sábado, 3 de agosto de 2013

Sistema Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue

Explique para a turma o funcionamento do sistema circulatório e apresente as principais doenças cardiovasculares



Objetivos
- Conhecer os componentes do sistema circulatório e compreender seu funcionamento
- Apresentar as principais doenças que acometem o sistema circulatório

Conteúdo
Fisiologia Humana

Materiais necessários
- Cópias da reportagem de VEJA "Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo", disponível aqui
- Laboratório de informática

Tempo                                                                          - Duas aulas

Introdução
A reportagem "Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo", publicada em Veja, mostra o ranking mundial das principais causas de morte nos anos de 2000 e 2011, com destaque para as doenças cardiovasculares. Professor, utilize esta reportagem para explicar para a turma o funcionamento do sistema circulatório. Aproveite ainda para apresentar as principais doenças cardiovasculares.

Leia mais

Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua para a turma cópias da reportagem "Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo", publicada no site de Veja, e estipule um tempo para os alunos lerem silenciosamente a reportagem. Após a leitura, pregunte o que eles entenderam da reportagem? Converse sobre as principais causas de morte no mundo, destaque que as primeiras colocadas são as doenças cardiovasculares. Pergunte se eles sabem o que são doenças cardiovasculares. Qual órgão é o mais afetado nessas enfermidades? Escute as respostas da turma, é provável que a maioria responda que o órgão mais afetado é o coração. Aproveite as respostas dos alunos e questione a turma se eles sabem qual é a função do coração, explique que o coração é o principal órgão do sistema circulatório. Faça um levantamento sobre os conhecimentos da turma sobre o funcionamento do sistema circulatório.

2ª etapa
Agora que você já escutou as respostas da turma sobre o sistema circulatório, explique que este sistema é composto pelo coração, os vasos sanguíneos (veias e artérias) e o sangue. Este último é o responsável pelo transporte e a distribuição de nutrientes, oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. É responsável também pelo transporte de resíduos do metabolismo, para que possam ser eliminados do corpo. Utilize uma imagem para explicar para a galera a anatomia do coração. Destaque que o sangue rico em CO2 chega pelo lado direito, através das veias cavas, é bombeado para o pulmão e retorna ao lado esquerdo do coração rico em O2, pelas veias pulmonares. Após isso, é bombeado para o restante do corpo através da aorta.

Depois disso, explique, através de outra imagem, como funciona a circulação sanguínea no organismo humano. Explique que a circulação dos mamíferos é fechada (o sangue está sempre dentro dos vasos sanguíneos ou do coração), dupla (o sangue passa pelo coração duas vezes - circulação pulmonar e circulação sistêmica) e completa (não ocorre mistura entre o sangue rico em CO2 e o sangue rico em O2).



3ª etapa
Depois de abordar todos os conceitos referentes ao sistema circulatório, esclareça eventuais dúvidas e proponha uma atividade, que deverá ser realizada no laboratório de informática. Solicite que os alunos, individualmente ou em dupla, visualizem o caminho percorrido pelo sangue a partir desta animação.  
Faça uma pausa para esclarecer as dúvidas e solicite que a turma faça os exercícios presentes na animação.

4ª etapa
De volta a sala de aula, retome a reportagem da revista VEJA "Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo". Relendo o ranking das principais causas de morte nos anos de 2000 e 2011, chame a atenção dos alunos para o fato de que as duas primeiras colocadas, nos dois anos, foram doenças relacionadas ao sistema circulatório: cardiopatia isquêmica e infarto. Divida a turma em dois grupos e solicite uma pesquisa sobre estas duas doenças. A pesquisa deve conter os sintomas, os danos leves e graves para a pessoa acometida, os agravantes e as maneiras de prevenir estas doenças. O produto final da atividade deve ser a apresentação de cada grupo para o restante da turma e a elaboração de um relatório com todas as informações pesquisadas.


Avaliação
Como avaliação utilize o interesse e a participação dos alunos durante as aulas, assim como a relevância da pesquisa apresentada e a apresentação feita para a turma.

Saiba mais:
GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 6ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana.


Cláudia Sirlene de Oliveira
Bióloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário