Planificação
de sólidos geométricos
Ajude
os alunos a identificar as formas das faces de alguns poliedros e a utilizar o
vocabulário adequado para se referir às figuras geométricas
Objetivos
Ø Identificar as formas das faces de alguns poliedros.
Ø Utilizar o vocabulário próprio para se referir às
figuras geométricas.
Conteúdo
Ø Planificação de poliedros.
Anos 2º e 3º.
Tempo estimado Oito aulas.
Aqui tem
Material necessário
Ø Embalagens que representem os seguintes sólidos
geométricos: cubo, prisma de base quadrada (paralelepípedo) e pirâmide de base
quadrada.
Ø Representações de diferentes planificações
correspondentes a cada um dos corpos geométricos acima e outras que não
permitam montá-los.
Desenvolvimento
1ª etapa
Entregue uma folha de papel para cada criança e peça
que todas observem a embalagem em forma de cubo e tentem desenhá-lo de modo a
mostrar todas as faces de uma só vez. O propósito dessa atividade é verificar o
que os alunos conseguem observar e como registram as ideias no papel. Depois,
socialize as produções, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas.
Guarde os desenhos para retomá-los depois.
2ª etapa
Apresente uma das planificações do cubo, perguntando a
que a figura se refere. Sugira que os alunos pensem o que é possível fazer com
ela. Quando disserem que com esse molde é possível montar uma caixa, explique
que nas próximas atividades serão analisadas figuras como essas. Esse é o
momento para explicitar o vocabulário convencional: informe que cada lado de um
corpo geométrico é chamado face e que o desenho que você apresentou representa
a planificação de um corpo geométrico. Informar o vocabulário específico da
geometria é importante para que a classe aprenda a usar os termos convencionais
e também para que a comunicação se torne clara.
3ª etapa
Em cima de uma mesa, coloque a embalagem em forma de
cubo de modo que ela fique ao alcance da visão de todos os estudantes. Organize
a turma em grupos e entregue para cada um uma folha com diferentes
planificações do sólido geométrico.
Explique que com algumas dessas planificações é
possível montar um cubo, mas com outras não. A tarefa é analisar cada um dos
desenhos e marcar os que considerarem válidos para a montagem. Explique que não
será permitido recortar as planificações para tentar montar a caixa. Para fazer
as escolhas, será preciso imaginar e discutir as ideias com os colegas. Nessa
atividade, a criançada aprende a trabalhar com validações argumentativas, isto
é, a antecipar resultados.
4ª etapa
Convide os grupos a apresentar as planificações que
elegeram válidas e a explicar o que os levou a escolhê-las. Promova uma
discussão sobre as diferentes escolhas feitas e confronte os argumentos,
questionando, por exemplo, se é possível existir mais de uma planificação
válida para montar um cubo. Incentive os alunos a reavaliar as opções iniciais
e a entrar em acordo sobre as planificações adequadas. Se julgar necessário,
promova uma atividade para a garotada trabalhar com a validação empírica, ou
seja, montar as planificações para conferir qual delas é válida.
5ª etapa
Retome as produções feitas na 1ª etapa da sequência e
oriente a classe a analisá-las e redesenhá-las levando em conta o que
aprenderam até então.
6ª etapa
Dê sequência ao trabalho com o prisma de base quadrada
(paralelepípedo) e a pirâmide de base quadrada, colocando em cena as mesmas
atividades realizadas com o cubo.
Avaliação
Distribua a tabela abaixo para os alunos completarem
com informações sobre as características dos sólidos geométricos estudados.
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Número de faces
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Quantidade de triângulos
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Quantidade de retângulos
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Quantidade de quadrados
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CUBO
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PARALELEPÍPEDO
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PIRÂMIDE
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Assessora pedagógica e mestre em Educação Matemática
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