Os motivos da desigualdade
Faça a
garotada refletir sobre as razões da desigualdade no país e entender os
conceitos sociológicos que a explicam
Objetivos
·
Abordar
as definições de classes sociais;
·
Analisar
os fatores que expressam desigualdade social;
·
Elaborar
um olhar crítico sobre a diferenciação e desigualdade presentes na sociedade.
Conteúdos
As abordagens sociológicas do conceito de classe social.
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Três aulas
Materiais necessários
- Cópias da
reportagem “Cuba: é proibido prosperar” (VEJA 2346, 8 de novembro de 2013)
Aqui tem mais!
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Pergunte aos
alunos o que eles entendem por desigualdade social. Questione: todas as pessoas
têm a mesma condição de vida? Quais são as mudanças?
O objetivo da
aula é explicitar os conceitos de diferença e desigualdade. No entanto, vale
iniciar a discussão lembrando o que foi discutido na última aula referente os
aspectos positivos das diferenças presentes em nossa sociedade.
Leia o
seguinte texto com os alunos:
Da diferença à desigualdade
Somos mesmo
muito diferentes. E podemos considerar isso uma coisa boa! Mas a diferença
começa a ficar complicada quando vira desigualdade.
A desigualdade
social é uma das que mais nos incomodam. Por que algumas pessoas são
riquíssimas, enquanto outras mal têm o que comer? Isso não é injusto?
E a
desigualdade de gênero, entre homem e mulher? Muita coisa tem mudado, mas ainda
hoje as mulheres ganham menos do que os homens - e muitas vezes, quando voltam
pra casa, enfrentam uma segunda jornada de trabalho: cuidando dos afazeres
domésticos, sem a ajuda do companheiro!
E temos também
a desigualdade racial: a situação dos negros no Brasil não melhorou muito desde
a abolição da escravidão. Eles continuam sendo os mais pobres da nossa
população, e junto com isso surgem outros problemas: a falta de acesso aos
estudos e à universidade; os estereótipos negativos, ligados à criminalidade; a
violência da polícia, enfim. O racismo aparece de várias formas.
Mas de várias
formas também aparecem as lutas contra as desigualdades: movimentos, coletivos,
organizações, sindicatos. Junto aos seus iguais, os oprimidos lutam. Porque
queremos uma sociedade de pessoas diferentes, mas com igualdade de condições de
vida!
Após a
realização da leitura, reflita sobre:
- desigualdade
de gênero - comece pedindo às alunas uma breve descrição dos afazeres
domésticos. Atividades como lavar louça, limpar a casa, cuidar de determinados
familiares na ausência de outras pessoas responsáveis. Faça a mesma pergunta
aos alunos. Explicite a existência da divisão sexual do trabalho ainda nos
tempos atuais.
- desigualdade
racial - Leia esta matéria
sobre um recente caso de racismo contra o jogador de futebol Yaya Touré na
Rússia. Traga esta discussão para a realidade brasileira diante da posição
social do negro em nossa sociedade, visto os cargos de trabalho e o acesso às
universidades públicas. O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre as
manifestações de racismo presentes nas diversas esferas da vida. A música
intitulada Todo camburão tem um pouco de navio negreiro ***
http://www.youtube.com/watch?v=x_Tq34rysAc do grupo O Rappa pode ser utilizada
para iniciar o debate sobre o tema.
Faça com que
os alunos exponham suas ideias para o restante da sala.
3ª etapa
Escreva no
quadro a seguinte frase do pensador Karl Marx (1818-1883):
“A história de
todas as sociedades tem sido a história da luta de classes”
Apresente à
turma as seguintes questões:
1)
Vivemos
num mundo de igualdade de condições?
2)
Diante
dos vários espaços de sociabilidade, todos têm acesso aos mesmos bens
materiais?
3)
O que
legitima uma pessoa ter mais dinheiro do que outras?
Para isto,
leve em consideração o conceito de classe social para Karl Marx:
"Na
medida em que milhões de famílias camponesas vivem em condições econômicas que
as separam umas das outras, e opõem o seu modo de vida, os seus interesses e
sua cultura aos das outras classes da sociedade, estes milhões constituem uma
classe. Mas na medida em que existe entre os pequenos camponeses apenas uma
ligação local e em que a similitude de seus interesses não cria entre eles
comunidade alguma, ligação nacional alguma, nem organização política, nessa
exata medida não constituem uma classe" (Karl Marx, O 18 Brumário de Luis
Bonaparte)
Vale lembrar
que a diferenciação intelectual foi utilizada durante vários momentos da
história para legitimar todas as sociedades de classe através da separação
entre pensadores e executores. Isto ocorreu mesmo antes do capitalismo. Se por
um lado se encontra uma classe que possui os meios de produção, por outro, há
outra classe que detém a força de trabalho.
"[Homem]
livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burgueses de corporação e
oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns
aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que
de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou
pelo declínio comum das classes em luta." (Karl Marx, Manifesto do Partido
Comunista)
Nas sociedades de tipo capitalista a forma principal de conflito ocorre entre suas duas classes sociais fundamentais: a burguesia versus o proletariado. É diante da contradição proveniente da existência de diferentes classes sociais que as desigualdades se consolidam em nossa sociedade.
Nas sociedades de tipo capitalista a forma principal de conflito ocorre entre suas duas classes sociais fundamentais: a burguesia versus o proletariado. É diante da contradição proveniente da existência de diferentes classes sociais que as desigualdades se consolidam em nossa sociedade.
Avaliação
Divida a sala em grupos de 4 pessoas. Reflita sobre as
desigualdades sociais presentes em nossa sociedade a partir da leitura do Manifesto do
Partido Comunista, de Karl Marx. A partir disto, faça uma
dissertação sobre a distribuição de renda no Brasil e como isso afeta na
construção do povo brasileiro.
Consultoria Rafael
Beverari
Sociólogo, mestrando na Universidade de São Paulo (USP)
Sociólogo, mestrando na Universidade de São Paulo (USP)
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