Diversidade sempre, desde a Educação Infantil
Valorizar diferentes raças e gêneros e pessoas com deficiência é
trabalho para todo dia. Materiais adequados são um bom aliado nessa tarefa
Ana Rita Martins (novaescola@fvc.org.br)
Preconceitos, rótulos,
discriminação. É inevitável: desde muito cedo, os pequenos entram em contato
com esses discursos negativos. Para que eles saibam lidar com a diferença com
sensibilidade e equilíbrio, é preciso que tenham familiaridade com a diversidade -
e não apenas em projetos com duração definida ou em datas comemorativas, como
ainda é habitual em vários lugares. Outra recomendação importante é que a
questão não seja tratada como um conteúdo específico (o que invalida propostas
do tipo "bom, turminha, agora vamos todos entender por que é importante
respeitar as diferenças").
Melhor que isso é abordar o
tema de jeito natural, inserindo-o em práticas diárias, como brincadeiras,
leitura e música (leia projeto institucional).
"O convívio cotidiano é a forma mais eficaz de trabalhar comportamentos e
atitudes", diz Daniela Alonso, psicopedagoga e selecionadora do Prêmio
Victor Civita - Educador Nota 10.
Para conseguir isso, uma
providência essencial é adquirir materiais didáticos que valorizem as
diferentes raças, pessoas com deficiências físicas e mental e mostrem meninos e
meninas em posição de igualdade. Ao comprar instrumentos musicais, contemple os
de diversas culturas.
No caso de brinquedos como
bonecas, já existem lojas que se preocupam especialmente em privilegiar a
diversidade. A compra de livros pode ser mais difícil: uma pesquisa da Fundação
Carlos Chagas que analisou 33 obras de Língua Portuguesa só encontrou duas
meninas não brancas nas ilustrações.
Entretanto, a busca
criteriosa e a leitura prévia costumam resolver o problema. Se a turma já
estiver em fase de alfabetização, o Guia Nacional de Livros Didáticos, do
Ministério da Educação, é a melhor referência - ele garante que as obras
recomendadas não contêm situações de discriminação.
Não se pode esquecer que os
pequenos aprendem com o exemplo dos adultos. Pensando nisso, a direção da EMEI
Aricanduva, em São Paulo, capacitou a equipe para lidar com a diversidade.
Antes, só algumas professoras trabalhavam a questão, por meio de projetos
específicos. Hoje a diversidade é contemplada em todo o currículo. "Um
resultado prático é que, agora, crianças negras que se retratavam como brancas
nos desenhos passaram a usar lápis marrom e preto", comemora a
coordenadora Cleide Andrade Silva.
Reportagem sugerida pela
leitora TUSSARA TEREZA GONÇALVES LUCAS, Belo Horizonte, MG
Quer saber mais?
Contatos
EMEI Aricanduva, Av. Olga Fadel Abarca, 21.500, 03572-020, São Paulo, SP, tel. (11) 2723-7527
Lucimar Rosa Dias, lucimarceert@uol.com.br
EMEI Aricanduva, Av. Olga Fadel Abarca, 21.500, 03572-020, São Paulo, SP, tel. (11) 2723-7527
Lucimar Rosa Dias, lucimarceert@uol.com.br
Bibliografia
Trabalhando a Diferença na Educação Infantil, Valter Roberto Silvério, 127 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-17-2002, 25,50 reais
Internet
Guias de Livros Didáticos PNLD 2008 do Ministério da Educação em www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=livro_didatico.html#guia
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/diversidade-sempre-427144.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário