planificações para tentar montar a caixa. Para fazer as escolhas, será preciso imaginar e discutir as ideias com os colegas. Nessa atividade, a criançada aprende a trabalhar com validações argumentativas, isto é, a antecipar resultados. 

4ª etapa
Convide os grupos a apresentar as planificações que elegeram válidas e a explicar o que os levou a escolhê-las. Promova uma discussão sobre as diferentes escolhas feitas e confronte os argumentos, questionando, por exemplo, se é possível existir mais de uma planificação válida para montar um cubo. Incentive os alunos a reavaliar as opções iniciais e a entrar em acordo sobre as planificações adequadas. Se julgar necessário, promova uma atividade para a garotada trabalhar com a validação empírica, ou seja, montar as planificações para conferir qual delas é válida.

5ª etapa
Retome as produções feitas na 1ª etapa da sequência e oriente a classe a analisá-las e redesenhá-las levando em conta o que aprenderam até então. 

6ª etapa
Dê sequência ao trabalho com o prisma de base quadrada (paralelepípedo) e a pirâmide de base quadrada, colocando em cena as mesmas atividades realizadas com o cubo. 

Avaliação 
Distribua a tabela abaixo para os alunos completarem com informações sobre as características dos sólidos geométricos estudados.

Número de faces
Quantidade de triângulos
Quantidade de retângulos
Quantidade de quadrados
CUBO




PARALELEPÍPEDO




PIRÂMIDE




Consultoria Leika Watabe
Assessora pedagógica e mestre em Educação Matemática