A história local dos afrodescendentes
Objetivo(s)
·
Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e
permanências nas relações sociais.
·
Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por
meio de estudos da história local.
·
Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de
afrodescendência.
·
Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à
diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.
Ano(s) 7º 8º 9º
Tempo estimado
3 aulas e atividades extraclasse em
prazo a ser definido pelo professor.
Material necessário
Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3
player, computador com acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A importância de se estudar a história
de africanos e de afrodescendentes está relacionada às profundas relações que
guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre
diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Entendemos que história do Brasil e
história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar
a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da
história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria
que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil
antes e após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a
questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma
questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de
partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas
sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas
formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também
no tempo presente.
Desenvolvimento
Comece o trabalho explorando com os
alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História
do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos
alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram
construídas sobre africanos e afrodescendentes no Brasil, sobre a cultura
africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura
brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que
surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música,
dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a
presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
História da África, incluindo elementos
da cultura e religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série
dos alunos).
Escravidão no Período Colonial e/ou no
Período do Império. As lutas e as formas de resistência, e elementos da cultura
trazida pelos africanos.
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar ideias sobre o assunto.
2ª etapa
Agora é o momento de planejar as
entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a
mediação dos seguintes pontos:
O levantamento de afrodescendentes que
sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados.
Combinar com os alunos se as entrevistas
serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados.
Elaborar as questões que serão feitas
aos entrevistados. Exemplos de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados
no portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net). O
questionário deverá ter:
1.
Nome
2.
Idade
3.
Há quanto tempo mora na localidade,
4.
Profissão, atividades que exerceu
5.
Religião
6.
O lazer no passado e no presente
7.
Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente
8.
Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afrodescendente
9.
Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs
que lutem pela defesa dos direitos dos afrodescendentes
10.
Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados
·
A definição das formas de registro da entrevista
·
Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados.
·
O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam
levados para a classe.
3ª etapa
Os grupos de alunos deverão realizar as
seguintes atividades:
·
Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista.
·
Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player
etc.)
·
Pedir permissão para fotografar os entrevistados
·
Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem
que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
·
como se deu a interação com os entrevistados
·
quais foram as informações obtidas
·
as semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados
4ª etapa
A partir das entrevistas e dos materiais
coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na
localidade, da presença (ou não) de discriminação de afrodescendentes e de
elementos da cultura de origem africana.
Produto final
O material coletado pode ser organizado:
·
em um painel com fotos e informações escritas
·
elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das
entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas
relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre a
formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.
Avaliação
Os pontos que deverão ser avaliados são:
·
envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos
·
pertinência das informações e dos materiais coletados
·
organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios
postados no blog.
Quer
saber mais?
Bibliografia
BARBOSA, R. M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre:
Artmed.
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos.
São Paulo, Cortez.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. Companhia das
Letras.
LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar: (re) lembranças
de migrantes. São Paulo, Arte & Ciência.
Na internet Materiais para aprofundar a discussão sobre racismo: www.dialogoscontraoracismo.org.br |
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/historia-local-dos-afro-descendentes
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