O que é
desindustrialização?
Explique as causas e consequências desse fenômeno, como ele atinge
a economia brasileira e estimule a turma a analisá-lo nos contextos local e
global
Conteúdos
- A globalização dos fluxos econômicos e financeiros
- A produção do espaço geográfico: redes urbanas, industriais e
áreas de transição
- Desindustrialização: a abordagem sistêmica do conceito, premissas
e caracterização
Objetivos
- Perceber o cenário contemporâneo da globalização sob a
perspectiva dos fluxos econômicos e financeiros.
- Estabelecer conexões entre a produção do espaço geográfico e os
processos de urbanização, industrialização e desindustrialização.
- Sistematizar um mapa conceitual, visando o desenvolvimento de
analises multidimensional em escala global-local.
Tempo estimado Quatro aulas
Anos Ensino Médio
Materiais necessários
- Cópias da reportagem "De volta à brincadeira" (Veja
2375, de 04 de junho de 2014)
- Computadores com acesso à Internet ou projetor de imagens
• Leitura direcionada ao professor (aqui)
Leia mais
Inicie a aula solicitando que os alunos posicionem suas cadeiras em
forma de circulo. Em seguida, questione o que a turma entende sobre
desindustrialização. Partindo das respostas dos alunos, conduza a explicação.
Mantenha como eixo central aspectos sobre o processo de globalização atual com
ênfase nos fluxos econômico-financeiros e vincule a abordagem à produção e
arranjo do espaço geográfico mundial. Destaque, de maneia geral, as causas e
consequências desse processo, bem como o ritmo acelerado que rege os fenômenos
que o cercam. Explique que esses processos têm impactos e reflexos não apenas
nas estruturas econômicas, mas também repercutem diretamente na relação
sociedade-natureza. Estimule a participação dos alunos e amplie o repertório
com as seguintes questões:
a) Faz sentido falar de desindustrialização no Brasil?
b) É possível afirmar que existe um tipo de indústria ou espaço
geográfico mais vulnerável ao processo de desindustrialização?
c) Será que a desindustrialização pode ser entendida como uma fase do
desenvolvimento da economia capitalista?
d) Há maior tendência de que alguns países entrem em um processo de
desindustrialização?
e) Existe relação entre desindustrialização e sucateamento das
indústrias nacionais por falta de inovação, competitividade e produtividade?
f) O protecionismo econômico e as taxações estão relacionados ao
processo de desindustrialização?
g) O crescimento urbano desordenado pode desencadear processos de
desindustrialização?
h) Qual é a diferença entre desindustrialização e desconcentração
industrial relativa?
Encerre essa primeira etapa disponibilizando a reportagem da
revista Veja e o texto de apoio "Desindustrialização: conceito e a
situação do Brasil". Peça que os alunos leiam os dois textos para
responder por escrito as questões no caderno. Diga ainda que, a partir da
leitura, eles também podem formular novas indagações que contribuam para a
melhor compreensão do tema.
2ª etapa
Certifique-se de que todos tenham lido e entendido os textos
recomendados e retome a discussão das questões propostas na aula anterior.
Pontue alguns aspectos fundamentais e esclareça que a desindustrialização é um
fenômeno observado nas grandes cidades capitalistas industrializadas, seja nos
países desenvolvidos ou subdesenvolvidos, fazendo, portanto, parte do processo
de desenvolvimento capitalista. Contudo, alerte que isso não é uma regra, nem
mesmo um processo uniforme. Há casos onde há coexistência de áreas
industrializadas e o desaparecimento de alguns segmentos industriais. É o caso
da indústria de transformação e sua exposição a ameaças diante e
competitividade com o mercado internacional. Na leitura recomendada é possível
visualizar essa diminuição na participação das indústrias de transformação,
enquanto a indústria extrativista no Brasil apresenta crescimento exponencial -
o que deve ser explicitado à turma para que não ocorra generalizações nas
análises. Já em relação às indústrias de ponta, que demandam investimentos em
ciência e tecnologia, é preciso considerar aspectos históricos associados a
desigualdades de oportunidades, sobretudo no desenvolvimento social, que
desencadearam atrasos significativos da indústria brasileira em relação às
grandes potencias econômicas mundiais.
Outra possibilidade de estudar a desindustrialização é observando o
efeito da dispersão relativa das indústrias - nesse caso é possível mapear e
obter definições espaciais especifica com a localização de áreas
desindustrializadas. Destaque de maneira enfática que nesse caso, é mais
apropriado denominar esse processo de desconcentração industrial relativa. Isso
significa que grandes parques industriais concentrados tendem à dispersão e/ou
são transferidos para outros espaços devido a diferentes motivos, que serão
investigados na etapa seguinte. Conclua falando que temas como a
desindustrialização precisam ser entendidos de forma sistêmica para poder
entender esse fenômeno em escala global e, depois, estabelecer analises
pontuais, delimitadas e contextualizadas. Para isso, proponha o desenvolvimento
de um mapa conceitual e ilustre alguns modelos, tais como nuclear, hierárquico,
entre outras possibilidades (veja aqui como construir os mapas conceituais). Em
seguida, organize a turma em grupos e solicite que eles listem as principais
ideias sobre os textos recomendados e as discussões em sala de aula. Nesse
momento, os alunos poderão mapear as palavras-chaves para posterior conexão
entre os temas e conceitos. Deixe-os iniciar essa atividade na sala, assim, se
surgirem dúvidas, será possível auxiliá-los para que eles continuem a tarefa
após aula. Conclua solicitando que os grupos pesquisem e tragam para próxima
etapa um estudo de caso, isto é, um exemplo para avaliarem a existência de um
processo de desindustrialização.
Quer saber mais?
Caso haja disponibilidade e interesse de desenvolver a metodologia
dos mapas conceituais de maneira mais profunda é possível usar o software
livre. Indicamos também a leitura de dois textos:
3ª etapa
Inicie a aula com a apresentação de um breve vídeo da CNI (aqui) que
mostra a perspectiva empresarial do setor industrial brasileiro e, na
sequencia, exponha a perspectiva governamental com base no Plano "Brasil
Maior" (aqui). Retorne
aos fundamentos da aula anterior, compare as perspectivas e verifique causas e consequências
associadas aos processos de desindustrialização. Dedique-se a esclarecer que a
desindustrialização não deve ser tratada como um conceito genérico, pois da
mesma forma que o processo de industrialização teve suas particularidades em
diferentes países, o mesmo se dá com a desindustrialização. Aproveite esse
gancho para a reflexão sobre a subordinação dos recursos humanos e naturais à
lógica capitalista, que exacerba desigualdades socioeconômicas e ignora
impactos ambientais.
O caso das indústrias Matarazzo em São Paulo é bem emblemático e
pode evidenciar esse cenário de mudança do espaço geográfico associado à
transição do perfil da economia. Explique que a metrópole paulista continua
sendo um polo industrial, mas por conta da restruturação do espaço urbano sua
função mudou. Atualmente, o processo de verticalização é destinado ao uso
residencial ou comercial na capital paulista e implica em investimentos de
altíssima rentabilidade.
Anteriormente, alguns desses espaços eram destinados à indústria,
sendo que a causa dessa mudança pode ser explicada pela própria dinâmica no
espaço geográfico. É importante também destacar que dependendo da localização,
há uma depreciação dos espaços que antes eram ocupados pelas indústrias, sendo
considerados decadentes e impróprios para expansão de eixos da própria cidade.
Mencione que a escassez de espaços e a concentração populacional fomentaram a
especulação imobiliária e expulsão das indústrias para áreas periféricas ou
para outras regiões.
Além disso, a própria densidade estrutural e vias urbanas impõem
limites à circulação de pessoas e mercadorias gerando uma inadequação física às
indústrias de grande porte, que demanda recursos naturais, redes de serviços e
vias de escoamento apropriadas para sua produção. Essa é uma das maneiras de se
analisar processos desindustrialização. Após, esse exemplo dirija-se aos grupos
para avaliar os casos escolhidos, verifique se as amostras são pertinentes e os
ajude a iniciar as análises durante a aula. Lembre-os da necessidade do
registro de palavras-chaves para construção do mapa conceitual, e incentive-os
a continuar em casa os trabalhos para a próxima etapa.
4ª etapa
Resgate e reforce com seus alunos os conceitos estudados na etapa
anterior. Retome brevemente os exemplos estudados para mostrar as diferenças
nos processos de desindustrialização estudados. Diga aos alunos que é
importante delimitar os recortes geográficos que estão sendo analisados, para
então estabelecer relações global-local.
O trabalho final deve ser composto o mapa conceitual esquematizado
com os conceitos e conexões entre os temas ao redor do núcleo
"desindustrialização" e o estudo de caso para aproximação da teoria
com a realidade. O formato do estudo de caso pode ser determinado pelos grupos
- sendo possível a escolha de um mapa, uma imagem ou mesmo a construção de um
texto analítico sobre a área de estudo pesquisada. O importante é que ambos
mantenham-se conectados. Finalmente, combine o prazo de entrega e solicite que
eles entreguem para sua avaliação.
Avaliação
As diversas maneiras de avaliar podem contribuir para emergência de
habilidades cognitivas que nem sempre são aparentes, mensuráveis ou mesmo
priorizem o conteúdo. A aprendizagem deve incluir atitudes éticas e morais que
representam avanços qualitativos tão importantes quanto os conteúdos
apreendidos. Pensando sobre isso, a sugestão é oferecer aos alunos a
oportunidade de uma auto avaliação atribuindo corresponsabilidade diante a sua
aprendizagem. Ensine-os a seguirem critérios de avaliação e indique os
parâmetros. Exemplo: a) qualidade das informações/imagens e pertinência dos
argumentos e b) Criatividade e originalidade incorporada ao trabalho final.
Divida a nota final em duas partes, sendo: 50% correspondem à parcela atribuída
pelo professor (a) e 50% correspondem à auto avaliação do aluno.
Consultoria Liliam Rosa Prado
Geógrafa e doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR
Geógrafa e doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFPR
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-geografia-desindustrializacao-784844.shtml
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