sábado, 3 de agosto de 2013

Os usos do verbo 'gustar'

Estude com os alunos os usos do verbo "gustar" com base em uma música de Silvestre Y Juancho


Objetivos
- Expressar gostos e preferências em Espanhol. 
- Concordar e discordar ao expressar gosto em espanhol. 

Conteúdo
- Verbo gustar.

Anos                        6º e 7º.
Tempo estimado                  Quatro aulas. 


Material necessário
- Computador com acesso à internet.
- Música Me Gusta, Me Gusta, de Silvestre y Juancho (disponível em abr.io/silvestre).

Leia mais

Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua cópias da letra da música Me Gusta, Me Gusta, substituindo com lacunas o que o cantor diz gostar. Por exemplo: 

A mí me gustan tus _____ me gusta tu _____
Me gusta tu ____
A mí me gusta tu ____ me gusta tu ____
Y me gusta tu ____

Peça que a turma ouça a música com atenção a fim de completar os espaços em branco. Nessa atividade, os alunos são levados a ouvir um falante proficiente da língua e buscar entendê-lo. É importante não só orientá-los a escutar a canção para completar as lacunas. Peça que prestem atenção na letra para compreender a música. De que ela trata? Pergunte também se alguém tem alguma dúvida sobre o vocabulário – em caso afirmativo, encaminhe a turma a fazer inferências com base no contexto. Consultar o dicionário só se a primeira estratégia não funcionar. Depois da audição, oriente os alunos a conferir as respostas com os colegas. Feito isso, toque novamente a música para que todos façam a correção final.

2ª etapa
Apresente o quadro abaixo e peça que os estudantes o completem com as palavras que aparecem na música relacionadas às formas gusta e gustan.

GUSTA
GUSTAN






Questione os alunos o que eles podem concluir analisando o quadro completo e peça ajuda para sistematizar a regra que diz respeito ao verbo gustar. Espera-se que a garotada elabore as seguintes ideias:

gusta + substantivo no singular ou verbo no infinitivo
gustan + substantivo no plural 

3ª etapa
Peça que as crianças completem algumas frases com o verbo gustar. 

a) A mí me _______________ caminar por la calle.
b) A nosotros nos _______________ los caramelos y los refrescos.
c) A Luis le _______________ comer pescado.
d) ¿A ti te _______________ los gatos?
e) A Mariana le _______________ los plátanos, las manzanas y las uvas.
f) Voy a llevar estas botas. Son las que a mí me _______________.
g) A mí me _______________ mucho aquellos patines.
h) No nos _______________ los pasteles con crema.
i) A mi prima le _______________ pasear en bicicleta.
j) A ellos les _______________ jugar al fútbol los sábados.
k ) A Joana le _______________ ir al cine.
l) ¿A vosotros os _______________ los shopping centers?
m) A nosotros no nos _______________ las tardes de domingos.
n) A ellas no les _______________ conjugar los verbos irregulares
o) A mi papá le _______________ los frijoles negros.
p) ¿A quiénes les _______________ los helados de fresa?
q) ¿A quién le _______________ bailar tango?

Quando a turma terminar, faça uma correção coletiva, pedindo que os alunos justifiquem suas respostas.

4ª etapa
Retome a atividade anterior e chame a atenção dos alunos para as expressões que aparecem no início das frases (“a mi” e “a nosotros”, por exemplo). Explique que elas são usadas para enfatizar o que for dito e que podem ser usadas com outros verbos, como encantar, fascinar e molestar. 

5ª etapa
Peça que alguns alunos falem sobre coisas de que gostam e concorde ou discorde deles, usando as expressões “a mi sí”, “a mí también”, “a mí no” e “a mí tampoco”. Em seguida, conte para os estudantes algumas de suas predileções e peça que comentem, dizendo se concordam ou não com você. 

6ª etapa
Como tarefa de casa, peça que os estudantes escrevam um texto apresentando as coisas de que gostam e de que não gostam. Na aula seguinte, recolha as produções e redistribua o material, entregando uma produção para cada aluno. Peça então que escrevam um novo texto falando de seus gostos e comparando-os com os do autor do material que receberam. O objetivo da atividade é levar a classe a escrever lançando mão da terceira pessoa (él / ella) e as expressões de concordância e discordância. 

Avaliação 
Analise os textos produzidos pelos alunos. Verifique se eles utilizam adequadamente o verbo gustar na primeira e na terceira pessoa e como manifestam as próprias opiniões em relação às dos colegas.


Consultoria Vera Regina Gherardini
Professora do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário