Discuta a importância do planejamento urbano
Utilize os conceitos de
geografia urbana para debater a expansão das cidades e a promoção de melhores
condições de vida aos habitantes
Objetivos
- Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as
várias formas de uso e apropriação dos espaços urbanos;
- Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos,
caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas
cidades brasileiras.
Conteúdo
- Formação e evolução da rede urbana brasileira.
Ano Ensino Médio
Tempo estimado 3
aulas
Material necessário
- Cópias do artigo "Tu também, Calatrava? Sim, nem um semideus
se salva" (VEJA
2346, 6 de novembro de 2013);
- Computadores com acesso à internet para atividades de pesquisa;
- Vídeos:
Introdução
A reportagem de Veja é um
bom gancho para estudar geografia urbana e discutir planejamento urbano e ações
do poder público que podem ajudar a promover melhores condições de vida aos
habitantes das cidades.
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Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Para aquecer a atividade,
sugira aos alunos que expressem as sensações e os sentimentos que têm em
relação ao lugar onde vivem. Desenhe no quadro uma tabela dividida em duas
colunas, para as palavras com conotações positivas e negativas, e preencha-as
de acordo com as contribuições dos alunos.
Em seguida, questione o que
eles sabem sobre os conceitos de cidade, urbanização, planejamento urbano e
equipamentos urbanos e também deixe essas palavras registradas no quadro.
Com base nas contribuições
da turma, aprofunde os conceitos, utilizando os textos de referência indicados
acima, e questione a relação entre essas ideias e os aspectos negativos que a
turma atribuiu à cidade ao preencher a tabela.
Algumas questões para
reflexão:
- Quais foram as etapas de fundação
e de expansão do município?
- As obras para habitação,
transporte e lazer foram planejadas?
- É possível conduzir a
expansão de uma cidade depois de ela ter sofrido um crescimento desordenado?
- É possível conciliar
crescimento urbano e qualidade de vida para todos os moradores?
Exiba os vídeos "A
cidade de São Paulo" e "Entre rios" e prepare um roteiro com os
aspectos que os alunos devem levar em conta para fazer um registro. Esse
roteiro servirá para direcionar o olhar do aluno para os pontos principais da
aula: observar o crescimento da cidade e compreender que o planejamento urbano
responde aos interesses socioeconômicos de uma determinada época.
Os documentários indicados
neste plano de aula destacam a cidade de São Paulo. É possível encontrar no
site de vídeos Youtube material semelhante a respeito de outras cidades. Outra
sugestão é pesquisar material histórico sobre a fundação do município e seus
planos diretores nos arquivos da prefeitura.
Os roteiros devem destacar
os seguintes aspectos:
- Roteiro para o vídeo
"A cidade de São Paulo": imagens, música, construções e destaques que
marcam características da cidade;
- Roteiro para o vídeo
"Entre rios": importância dos rios na fundação de uma cidade;
projetos de arquitetura e urbanismo marcantes; construções e parques em
destaque.
Ao final da aula, recolha os roteiros produzidos pelos alunos para verificar que aspectos foram destacados.
Ao final da aula, recolha os roteiros produzidos pelos alunos para verificar que aspectos foram destacados.
2ª etapa
Devolva à turma o roteiro
com comentários sobre as observações registradas.
Proponha que a turma forme um círculo e distribua a reportagem de Veja "Tu também, Calatrava? Sim, nem um semideus se salva". Convide voluntários para ler o texto em voz alta. Ao longo da leitura,comente as informações e relacione-as ao que foi discutido na aula anterior. Pergunte se os alunos conhecem obras na cidade que tenham uma situação parecida com as realizadas pelo arquiteto Santiago Calatrava e que foram alvos de críticas e de polêmicas. Registre no quadro os nomes citados.
Proponha que a turma forme um círculo e distribua a reportagem de Veja "Tu também, Calatrava? Sim, nem um semideus se salva". Convide voluntários para ler o texto em voz alta. Ao longo da leitura,comente as informações e relacione-as ao que foi discutido na aula anterior. Pergunte se os alunos conhecem obras na cidade que tenham uma situação parecida com as realizadas pelo arquiteto Santiago Calatrava e que foram alvos de críticas e de polêmicas. Registre no quadro os nomes citados.
Leve a turma para a sala de
informática e oriente-os a fazer uma busca sobre as obras citadas por eles ou
outras obras polêmicas indicadas por você. Os pontos principais da coleta de
dados referem-se aos impactos positivos e negativos e a relação de
custo-benefício, quer dizer, o montante de recursos gastos e o objetivo de
terem construído essa obra na cidade. Note que podem ser alvo de pesquisa:
monumentos, pontes, parques, praças, obras viárias, arranha-céus, museus,
aeroportos, estádios, entre outros.
Lembre-os de utilizar
páginas idôneas, como revistas e jornais de grande circulação, sites de
universidades, trabalhos acadêmicos, evitando textos opinativos que não
forneçam dados ou fontes de referência. Caso não seja possível utilizar a sala
de informática, solicite que a pesquisa seja entregue na aula seguinte.
3ª etapa
Organize novamente as
carteiras em semicírculo e convide os alunos a apresentarem os resultados de
sua pesquisa.
Organize um roteiro para
esta apresentação e escreva-o na lousa. É importante que os alunos destaquem as
fontes consultadas e exponham um resumo sobre os aspectos positivos e negativos
da obra pesquisada, além de seu custo-benefício.
Peça para os alunos
elaborarem, individualmente, um pequeno texto argumentativo, respondendo as
seguintes questões: O planejamento urbano é necessário? Por quê? Que tipo de
construção deveria ser priorizado no local onde mora?
No texto, o aluno deve
apresentar os conceitos sobre cidade e planejamento urbano estudados na
primeira etapa. O texto também deve apresentar, no mínimo, dois exemplos de
construções e uma síntese dos diferentes pontos positivos e negativos. É
interessante que na conclusão o aluno expresse sua opinião sobre as obras
pesquisadas, à luz da discussão sobre desenvolvimento urbano e qualidade de
vida.
Ao final da aula recolha o
material de pesquisa para avaliar se foram seguidos os critérios de preparação
e de produção do texto.
Avaliação
Produzimos quatro
instrumentos de avaliação: Roteiro dos vídeos, anotações no caderno, coleta de
dados (pesquisa) e a produção de texto individual.
A avaliação deve ser clara e objetiva. Especifique quais serão as atividades avaliadas (produção de texto, roteiros completos, apresentação da pesquisa, etc) o peso de cada uma e os elementos observados para avaliação.
A avaliação deve ser clara e objetiva. Especifique quais serão as atividades avaliadas (produção de texto, roteiros completos, apresentação da pesquisa, etc) o peso de cada uma e os elementos observados para avaliação.
Consultoria Adriana Gallão
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio
Especialista em ensino de Geografia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Ensino Fundamental e Médio
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