Planejamento de um
texto argumentativo
Analise textos com opiniões diferentes sobre o assunto
"redução da maioridade penal" e peça aos alunos que escrevam duas
redações: uma contra e outra a favor
"Maioridade Penal", do baiano Mineu, vencedor na
categoria charge do XIX Salão Carioca de Humor
Conteúdos
- Textos argumentativos (dissertação)
Objetivos
- Planejar um texto argumentativo
- Analisar textos com ideias contrárias
Tempo estimado Duas aulas
Anos Ensino Médio
Materiais necessários
- Cópias dos artigos "Brasileiro bonzinho?"(Veja, 2318,
24 de abril de 2013) e "Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa
idade eles já se vestem sozinhos", disponível no Blog do Sakamoto
- Exemplares de artigos de opinião diversos
Aqui tem mais
Introdução
O texto argumentativo, especialmente as dissertações estudadas ao
longo do Ensino Médio, geram dúvidas e inseguranças nos alunos. Obviamente a
leitura, o contato com textos bem escritos - não necessariamente textos com os
quais concordamos - e a prática da escrita cotidiana são atividades que
garantem mais conforto para planejar e escrever.
Nas últimas semanas o tema da redução da maioridade penal tomou a
mídia e ganhou apoiadores de peso, como o governador de São Paulo, Geraldo
Alckmin, que exigiu mais rigidez na penalização de menores que cometem crimes
hediondos. A posição pública do político causou polêmica e gerou discussões
inflamadas na mídia e nas redes sociais, entre aqueles que defendem maior
punição e os que acreditam que o grande problema da criminalidade entre os mais
jovens é a ausência de políticas públicas eficientes.
A discussão é um bom ponto de partida para estimular o debate e a
produção de textos argumentativos. A polêmica, neste caso, é um bom ponto de
partida para a melhor compreensão deste tipo de texto que, ainda que bastante
comum, costuma ser pedra no sapato de muitos alunos.
Desenvolvimento
1º etapa
1º etapa
Selecione previamente artigos de opinião publicados em jornais,
site e revistas. Diversifique na sua escolha. Opte por textos de veículos
diferentes ou que abordem temas distintos como esporte, política, economia e
saúde.
Inicialmente, explique que todos pertencem ao mesmo gênero
(opinativo). Conte que ele está presente nos jornais e revistas e também na
escola, já que o texto de um articulista se aproxima do que os alunos fazem no
dia a dia e que farão no final desta sequência.
Ressalte também outros itens fundamentais como coerência, coesão e
utilização da norma padrão. Se necessário, projete os artigos e faça
intervenções, destacando os trechos que mostram que os parágrafos estão
relacionados ou que o artigo tem começo, meio e fim, por exemplo. Demonstre
como se configuram a introdução, o desenvolvimento e a conclusão em cada um dos
textos. Destaque como é utilizada a norma culta. É possível que as gírias,
expressões e abreviaturas devem ser evitadas, a não ser que estejam
relacionadas ao tema e sejam necessárias para a argumentação.
2º etapa
Provoque os alunos para que reflitam sobre o tema. Pergunte o que
acham sobre a redução da maioridade penal, proposta por alguns setores da
sociedade como uma resposta para combater a violência juvenil. Eles concordam?
Acreditam que a medida diminuiria os índices de violência? Para eles, alguém
com 16 anos já pode ser encaminhado a uma cadeia convencional?
É fundamental que os estudantes argumentem, mas tome cuidado para
não perder o controle do debate! Deixe claro que a discussão serve para
levantar argumentos, para ouvir e falar. O texto que eles vão produzir é o
lugar certo para cada um mostrar o que pensa.
Conclua esta etapa com a solicitação de uma pesquisa.
Individualmente ou em dupla, os estudantes deverão pesquisar textos e dados a
favor e contra a redução da maioridade penal. Neste momento, não importa o
ponto de vista que defendam, mas os dados que possam justificar tanto um quanto
outro argumento.
3º etapa
Para a apresentação das pesquisas feitas pelo grupo, divida o
quadro em duas partes. De um lado você vai anotar os argumentos a favor e, do
outro, os contrários.
Após a conversa, distribua dois textos para leitura coletiva e
análise:
- "Brasileiro bonzinho?", da escritora Lya Luft (Veja, 2318, 24 de abril de 2013)
- "Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa idade eles já se vestem sozinhos", do jornalista Leonardo Sakamoto, publicado em seu blog
- "Brasileiro bonzinho?", da escritora Lya Luft (Veja, 2318, 24 de abril de 2013)
- "Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa idade eles já se vestem sozinhos", do jornalista Leonardo Sakamoto, publicado em seu blog
Peça que os estudantes destaquem os principais pontos. Faça
questionamentos para conduzir uma análise dos textos. É possível encontrar
superficialidade nos exemplos? As teses defendidas estão claras e de acordo com
os argumentos? Os parágrafos estão relacionados? No caso, tanto a escritora
quanto o jornalista são coerentes. Então, o que pode levar um dos lados a
parecer mais correto que o outro?
Reflita com a turma a respeito do papel das medidas sócio -
educativas. A condenação ao cárcere para quem comete crimes deve ser meramente
punitiva? Há solução a curto prazo para resolver o problema da violência? Quais
medidas poderiam ser tomadas pelo Estado para garantir oportunidades de
educação e trabalho? Políticas como essas evitariam o envolvimento dos jovens
com o crime? Ou isso é uma utopia?
Avaliação
Para finalizar, peça que cada um escreva um parágrafo que resuma
seu ponto de vista. O desafio é desenvolver a partir daí uma dissertação
completa. É possível utilizar os textos estudados como apoio. Além da
dissertação com a opinião real de cada um, peça que escrevam defendendo o outro
lado da questão. Esta é uma atividade útil para exercer a argumentação.
A partir dos textos produzidos e do debate realizado em sala,
observe se os alunos foram capazes de compreender as características do texto
dissertativo-argumentativo; observar que a divisão entre as partes do texto
existe em função do argumento; compreender que a boa argumentação não
necessariamente nos convence, mas está embasada em dados, fatos, informações e
ideias; produzir textos dissertativos-argumentativos sob pontos de vista
distintos.
André Rosa
Professor de Literatura e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Professor de Literatura e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
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