sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bioética e a manipulação de células-tronco para produzir alimentos

Use a produção de carne em laboratório para discutir as questões éticas ligadas a esses procedimentos

Objetivos
- Apresentar e discutir com os alunos algumas noções sobre células-tronco
- Mostrar aos alunos questões relativas à bioética e concepções de ciência envolvidas no debate sobre as pesquisas com essas estruturas
- Apresentar e discutir com os alunos alguns aspectos socioeconômicos relacionados a tal pesquisa

Conteúdos
- Relação entre pesquisa científica e questões éticas
- Pesquisa científica, sociedade e economia

Material necessário
Cópias da reportagem Hambúrguer de proveta (Veja, 7 de agosto de 2013, 2334).

Tempo estimado                     Duas aulas

Introdução
Os avanços da biologia contemporânea apresentam uma série de questões para nós. Temos, por um lado, um aumento nas pesquisas com desenvolvimentos de novos campos e novas tecnologias. Por outro, os avanços dessas pesquisas trazem também uma série de questões éticas. Qual o limite dessas investigações? Além disso, os valores pessoais e questões socioeconômicas são determinantes sobre a maneira como os indivíduos entendem essas questões e se posicionam em relação a essas questões. Utilize cópias da reportagem Hambúrguer de proveta (Veja, 7 de agosto de 2013, 2334) para discutir com a turma alguns aspectos sobre esse tema, buscando aproximar essa discussão de alguns elementos específicos presentes em nossa sociedade atual.

Leia mais
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Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte aos alunos o que eles entendem por células-tronco, expressão comum em diversos meios de comunicação. A partir das informações trazidas por eles, mostre que essas células são presentes em organismos multicelulares, capazes de dar origem a novas células diferentes delas e de se autorrenovarem. Para esta etapa, pode ser interessante a colaboração do professor de Biologia, convidando-o a dar explicações mais detalhadas sobre essas estruturas, bem como a participar do desenvolvimento do debate.

Após apresentar aos alunos o conceito de células-tronco, explique que tem havido um grande avanço nas pesquisas com esses tipos de células nos últimos anos. E, acompanhando esses avanços, surgem também diversas questões ligadas à bioética.



Um pouco de teoria: Bioética

A bioética é um campo multidisciplinar que tem como objeto a investigação das formas de preservação e responsabilidade frente à vida, tanto humana quanto de outras espécies. Esse campo nos aponta a relação íntima entre ética e ciência (ainda que a bioética não se resuma a uma relação entre ciência e filosofia, abrangendo também o direito, a história, as ciências sociais, entre outros campos). Por um lado, todo resultado das pesquisas científicas pode ser objeto de avaliação ética, a despeito da crença de que os resultados da pesquisa científica, simplesmente pela sua ampliação do nosso campo de conhecimento, são justificáveis por si só. Por outro lado, a própria suposição de que o conhecimento científico por si só resulta em um bem para a humanidade (seja pelos seus frutos, seja pela ampliação do conhecimento), já implica um aspecto ético à ciência.
Da conceituação feita acima surge o aspecto ambíguo das pesquisas com células-tronco humanas. Essas pesquisas apresentam potencial de desenvolver tratamentos para diversas doenças, mas também é necessário colocar a questão: até onde pode ir a manipulação da vida para a realização desses estudos? Um ponto a ser considerado aqui são as consequências que tais pesquisas podem trazer, isto é, quais os possíveis resultados negativos dessas pesquisas. Além disso, há a sempre complexa questão de como a vida pode ser compreendida, o que envolve uma série de valores de cada um dos indivíduos (religiosos, por exemplo). As mesmas questões relativas à manipulação dessas células-tronco humanas são estendidas à manipulação de células tronco animais.
Distribua aos alunos cópias da reportagem Hambúrguer de proveta, publicada em Veja, e peça que os alunos escrevam em casa, a partir do que foi apresentado, uma resposta para a questão "Você considera aceitável a produção de carne para alimentação a partir da manipulação de células-tronco animais?"

2ª etapa
Peça que os alunos leiam as respostas para a questão colocada anteriormente. A partir dos textos, destaque várias questões implicadas no assunto de que trata a reportagem, que envolvem muito mais elementos além da validade dos resultados das pesquisas científicas.
Assim, a consideração exclusiva dos procedimentos científicos e avanços das técnicas nele envolvidas levaria talvez à conclusão de que se trata de um meio importante para a produção de novos alimentos. No entanto, é preciso levar em consideração as consequências que tais pesquisas e seus resultados podem trazer. Em primeiro lugar, deve-se ter em vista uma pesquisa detalhada sobre os riscos e consequências que o consumo de alimentos assim produzidos podem ter sobre a saúde humana. Isso exige uma pesquisa de longo prazo, pois algumas das consequências podem surgir apenas após um longo período de uso de alimentos assim produzidos - grande parte das pesquisas realizadas sobre os riscos de tais produtos tratam apenas dos riscos imediatos, riscos de curto prazo. Além, claro, da consideração de quanto tal tratamento dado ao material celular animal pode ser considerado eticamente aceitável. É causado algum sofrimento causado ao animal na extração dessas células-tronco? Há possibilidade da criação de anomalias a partir dessas pesquisas?
Esses aspectos, que podem ser considerados em certa medida fundamentalmente técnicos, estão longe de esgotar a questão. Pelo contrário, entender que apenas eles podem decidir sobre a validade ou não de tais pesquisas e seus resultados é assumir uma postura bem determinada sobre a ciência, que coloca em primeiro plano, ou como exclusivamente determinante, as questões técnicas da ciência.
É preciso considerar também nesse caso uma série de aspectos socioeconômicos ligados a essas pesquisas. Afirmar a necessidade da produção in vitro de tecido animal para a produção de alimentos como forma de contornar uma possível escassez de alimentos é acreditar que somente essa técnica é passível de sanar tal problema de abastecimento. De fato, dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês) mostram que a quantidade de alimentos produzida no mundo hoje é suficiente para alimentar toda a população, sendo o principal problema o acesso às condições de aquisição desses produtos. Por outro lado, uma pesquisa científica desse porte tem custos elevados, e obtém como resultado uma propriedade intelectual, uma patente. A aquisição dessas patentes tem custo elevado, compensado pelo aumento de lucro que a maior eficiência de produção advindo desses avanços científicos traz, mas relega a um segundo plano os pequenos produtores que, incapazes de adquirir essas patentes, perdem espaço no mercado ao perderem a concorrência para os grandes produtores. Outra consequência possível de tal expansão é o desaparecimento de culturas específicas de determinada região ou comunidade, diante da perda de espaço no mercado frente ao produto mais barato oferecido pelo grande produtor. Em contraposição a essa perspectiva eminentemente técnica sobre a produção de alimentos, desenvolve-se hoje em dia uma série de pesquisas sobre agroecologia, uma disciplina que procura incorporar outros fatores ao considerar a produção de alimentos, como as relações sociais de produção, sustentabilidade, produção para autoconsumo, entre outros, além dos elementos da técnica científica.

Avaliação
Peça que os alunos listem cinco pontos essenciais a considerar no debate sobre a produção de alimentos em laboratório, justificando sua escolha. A avaliação deve ser feita com base nessa redação, considerando-se a apropriação dos debates feitos em sala e a criação de novos argumentos. Também leve em conta a participação dos alunos nos debates em sala de aula. Considere se eles entenderam e expuseram a relação entre ética e manipulação de células-tronco, bem como a diferença entre uma perspectiva que considera a ciência apenas a partir de seus resultados e técnicas e outra que a considere como intimamente vinculada a questões éticas e socioeconômicas.

Quer saber mais?

LACEY, Hugh. "Há alternativas ao uso dos transgênicos?". In: Revista Novos Estudos Cebrap, 78. Julho/2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/nec/n78/05>
LACEY, Hugh. A controvérsia sobre os transgênicos: questões científicas e éticas. São Paulo: Idéias e Letras, 2006.

Igor Silva Alves
Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP)


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