Instigue a turma a
refletir sobre a produção e o destino dos resíduos sólidos com base nas
experiências pessoais de cada um
Objetivos
Debater o consumo e a produção do lixo
Apresentar os possíveis destinos do lixo (coleta seletiva, lixões,
aterros, incineração, reciclagem e reaproveitamento de materiais)
A importância dos 3 Rs: reduzir,
reutilizar e reciclar
Entender o conceito de logística reversa
Conteúdos
A importância do consumo consciente e a produção de lixo
A diferença entre lixo e resíduo (aproveitamento de matéria
orgânica e destinação e reaproveitamento de materiais)
Tempo estimado 4 aulas
Material necessário
Cópias da reportagem da BBC "Brasileiro inventor
de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo" para
leitura compartilhada
Datashow para projetar vídeo e imagens da extração, produção de
mercadorias, consumo e a produção de resíduos
Cópias do vídeo "Nosso lixo de cada dia", disponível
no Youtube
Cópias do vídeo "Como reciclar seu lixo", disponível
no Youtube
Cópias do vídeo "Turbine sua
horta com humus feito em casa"
Canetas hidrocor, papel Kraft, jornais e revistas
Cascas de frutas, casca de ovos, restos de vegetais, terra e
sementes
Leia mais
Em nossa sociedade,
o consumo é estimulado de diferentes formas. Apelos mercadológicos e
propagandas que ditam inclusive a nossa forma de organização social nos induzem
ao consumo sem reflexão. No entanto, todos aqueles que consomem, muito ou
pouco, participam da inevitável produção de resíduos, comumente chamados de
lixo.
Este plano de aula
tem como objetivo destacar questões como os hábitos de consumo podem interferir
na vida do planeta, bem como levar os alunos a refletir sobre as ações
possíveis para minimizar os danos causados pelo homem.
É também importante
conscientizar os alunos de que o tratamento do lixo é uma decisão individual
com impacto no coletivo. Trabalhar com os conceitos dos três Rs (Reduzir,
Reutilizar e Reciclar) é uma forma de fazer
com que os alunos compreendam de maneira objetiva suas ações e reflitam sobre
mudanças possíveis. Bom trabalho!
Desenvolvimento
1ª etapa
O objetivo desta
etapa é trabalhar questões ambientais com os alunos dos 7º anos (6ª séries) que
residam tanto no âmbito urbano, como no rural. Inicie a aula consultando os
alunos sobre o que eles conhecem dos recursos naturais disponíveis: quais
recursos utilizam e se há consciência da necessidade de preservá-los. Após essa
primeira conversa, identifique o que os alunos costumam consumir, se tais
produtos possuem embalagens, quais tipos de embalagens e que finalidade
eles dão para as mesmas. Também é importante identificar se no grupo algum
aluno tem o hábito de separar o lixo comum/molhado (sobras de alimentos,
material de higiene, etc.) do lixo seco (resíduos - material de possível reutilização
e/ou reciclagem).
Para sensibilizar a
turma é interessante assistir nesse momento ao vídeo "Nosso lixo de cada dia"disponível no
canal Youtube. Reserve um tempo da aula para que os alunos conversem sobre o
que consomem e sobre o lixo que produzem, bem como sobre o tempo de
decomposição dos materiais na natureza quando seus resíduos não são tratados
corretamente.
Como tarefa para
casa, oriente a turma a observar e produzir um relatório da sua rotina: o que
comem, como se higienizam, os aparelhos que pretendem descartar e o que
consideram ser lixo e o que reutilizariam para ser usado como material para
atividade na próxima aula
.
2ª etapa
2ª etapa
Divida a classe em
grupos de 4 ou 5 pessoas. Os alunos deverão compartilhar e organizar os dados
da pesquisa que realizaram em casa para verificarem o que há de comum em suas
rotinas no que se refere à produção e tratamento de lixo. Peça que registrem
tudo no caderno.
Em seguida, inicie
um debate para analisar com a turma o que há de comum em seus hábitos e que
tipo de consumidor cada aluno é, além de promover uma reflexão sobre suas
ações diante do lixo produzido.
Depois do debate,
peça que eles estabeleçam práticas que possam ser adotadas em suas casas e que
possam ser passadas adiante, numa corrente do bem em prol do meio ambiente. O
professor deve verificar se os alunos sabem o que é reciclagem e
reaproveitamento de resíduos também, e deverá conceituar neste momento a
diferença entre lixo doméstico e lixo industrial, enfatizando ainda o impacto
do lixo eletrônico na natureza. Nesse momento, é ideal que se conceitue o que
são os 3Rs para a classe
(Reduzir, Reciclar e Reutilizar) e que se exiba o filme "Como reciclar seu lixo" para
ilustrar o conteúdo.
Como atividade
extra, o professor poderá propor que na aula seguinte os alunos pesquisem o que
há em suas casas ou bairro que foi reciclado, reaproveitado ou reutilizado.
3ª etapa
Inicie essa etapa
orientando os alunos a se organizarem novamente em grupos para apresentar os
dados das observações feitas sobre o reaproveitamento, reciclagem ou reuso de
resíduos.
Com base na
observação dos alunos, o professor deverá conduzir uma leitura compartilhada da
reportagem "Brasileiro
inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo".
Convide os alunos a refletirem sobre quais ações simples podem ter grande
impacto no ambiente. Reduzir o consumo de energia e as bioconstruções são
alguns exemplos.
Nesse momento, é de
fundamental relevância abordar também o conceito de logística reversa. Explique
que se trata de pensar como, com base no consumo consciente, a destinação de
resíduos de volta à indústria produtora e/ou beneficiadora poderia diminuir os
prejuízos ambientais causados pelo descarte inadequado.
Será interessante
analisar também se a coleta seletiva de resíduos existe e funciona corretamente
nos bairros onde os alunos residem, ou se há postos de coleta na região. Caso
não exista, o professor pode pensar como ação para a aula seguinte a elaboração
de um documento ao poder público local no qual seja encaminha a demanda
apresentada pelos alunos. Nesse caso, os alunos devem redigir o documento como
forma de incentivar o protagonismo social. Oriente-os a trazerem, para a aula
seguinte, restos de frutas, cascas de legumes e vegetais, cascas de ovos e
terra para a realização de uma atividade prática.
4ª etapa
Informe à turma que
será realizada uma atividade prática mencionada na aula anterior. Proponha a
organização de uma pequena horta da classe, onde será aplicado o conceito de
compostagem como uma maneira ecológica de destinar os resíduos produzidos. Para
ensiná-los como funciona a compostagem caseira, exiba o vídeo "Turbine sua horta com humus feito em casa" .
Em seguida, organize a turma da maneira como for conveniente e viável de ser
realizado na sua escola - provavelmente o ideal é que a atividade seja
realizada ao ar livre, em algum ambiente externo da escola. Providencie
anteriormente as caixas para realizar a compostagem (elas também podem ser
substituídas por garrafas PET). Proponha que, dali em diante, os alunos tragam
resíduos periodicamente para a composteira, e explique que assim que tiverem
humus suficiente, a classe voltará a fazer uma atividade fora da sala para
criar da horta.
Os alunos poderão
ainda elaborar cartazes sobre a importância da reciclagem e da reutilização dos
resíduos para exposição na escola como forma de conscientizar os demais
alunos/professores e funcionários sobre a importância da ação individual na
preservação do meio ambiente.
Avaliação
Avalie a
participação nos debates sobre os impactos da ação humana no meio ambiente, bem
como o relatório sobre a produção de lixo e possíveis ações para o menor
impacto no mesmo. Avalie também a participação na pesquisa e sociabilização dos
dados, bem como o teor da carta ao poder público.
Bibliografia
Projeto Araribá (Geografia - 7º Ano). Organizador: Fernando Carlo
Vedovate. 3ª Edição, São Paulo (Editora Moderna, 2012)
Consultoria Alessandra Silva de Souza
Geógrafa, professor de Geografia da rede pública e doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP)
Geógrafa, professor de Geografia da rede pública e doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP)
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/onde-vai-lixo-783340.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário