Cáucaso: uma região
turbulenta
Discuta com a turma as causas e consequências dos conflitos
históricos responsáveis pela instabilidade política na região
Geopolítica do mundo contemporâneo
Objetivos
Objetivos
- Identificar e localizar geograficamente os países que formam a
região do Cáucaso.
- Analisar o delicado equilíbrio geopolítico estabelecido na Europa
oriental com o desmembramento das repúblicas soviéticas.
- Compreender as origens e o significado dos movimentos
separatistas dentro da Federação Russa.
Ano Ensino Médio
Tempo estimado 3 aulas
Materiais necessários
- Cópias do texto "Ela não tem medo de Putin", (Veja
2372, 30 de abril de 2014).
- Cópias do texto "Moscou impõe sua pax no Cáucaso",
Nelson Bacic Olic (disponível aqui)
-Computadores com acesso à internet para atividade de pesquisa.
-Mapa histórico da Europa - animação (disponível aqui).
- Mapa dos países da antiga URSS (disponível aqui).
- Mapa do Cáucaso (disponível aqui).
- Mapa do Cáucaso do norte (disponível aqui).
- Mapa linguístico do Cáucaso (disponível aqui).
- Mapa econômico do Cáucaso (disponível aqui).
- Clipe da banda Pussy Riot legendado. (acesse aqui).
- Reportagem em vídeo da AFP "Pussy Riot denuncia processo
'stalinista'" (disponível aqui).
Introdução
O Cáucaso é uma área montanhosa que apresenta grande complexidade
étnica, nacional, religiosa e linguística. Seus limites se estendem por uma
área composta por conjuntos montanhosos, planaltos e vales fluviais situados
entre os mares Negro e Cáspio.
Em sua porção sul, área que os russos chamam de Transcaucásia, está
o Cáucaso não-russo. Ali se localizam as repúblicas da Geórgia, da Armênia e do
Azerbaijão que, até 1991, eram parte integrante da antiga União Soviética. Com
a desintegração da URSS, estas três repúblicas tornaram-se países independentes
e hoje fazem parte da CEI (Comunidade de Estados Independentes). Na porção
norte do Cáucaso, denominada de Ciscaucasia, encontram-se 8 repúblicas e
regiões autônomas que fazem parte da Federação Russa. Dentre elas estão as
repúblicas da Chechênia e da Ossétia do Norte.
Com cerca de 25 milhões de pessoas, diversos conflitos e tensões
fizeram da região uma das zonas de maior instabilidade geopolítica do globo.
Esse espaço extremamente fragmentado física e politicamente é local de
enfrentamentos entre diferentes comunidades. Alguns conflitos são fruto de
rivalidades muito antigas.
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Desenvolvimento
1ª etapa
Introduza o assunto exibindo uma apresentação com imagens de mapas
(selecionados na lista de material para alunos).
Apresente primeiro a animação sobre a disputa e conquistas
territoriais na Europa. Comente as mudanças constantes e destaque a região do
Cáucaso.
Ao apresentar os mapas, chame a atenção os seguintes detalhes:
solicite que os alunos descrevam os elementos dos mapas como, título,
localização, cores, símbolos, e legendas. Peça para a turma relacionar o
contexto do mapa ao contexto dos conflitos étnicos e separatistas conhecidos na
região.
Durante a apresentação dos mapas, faça comentários e perguntas que
estimule a reflexão dos alunos sobre as origens dos conflitos na região.
Destaque a diversidade étnica, a economia baseada na exploração de matérias
primas como petróleo, gás natural, carvão e agricultura. Escreva na lousa
fazendo um mapa conceitual. Oriente os alunos a tomarem notas sobre a exposição
e sobre suas observações pessoais sobre o tema.
2ª etapa
Divida os alunos em trios e distribua o texto "Moscou impõe
sua pax no Cáucaso", de Nelson Bacic Olic. Oriente a leitura conjunta e
peça que cada grupo prepare uma síntese do texto, com três perguntas e
respostas sobre o tema.
Recolha os trabalhos de síntese de cada grupo e entregue um
material informativo, com uma ficha de atividades explicando detalhadamente
como a atividade de pesquisa deverá ser desenvolvida: inclua as perguntas
problema, os links sugeridos para a busca de informações, a proposta da mesa
redonda e suas regras e os critérios da avaliação final. Assim, o professor
garante que seus alunos não se percam e cumpram todas as propostas da
atividade.
Apresente os temas para pesquisa e divida os alunos em grupos de
acordo com o interesse pelos temas. Atenção à quantidade de alunos em cada
grupo, pois dependerá do numero de alunos na classe.
Conflitos na Geórgia
Tema A - Ossétia do Norte
Tema B – Abcásia
Conflitos na Rússia
Tema C - Ossétia do Sul
Tema D – Chechênia
Tema E – Daguestão
Tema F – Inguchétia
Conflitos entre Armênia e Azerbaijão
Tema G - Nagorno Karabakh
Tema H - Oposição interna na Rússia a Putin.
Cada grupo deverá coletar dados sobre cada tema, respondendo as seguintes perguntas problema: quais as origens dos conflitos, quem são os principais personagens envolvidos, quais os interesses econômicos, culturais e sociais e quais as consequências para a população.
3ª etapa
Devolva os textos sínteses com as perguntas e respostas corrigidas
e comentadas.
Divida os alunos em trios e distribua o texto de Veja "Ela não
tem medo de Putin, de Nathalia Watkins. Dirija a leitura do texto e peça que os
alunos elaborem duas perguntas e respostas e ainda uma síntese sobre o tema.
Para aprofundar o entendimento da turma sobre o contexto dos fatos abordados na
entrevista, apresente para turma o vídeo da banda Pussy Riot que causou a
prisão de suas integrantes.
4ª etapa
Organize a turma para um debate. Cada grupo escolhe um orador que
apresentará seu tema na mesa redonda para a sala. Cada orador terá o tempo de 5
minutos para apresentação, portanto é preciso que o grupo selecione os pontos
de maior relevância e que respondam as perguntas problema. Essa etapa será
dedicada à preparação escrita das informações para apresentação e das perguntas
com respostas que serão formuladas pela plateia. Esse material será avaliado,
portanto deverá constar uma síntese sobre o tema pesquisado que responda as
perguntas problema, as fontes de pesquisa e as perguntas com respostas.
5ª etapa
Devolva os textos sínteses com as perguntas e suas respectivas
respostas corrigidas e comentadas.
Como organizar a mesa redonda:
O ideal seria fazer essa mesa redonda em uma aula dupla ou convidar
outros professores para participarem da atividade solicitando ao coordenador
pedagógico um horário especial para o evento. Assim o tempo para exposição
poderia ser maior (de até sete minutos no máximo) e o tempo para perguntas e
respostas poderia ser ampliado. Esse é o momento que os alunos mais gostam de
participar.
Cada orador terá o tempo de 5 minutos para apresentar seu tema. Após
as apresentações dos oradores, teremos o tempo para perguntas da plateia que é
formada pelos outros alunos dos diferentes grupos. A plateia fica liberada para
perguntar e responder. O professor será o mediador da mesa redonda controlando
o tempo da exposição dos oradores, das perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Dois a três minutos no máximo para cada pergunta e resposta.
Explique aos participantes as regras da mesa redonda e os tempos
permitidos para as manifestações. Lembre-os que cada um deve ter em mãos suas
sínteses e perguntas com respostas para consulta caso haja necessidade.
Solicite a ajuda de outro professor, do coordenador pedagógico ou mesmo de um
aluno para essa mediação.
Certifique-se de que todos os alunos estejam com todos os registros
e materiais em ordem para eventual consulta durante o debate. Os alunos devem
utilizar as sínteses produzidas nas etapas anteriores para fundamentar sua
argumentação. Portanto, o envolvimento e participação e todas as atividades de
ser levado em consideração para a avaliação.
O professor deve concluir a atividade com considerações finais
sobre os temas fazendo um resumo das discussões. Reforce a importância da
atividade que é refletir de forma aprofundada sobre o tema e que todos serão
beneficiados, pois estão treinando seu poder de argumentação.
Ao final do debate recolha todo o material escrito preparado pelos
alunos individualmente e em grupos. Esses serão os instrumentos de avaliação:
anotações no caderno da primeira etapa, duas sínteses dos textos lidos em trios
em sala de aula, coleta de dados (pesquisa) em grupo, síntese da pesquisa e a
produção de perguntas e respostas sobre os temas.
A avaliação deve ser clara e objetiva. Especifique quais serão as
atividades avaliadas, o peso de cada uma e os elementos que o professor vai
observar ao avaliar o trabalho.
Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-geografia-caucaso-regiao-turbulenta-781690.shtml
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