sábado, 3 de agosto de 2013

Conflitos entre ética e medicina

Aproveite uma reportagem sobre cirurgias plásticas extremar para discutir a relação entre ética e medicina

Objetivos
- Discutir questões relativas à imagem própria
- Relacionar a busca de uma imagem ideal com possibilidades trazidas pelos avanços da medicina
- Problematizar questões éticas implicadas em avanços e praticas da medicina

Conteúdo
- Ética e medicina
- Valores da sociedade contemporânea

Material necessário
Cópias da reportagem Intervenções radicais, de Thais Botelho (Veja, 2328, 3 de julho de 2013)


Tempo estimado                Duas aulas

Introdução
A imagem de um indivíduo frente aos outros tem um valor elevado em nossa sociedade. Para que alguém seja socialmente aceito, é necessário que sua imagem seja a reprodução de um ideal sustentado e aceito pelos grupos sociais com quem convivemos. Os avanços da medicina oferecem técnicas cada vez mais desenvolvidas de intervenção para que esse ideal seja reproduzido em larga escala.
Ao analisar essa situação, vemos sua complexidade: de um lado, há o relacionamento do indivíduo com a imagem posta socialmente e sua liberdade de reproduzi-la ou rejeita-la; do outro, põe-se como questão quais são os limites das práticas médias, ou seja, sua relação com a Ética, e a influência desse fator nas liberdades individuais. Utilize a matéria publicada em Veja para levantar esse debate com seus alunos.
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Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua cópias da reportagem de Veja e estabeleça um tempo para que a turma a leia individualmente. Em seguida, discuta a reportagem, pedindo para que cada aluno diga o que compreendeu da matéria e pergunte o porquê de algumas pessoas fazerem intervenções cirúrgicas como as mostradas.
Partindo das hipóteses levantadas pelos alunos, explique que todo indivíduo estabelece uma imagem de si. Ressalte que a construção dessa imagem não é uma operação simples e envolve diversos fatores, como s ideais estabelecidos e aceitos pela sociedade. Por isso, não são raras as pessoas que utilizam diversos procedimentos capazes de lhes dar a imagem desejada.
Explique que a busca pela aparência deseja não é algo necessariamente ruim, afinal é o exercício do direito individual de fazer com seu corpo o que lhe satisfizer, que deve sempre ser respeitado pelos outros e assegurado por leis.
Dito isso, peça que os alunos listem outros aspectos que também estão envolvidos nessa discussão. Por exemplo: é necessário refletir em que medida esse esforço em busca da satisfação pessoal não se trata apenas da tentativa de reproduzir uma imagem estabelecida pela sociedade como ideal e, por isso, imposta como a que define o conceito de beleza. Pergunte à turma se eles conseguem identificar o problema envolvido nisso: a perda das características singulares de cada um.
Também é importante estimular a turma a discutir a validade dos recursos utilizados para atingir esse ideal. Questione os alunos: é válido possível fazer uso de qualquer meio? Em um primeiro olhar, somos levados a concordar que os procedimentos com maior risco a saúde não são válidos. É preciso ressaltar, entretanto, que não existe uma definição precisa e amplamente aceita sobre o conceito de saúde e, por consequência do que faz bem a ela.
Outra pergunta que pode ser colocada aos alunos é: sendo dever do Estado zelar pelo bem dos cidadãos, não deveria haver uma lei que proibisse procedimentos potencialmente danosos? Aqui, é preciso também considerar em que medida essa legislação não é uma intervenção sobre a liberdade de cada um decidir o que fazer com seu corpo.
Questões como essas, sempre polêmicas, envolvem uma complicada relação entre direitos, valores de uma sociedade e, nesse caso, o papel da medicina, uma vez que é esta a ciência mais diretamente ocupada com a vida humana e com os cuidados para a sua manutenção. Essas questões se articulam, de diversos modos, também em torno do estudo da Bioética. Peça que os alunos pesquisem em casa, para a próxima aula, algumas informações referentes a esse assunto, como sua definição, sua aplicação e questões colocadas em debate. 

2ª etapa
Comece a aula pedindo para os alunos dizerem os resultados de suas pesquisas, comparando os diferentes resultados. Explique que os estudos de Bioética são, de certa forma, muito recentes, tendo ganhado mais corpo desde a década de 70 do século passado. Estão nesse campo questões relativas ao desenvolvimento e preservação da espécie humana, mas também ao conjunto da vida de nosso planeta. Por isso, uma parte considerável da ética médica se inclui aí.
Conte aos alunos que se entende por Ética o campo da filosofia destinado ao estudo dos valores morais, ou seja, aos mecanismos de definição de algo como bom ou ruim. A vinculação entre esse campo e ciência trata da necessidade de considerar as consequências morais de ações realizadas em uma determinada ciência.
Faça uma retomada histórica do assunto. Explique que no passado acreditava-se que a capacidade de a ciência determinar de forma exata e precisa seus conhecimentos e procedimentos implicaria na ausência de questões éticas sobre seu trabalho: uma vez bem obedecidos os procedimentos e métodos científicos, tudo o que for resultante desse processo é verdadeiro. Assim, não caberia perguntar se um determinado procedimento científico ou técnico é moralmente aceitável ou não.
Esse ponto de vista sofreu diversas críticas, principalmente ao longo do século 20. A verificação de atrocidades feitas em nome da pesquisa científica, como experimentos feitos com humanos, mostrou que é preciso considerar aspectos Éticos também sobre a ciência. Por isso, é necessário que os cientistas reflitam não somente sobre os resultados de um experimento, mas também sobre os riscos para pessoas ou outros seres envolvidos nos seus procedimentos. 
Tal preocupação com a ética envolvida na prática científica não se aplica exclusivamente aos laboratórios de pesquisa. As práticas científicas cotidianas também devem se enquadrar nesse processo. Trata-se de um ponto especialmente polêmico as relações entre ética e medicina. São temas presentes nessa discussão, por exemplo, a eutanásia, o aborto, a clonagem, entre muitos outros.
Explique que essas questões são polêmicas, pois envolvem um nó entre o direito individual, um valor imposto pela sociedade, acrescido agora do problema de como se entender a relação que o procedimento técnico da medicina deve lidar com isso.
A reportagem distribuída aos alunos mostra casos de intervenções técnicas extremas, mas realizadas para atender aos desejos dos pacientes. Levante a discussão sobre se a medicina deve restringir a prática de tais intervenções, alegando que não há benefícios à saúde do indivíduo em intervenções tão radicais, ou deve ficar a cargo do indivíduo decidir ou não por tais intervenções, responsabilizando-se pelas consequências? Levante outras questões. Por exemplo: qual o limite entre as práticas que melhoram a saúde e as que prejudicam? A solução para essas questões não pode ser dada de forma simples e direta, e a sociedade está aberta aos debates e às polêmicas que advém desses temas.
Peça aos alunos que, a partir da matéria distribuída e das discussões em sala de aula, elaborem em casa uma dissertação sobre o tema "Ética, ciência e valores individuais", incluindo nisso seus pontos de vista de forma argumentativa e estabelecendo relações com o conteúdo estudado.

Avaliação
A avaliação deve ser feita pela consideração da participação dos alunos nos debates em sala de aula, e pela análise da dissertação por eles elaborada. Considere como eles entenderam a relação entre ética e ciência, especialmente com a medicina, quais os problemas envolvidos na articulação entre valores éticos e técnicas científicas, e o papel que há nessa relação para a determinação individual sobre essa questão. Além disso, considere como eles argumentam seus próprios pontos de vista a partir das questões tratadas.

Igor Silva Alves
Mestre em Filosofia pela USP


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