Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?
A partir da
explicação sobre o funcionamento do sistema reprodutivo feminino, peça que os
alunos investiguem como as pílulas anticoncepcionais atuam no organismo
Objetivos
- Conhecer o
funcionamento do ciclo reprodutivo feminino
- Analisar o
efeito das pílulas anticoncepcionais no corpo humano
Conteúdos
- Fisiologia
humana
- Hormônios do
corpo humano e orientação sexual
Tempo estimado Uma aula
Materiais necessários
- Cópias da
reportagem "Após confirmar mortes ligadas à pílula, França suspende
vendas da Diane 35", disponível no site de Veja
- Cópias do
esquema explicativo sobre o ciclo reprodutivo feminino (disponível abaixo, na
1º etapa), ou projetor de imagens para mostrá-lo aos alunos.
Introdução
Nesta aula
seus alunos vão conhecer como é a ação da pílula anticoncepcional no corpo da
mulher e de que maneira atua no organismo para evitar a gravidez. Conforme o
currículo previsto na sua escola, este encontro pode anteceder ou preceder
outros sobre fisiologia de todos os hormônios humanos ou sobre orientação
sexual.
A pílula
hormonal é um dos mais eficientes métodos de contracepção existentes, utilizado
por cerca de 100 milhões de mulheres em todo o mundo. Esse número atesta sua
eficiência, mas não atenua a preocupação com seus efeitos colaterais. Ao longo
das aulas, esclareça aos adolescentes que somente a conversa com o médico pode
indicar como utilizar a pílula hormonal ou ainda se ela é mesmo a melhor
alternativa para a paciente.
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Desenvolvimento
1º etapa
Cite e indique
à turma a leitura coletiva da reportagem "Após confirmar mortes ligadas à
pílula, França suspende vendas da Diane 35" publicada no site de Veja. O
texto relata o caso de uma marca questionada pelos efeitos colaterais negativos
nas mulheres que usaram o anticoncepcional.
Em seguida,
observe que o nome "pílula hormonal" tem uma origem biológica. Ela é
chamada assim porque seu funcionamento é baseado na fisiologia dos hormônios
ligados ao ciclo reprodutivo feminino, particularmente à ovulação e à
menstruação. Este é um bom momento para conceituar o que são os hormônios.
Explique que são substancias de caráter lipídico ou peptídico que atuam como
mensageiros químicos no corpo. O mensageiro químico é produzido em ponto do
corpo e vai exercer sua função longe dali. Seu efeito é, basicamente, atingir
um grupo de células ou tecido estimulando-o ou inibindo o metabolismo desse
órgão.
2º etapa
Explique aos
alunos que para entender o efeito da pílula hormonal é importante conhecer o
ciclo reprodutivo feminino. Use o esquema abaixo durante a explicação. Você
pode imprimir e distribuir à turma ou usar um projetor de imagens, caso sua
escola tenha um à disposição.
Ciclo
menstrual. O papel dos hormônios e tecidos envolvidos. Disponível no site
www.drcarlos.med.br
Conte que o
ciclo reprodutivo das mulheres envolve a hipófise, uma glândula (também
conhecida como glândula pituitária) que se localiza na base do cérebro e produz
hormônios que fazem efeito sobre o ovário. Este, por sua vez, produz outros
hormônios que vão agir no útero e na própria hipófise.
O ciclo é
relativamente variável, mas se considerarmos um período de 28 dias, o primeiro
marca o início da menstruação. Ao decorrer da menstruação a mulher sofre uma
intensa descamação do útero, eliminando um tecido chamado endométrio. Nesse
período os hormônios ligados à reprodução estão em taxas muito baixas no sangue
da mulher. Um novo ciclo reprodutor começa quando hipófise começa a liberar o
Hormônio Folículo Estimulante (FSH). Este hormônio atua sobre o ovário induzindo
a produção de folículos ovarianos. Ao se desenvolverem os folículos começam a
produzir outro hormônio, o estrógeno. Isso começa a preparar o útero para uma
possível gestação.
O nível de
estrógeno vai aumentando a um ponto que estimula a formação de um pico, um
pulso de produção de hormônios da hipófise, o FSH (hormônio folículo
estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) . Mostre que é o pico de produção
destes hormônios, particularmente o LH, que dispara a ovulação. Então, o óvulo
é liberado e as paredes do folículo que o produziu agora passam a produzir um
pouco de estrógeno e muita progesterona. A atividade destes hormônios vai
aumentando e produzindo um ambiente que mantém a gravidez se a fecundação
ocorrer. Entretanto se ela não ocorrer os níveis de progesterona muito altos
inibem a produção lá na hipófise de FSH e LH. A queda no LH inibe o corpo
amarelo que deixa de produzir o estrógeno e a progesterona. A queda hormonal
brusca inicia a menstruação. Observe que se o óvulo for fecundado o próprio
tecido embrionário secreta um hormônio que mantém a atividade do corpo amarelo
mantendo a gestação.
3º etapa
Agora que a
turma já sabe como ocorre o ciclo menstrual, é hora de descobrir o papel das
pílulas anticoncepcionais. Conte que as mais comuns são compostas por dois
hormônios sintéticos, um que imita o estrógeno (normalmente etinil-estradiol) e
outro que imita a progesterona (geralmente a ciproterona ou a drospirenona).
Como todos já
conversaram sobre a ação do estrógeno e da progesterona no organismo, peça para
que os estudantes, em grupos, discutam como a administração da pílula vai
afetar o ciclo e evitar a gravidez. Peça que respondam perguntas como:
- Em que momento do ciclo a pílula anticoncepcional vai agir?
- Qual será o efeito da pílula?
Eles poderão
utilizar a imagem sobre o ciclo menstrual - esquema já utilizado na 2º etapa -
para a discussão. Ao final da discussão, pergunte quais foram as conclusões dos
alunos. Peça que troquem observações sobre os resultados das discussões. Lembre
que os níveis aumentados de estrógeno e progesterona liberados pela pílula
inibem a hipófise a liberar o FSH e o LH. Assim não é produzido um folículo.
Sem folículo não há um aumento posterior na produção de estrógeno. Se os níveis
de estrógeno não aumentarem não haverá a o pico de LH na metade do ciclo. A
consequência é que a ovulação não ocorre.
Conte que as
pílulas de primeira geração apresentavam quantidades muito grandes de
hormônios, por isso causavam diversos efeitos colaterais. Atualmente estamos na
quarta geração de pílulas e a quantidade de hormônios em média é muito menor
nas diversas marcas, por isso os efeitos colaterais são menores.
Destaque que a
cartela tem um número determinado de pílulas, que devem ser tomadas ao longo do
ciclo com um descanso final de sete dias. Pergunte aos estudantes se a
quantidade de hormônios nas pílulas de uma mesma cartela é a mesma. Ou seja,
começar a tomar as pílulas em qualquer momento vai funcionar?
De fato, a
quantidade de hormônio deve variar entre as pílulas da cartela, pois o objetivo
é produzir um ciclo artificial. Nos ciclos artificiais, o intervalo de sete
dias visa imitar a costumeira queda hormonal que se dá ao final de cada ciclo
natural e permite a vinda da menstruação. Mostre que a finalidade da pílula é
"enganar" o organismo. Sua eficiência é altíssima se for tomada de
maneira correta. O que significa não falhar e ingerir as pílulas conforme a
prescrição na bula ou na embalagem.
Finalize
com uma solicitação para ampliar os conhecimentos adquiridos nesta aula: os
alunos deverão fazer uma pesquisa e descobrir porque algumas pílulas
anticoncepcionais também são utilizadas para combater a acne. Separe um
tempo do próximo encontro para que todos compartilhem o que descobriram e
esteja preparado para as dúvidas que surgirem.
Avaliação
Observe a
partir da pesquisa, das conversas em sala e da atividade em grupo se os
estudantes compreenderam que o ciclo reprodutivo feminino é regido pela
inter-relação de vários hormônios. E que o que a pílula faz para agir no
organismo é aumentar a quantidade de dois deles - estrógeno e progesterona - e,
desta maneira, impedir a ovulação.
Ricardo Paiva
Professor de Biologia do Colégio Santa Cruz em São Paulo (SP)
Professor de Biologia do Colégio Santa Cruz em São Paulo (SP)
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