sábado, 18 de maio de 2013

Sexualidade na Educação


As principais dúvidas sobre Educação Sexual





Se você é professora do Ensino Fundamental, provavelmente já notou o desconforto de suas alunas ao chegar no período menstrual.
A menstruação é o principal acontecimento da puberdade, e a menarca – primeira menstruação – é esperada com muita ansiedade pelas meninas.
Ela pode ocorrer dos 8 aos 15 anos. Em mulheres brasileiras, no entanto, ocorre mais comumente entre os 11 e os 13. Seu início está bastante relacionado com a hereditariedade. Portanto, se sua aluna quiser saber quando vai menstruar, uma boa referência para a sua menarca é a idade em que as mulheres de sua família (mãe, tias, avós) ficaram menstruadas pela primeira vez.
Mas diga às meninas que elas não precisam se preocupar. Na primeira vez, a menstruação vem em um fluxo muito leve. Se elas carregarem consigo um protetor diário ou absorvente conseguirão tirar isso de letra!

De onde vem o sangue?
Como diz Rita Lee, em sua música “Cor de Rosa Choque”, a mulher é um bicho esquisito que todo mês sangra. Mas este sangramento, a menstruação, tem uma razão especial.
Ao começar a agir no corpo das garotas, os hormônios femininos estrogênio e progesterona provocam o amadurecimento do óvulo no ovário e a sua eliminação para as trompas – a chamada ovulação. Simultaneamente, eles também preparam o útero para receber o ovo (óvulo fecundado) aumentando o endométrio, revestimento interno do útero.
O endométrio é um tecido ricamente vascularizado e forma uma espécie de “ninho” para receber o ovo. Quando não há gravidez, este “ninho” perde sua função e é eliminado, provocando o sangramento conhecido como menstruação.
O sangramento menstrual ocorre durante um período de 3 a 7 dias, com volume aproximado de 80 a 100 ml de fluxo de sangue. Uma vez iniciada a menstruação, ela se repetirá todos os meses num intervalo de 22 a 35 dias até que a mulher atinja a menopausa.

No entanto, nos dois primeiros anos é comum ocorrerem atrasos ou adiantamentos na menstruação, podendo, inclusive, deixar de acontecer por um ou dois meses. Este descontrole é próprio do início do processo de amadurecimento sexual e você pode tranquilizar sua aluna. Ela só precisa de um tempo para que os hormônios se ajustem.

Cólicas
A menstruação pode vir acompanhada de cólicas. Quando isto acontece com frequência, oriente sua aluna a fazer uma consulta com o ginecologista. Outras condutas simples que funcionam também são o uso de compressas de água morna sobre o baixo ventre e exercícios físicos diários, principalmente aqueles que fortalecem a musculatura abdominal.
Quando as cólicas são de uma intensidade leve e suportável, não justifica a saída da garota da aula, e muito menos sua ausência nas aulas de educação física. O exercício físico faz a menina produzir endorfina, aliviando o desconforto da dor. No entanto, se a intensidade da dor é alta, a garota pode precisar ser medicada e liberada para repousar em casa.

Higiene íntima
Durante a menstruação, a garota deve usar absorventes íntimos, que devem ser trocados de acordo com a necessidade sem que ultrapasse mais do que 8 horas entre as trocas. Sempre que possível, os genitais devem ser lavados com água e sabonete, para evitar o mau cheiro característico da menstruação, assim como irritação da região genital.

O que muda no corpo da garota?
Depois que a garota começa a menstruar, o crescimento do corpo é desacelerado, e ela vai crescer no máximo de 7 a 10 cm. Isto pode ser um alívio para as altas ou uma decepção para as baixinhas.
As mudanças hormonais responsáveis pelo ciclo menstrual podem provocar ou intensificar o aparecimento de espinhas no rosto, bem como produzir desconfortos devido ao inchaço corporal causado pela retenção de líquidos (o que pode aumentar o peso da garota em até 1,5kg). Os seios tendem a ficar mais doloridos e maiores que o natural. Além disto, um pouco antes e durante a menstruação, é normal a mulher se sentir mais sensível.

Como ajudar as meninas passarem por este período com mais tranquilidade?
Tente conversar com elas mostrando que a menstruação é um sinal de saúde e que, diferentemente do que as crendices sobre ela mostram, não se deve evitar nenhum cuidado de higiene, como lavar o cabelo, por exemplo, e muito menos parar atividades cotidianas. Elas devem, sim, estar conscientes de quando ocorre seu ciclo menstrual e carregar consigo absorventes íntimos para evitar constrangimentos. Se for nadar , ou ir à praia, o ideal é aconselhar o uso de absorvente interno.
O educador sexual deve ter uma conversa educativa que leve as alunas a adquirir intimidade com o tema e conviver sem dúvidas sobre sua necessidade, função e cuidados que devem ser tomados para melhorar a sua qualidade de vida durante este período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário