sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso corpo?


Discuta os efeitos de substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência


Objetivos
- Identificar os principais efeitos das drogas no organismo humano
- Diferenciar drogas lícitas de ilícitas, bem como as estimulantes das depressoras e perturbadoras
- Identificar as reações químicas provocadas na produção hormonal, e no funcionamento do cérebro
- Estimular a turma a fazer reflexões sobre o uso e dependência de substâncias psicoativas como uso diário e quais os comprometimentos e prejuízos a saúde estão por trás desse uso

Conteúdo
Fisiologia Humana

Tempo estimado                          Três aulas

Material necessário
- Cópias da reportagem "Um só não basta" (Veja, 21 de agosto de 2013, 2335)
- Cartolinas e canetas para preparação de cartazes
- Projetor de imagens e vídeos

Introdução
A reportagem "Um só não basta", publicada em Veja, instiga-nos a pensar e estudar a ação de certas substâncias no organismo humano. Aproveite essa reportagem, que trata do uso e da dependência de cafeína, para trabalhar com a turma o conceito de são substâncias psicoativas, sua ação no corpo e as alterações químicas no funcionamento do cérebro provocadas por seu uso contínuo.

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula tendo uma conversa informal com os alunos. Investigue o que a turma conhece sobre substâncias psicoativas. Pergunte: Quais os tipos existentes? Qual sua classificação? Todas são legalizadas? Quais os tipos mais comuns? Drogas como maconha e cocaína se enquadram nesse conjunto de substância? E alimentos como o chocolate e refrigerantes?
Para estimular a conversa, pergunte a turma se eles consideram ou não a cafeína uma substância psicoativa. Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida do texto.
Explique são chamadas de substâncias psicoativas todas que atuem no cérebro, causando algum tipo de alteração em seu funcionamento e, por consequência, afetando comportamento, humor, equilíbrio, consciência, entre outras habilidades. Dentro desse grupo encontram-se medicamentos, o álcool, a cafeína, a nicotina (presente no cigarro), o tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina (em alguns tipos cogumelos), a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), o ecstasy, a cocaína, entre outros.
Pergunte à turma se elas acreditam que todas essas substâncias agem da mesma maneira no cérebro. A partir das respostas dadas pela turma, esclareça que elas são classificadas justamente por conta de sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC) em: depressoras, estimulantes e perturbadoras. Construa junto com os alunos uma tabela no quadro da sala:

Classificação
Efeito
Exemplos
Depressoras
Diminuem a atividade cerebral
Álcool, soníferos, heroína, morfina, ópio, lança-perfume, cola de sapateiro
Estimulantes
Aumentam a atividade cerebral, ativando os sentidos
Cocaína, cafeína, crack, teobromina (chocolates), anfetaminas
Perturbadoras
Não aumentam nem diminuem a atividade cerebral, mas modificam seu funcionamento
Tetra-hidrocanabinol (THC, encontro na maconha, a psilocibina (presente em alguns cogumelos), o LSD, o ecstasy

Assista com a turma o documentário "Como funcionam as drogas?", produzido pelo Discovery Channel e disponível na internet. Discuta as questões levantadas no filme e levante possíveis dúvidas da classe. Para a etapa seguinte, solicite aos alunos uma pesquisa sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas.

2ª etapa
Observe as pesquisas feitas pelos alunos e divida a turma em dois grupos: um responsável pelas drogas lícitas e outro pelas ilícitas. Peça que eles discutam as pesquisas trazidas e redijam um resumo sobre a definição pela qual seu grupo é responsável, que deverá ser lido para a sala toda. As drogas lícitas são aquelas que podem ser consumidas legalmente como, por exemplo, o álcool e o cigarro. Já as drogas ilícitas são aquelas em que não é permitida a comercialização legal das mesmas como, por exemplo, maconha, cocaína e heroína.
Questione a turma sobre os motivos da proibição de certas drogas e não de outras. Será que essa divisão relaciona o tipo de substância com os efeitos mais ou menos prejudiciais? Quais são as influências políticas e econômicas nessa divisão?
3ª etapa
Com base nas reflexões levantadas em sala de aula, proponha que a turma elabore textos de divulgação científica que tenham como objetivo esclarecer informações a respeito do uso de drogas, como folhetos ou vídeos. Mostre alguns exemplos (disponíveis online) e discuta: quais informações devem estar presentes num material desse tipo? Qual linguagem deve ser utilizada? O uso de imagens pode ajudar na transmissão da mensagem?

Avaliação
Utilize como itens avaliativos a participação dos alunos nas discussões, a pesquisa solicitada e o desempenho e criatividade nas atividades da terceira etapa bem como a qualidade da construção de textos de divulgação científica, folhetos informativos e vídeos.
Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisadora do Observatório de Educação


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