sábado, 3 de agosto de 2013

Desemprego: definição, causas e consequências

Explore com a turma como os conceitos de emprego e desemprego se relacionam com o modo de vida da população

Objetivos
- Compreender as definições de emprego e desemprego na atualidade
- Reconhecer as causas do desemprego
- Identificar o perfil daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no
Brasil

Conteúdo
Emprego e desemprego na atualidade

Anos                                                Ensino Médio
Tempo estimado                              Cinco aulas

Material necessário
- Computadores com acesso a internet;

Introdução
Os termos emprego e desemprego fazem parte do cotidiano de todos, mesmo daqueles que não estão ainda na População Economicamente Ativa (PEA). Os alunos do Ensino Médio têm grandes expectativas com relação ao mundo do trabalho, que enfrentarão em breve. Esses fatores aumentam a importância de discutir com a turma todas as questões atreladas a esses conceitos, como as crises econômicas, as mudanças no mundo do trabalho, a escolarização da população e a precarização do modo de vida diante das relações de consumo na sociedade moderna.

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Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles trabalham e questione se conhecem a definição dos conceitos de emprego e desemprego. Aproveite a discussão e peça que a turma liste coisas que pessoas que trabalham fazem, mas não são possíveis para quem está desempregado. Instigue-os a pensar nas relações de consumo e o uso do espaço da cidade que ocorrem de maneiras diferentes nessas situações. Depois do debate, apresente à turma o tema das próximas aulas e peça que eles pensem sobre o assunto.
Explique que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), emprego é uma função, cargo ou ocupação remunerada. Já o desemprego se define como situação de ociosidade involuntária. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divide o segundo em diversas categorias, que permitem compreender melhor as questões sociais ligadas a essa situação. Veja abaixo a definição:

Categorias de desemprego, de acordo com o Dieese
- Desemprego Aberto: "pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos 30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum tipo de atividade nos 7 últimos dias."
- Desemprego Oculto pelo Trabalho Precário: "pessoas que, para sobreviver, exerceram algum trabalho, de auto-ocupação, de forma descontínua e irregular, ainda que não remunerado em negócios de parentes e, além disso, tomaram providências concretas, nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou até 12 meses atrás, para conseguir um trabalho diferente deste."
- Desemprego Oculto pelo Desalento e Outros: "pessoas que não possuem trabalho e nem procuraram nos últimos 30 dias,por desestímulos do mercado de trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de trabalho nos últimos 12 meses." Fonte: Dieese
Evidencie que a falta de vagas no mercado de trabalho ocorre em diversos locais do mundo. Recentemente, por exemplo, muitos países europeus têm enfrentados altos índices, ligados a uma crise econômica que assola a região. Aproveite o gancho e exponha a diferença entre os conceitos de desemprego estrutural (relacionado a transformações e inovações tecnológicas, que excluem o trabalho menos qualificado) e o desemprego conjuntural, decorrente do contexto econômico de um determinado período. Para enriquecer a discussão, apresente trechos de filmes que tratem do tema, como Amor sem escalas (Jason Reitman, 109 min., Paramount, paramountpictures.com.br).
Peça que os alunos façam entrevistas com familiares e amigos adultos, perguntando o que é o desemprego, como se sentiram quando estiveram desempregadas e ao conseguir voltar ao mercado de trabalho. Este material será usado nas aulas seguintes.

2ª etapa
Discuta com os alunos a manifestação do desemprego nos diferentes setores da economia. Explique a eles que a Revolução Verde é o termo pelo qual se conhecem a chegada de diferentes tecnologias ao campo. Pergunte como esse tema se relaciona ao desemprego. Ouça as hipóteses dos alunos e guie a discussão de maneira que a turma discuta a falta de emprego no campo, a caminhada em direção à cidade e a recolocação dos trabalhadores rurais nas indústrias, que começavam a surgir. Continue o debate, apresentando outras variáveis, como o aumento da automação das indústrias, fazendo com que caminhem na história em direção ao cenário atual do desemprego.
Em seguida, faça a leitura coletiva de textos jornalísticos ligados ao tema. Peça que os alunos destaquem no texto (grifando, sublinhando ou copiando no caderno) os elementos que consideraram mais importantes no texto. A utilização destes artigos permite ao aluno vincular as informações a um contexto mais amplo.
Primeiramente, faça a leitura da notícia "Taxa de desemprego revisada da zona do euro é recorde em maio", publicada no site de [i]Veja. Em seguida, apresente "Taxa de desemprego sobe para 6% em junho". A comparação entre esses dois textos evidencia que o desemprego não possui caráter local, mas se relaciona com as diversas pessoas do mundo.
Sistematize o trabalho com a leitura e discussão de trechos do livro Economia Espacial (Milton Santos, 208 págs., Edusp, edusp.com.br, 42 reais).

3ª etapa
Peça que os estudantes compartilhem suas impressões sobre o tema, adquiridas tanto pelas atividades feitas em sala de aula e nas entrevistas quanto pela própria vivência. Estimule-os a discutir outras questões relacionadas ao trabalho, como os tipos diferentes de ocupação e as formas de exclusão do mercado de trabalho. Estimule-os a refletir, principalmente, na influência da qualificação profissional e da escolaridade. Espera-se que os alunos argumentem os reflexos do desemprego na sociedade, relacionando a ele temas como consumo, pobreza, violência, entre outros.
Divida a sala em grupos por região e peça que realizem pesquisas sobre o desemprego no setor primário (extração/produção mineral/vegetal/animal), secundário (industrialização /transformação) e terciário (serviços), a partir de dados disponíveis no site do IBGE. Incentive-os a preparar gráficos, tabela e quadros-síntese com os resultados da pesquisa, relacionando as informações numéricas sobre o tema com outros fatores já discutidos, como indicadores de Educação. Acompanhe o trabalho e oriente os grupos, fornecendo informações, tirando todas as dúvidas, estimulando a curiosidade dos alunos e indicando fontes confiáveis de pesquisa.
Peça que eles organizem essas informações e entreguem os resultados na aula seguinte. Estimule o tempo para cada apresentação e, no momento em que os alunos estiverem expondo seus resultados, registre as principais informações para que a turma discuta ao final.

Avaliação 
Observe o envolvimento de cada aluno nas atividades propostas e nos debates. Atente para os avanços no conhecimento dos conceitos de emprego e desemprego e os fatores a eles relacionados.
Quer saber mais?

Bibliografia
SANTOS, Milton. Economia Espacial. EDUSP: São Paulo, 2ª Edição, 2003.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record: Rio de Janeiro, 14ª edição, 2007.
ALMEIDA, Lucia Marina A. e RIGOLIN, Tercio Barbosa. Fronteiras da Globalização - O espaço brasileiro:natureza e trabalho - Volume 3 . Editora Atica: São Paulo, 1ª edição 2011.
http://www.dieese.org.br/
http://www.oit.org.br/

Alessandra Silva de Souza
Doutoranda em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)


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