Como falar de puberdade na sala de aula?
Nos meus 20
anos como educadora sexual, observei que as principais dúvidas dos adolescentes
sobre seus corpos são ligadas às mudanças por que eles passam durante a
puberdade. A expectativa em relação a acontecimentos marcantes desta fase – como o início da
menstruação e a primeira ejaculação – somada à incerteza
sobre se tudo está ocorrendo na forma e prazo corretos, tira a concentração de muitos
alunos nos estudos. Mas isso pode ser amenizado com uma conversa educativa
sobre o tema em sala de aula.
A conversa
educativa é aquela que promove uma interação entre os alunos e ao mesmo tempo
estimula a troca de informações entre eles e o educador para responder suas
dúvidas, temores e curiosidades. Para que está iniciativa tenha êxito, o
professor deve ter uma abordagem baseada numa metodologia participativa, na
qual os alunos são estimulados a pensar e interagir com os colegas no debate
sobre o assunto, além de ajudar os mais tímidos a colocar suas dúvidas e
questões sem se exporem.
Dentre as
atividades possíveis para trabalhar o assunto, sugiro uma dinâmica, talvez já conhecida por muitos
de vocês, que foi adaptada por mim, em conjunto com a equipe do Instituto
Kaplan, e resultou na criação do “Jogo de Corpo” (para
conhecer o jogo acesse aqui).
É um jogo simples, que pode ser feito com poucos recursos, para que a turma
fale diretamente sobre suas angústias e dúvidas. Para ver o plano de aula
completo, com o passo a passo da dinâmica, clique aqui.
TAGS: adolescência, Educação, Educação Sexual, Projeto, puberdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário