Alongamento no dia a dia
Objetivo(s)
•
Identificar,
analisar e compreender as modalidades de ginástica praticadas pela comunidade
•
Vivenciar práticas
de alongamento adaptadas às condições físicas e materiais da escola
•
Reconhecer os tipos
de alongamento e os nomes dos movimentos
•
Por meio da
experimentação, compreender os efeitos do alongamento
Conteúdo(s)
Ginástica
Ginástica alternativa:
alongamento, relaxamento ou outra
Ano(s) 1º 2º 3º
Tempo estimado 3 aulas
Material necessário
•
Imagens de pessoas
praticando alongamento em situações distintas (no trabalho, no carro, em uma
academia de ginástica etc)
•
Cópias da reportagem "Máquina Voadora" (VEJA, 2398, 5
de novembro e 2014), disponível no acervo digital de Veja a partir de
07/11/2014.
•
Cópias da reportagem "De novo a polêmica
do alongamento antes do treino"
Desenvolvimento
1ª etapa
O primeiro passo é
identificar quais os exercícios praticados pela comunidade. Comece questionando
a turma sobre os espaços para a prática de ginásticas existentes no bairro onde
fica a escola. Fique atento para as respostas. Observe se os alunos citaram locais
como academias, parques, centros esportivos ou praças. Em seguida, oriente a
realização de uma pesquisa de reconhecimento das modalidades e dos seus
praticantes. Os alunos deverão responder quais os esportes mais comuns, como
são executados, com que objetivos e onde são praticados. Se desejar, inclua
outros itens no trabalho. Peça que os estudantes registrem por meio de
gravações, fotografias ou anotações (conforme os equipamentos disponíveis).
2ª etapa
Organize a apresentação das
informações coletadas, seguida de demonstrações dos movimentos que os alunos
identificaram durante a pesquisa. Por meio dos registros feitos pela turma,
identifique e apresente aos estudantes as capacidades físicas solicitadas em
cada uma das modalidades praticadas na comunidade. Lembre que exercícios com
sobrecarga média/alta e com poucas repetições empregam a força; exercícios com
sobrecarga baixa e muitas repetições empregam a resistência; e exercícios de
alongamento empregam a flexibilidade.
Conte que, uma vez que os
alunos já conhecem as atividades físicas mais praticadas na comunidade, o tema
trabalhado a partir de agora será o alongamento.
3ª etapa
Solicite aos alunos que
identificaram a existência de práticas de alongamento na comunidade que
orientem os colegas na realização dos mesmos movimentos. Na sequência, convide
os alunos a identificarem a forma de execução, os segmentos corporais envolvidos,
os efeitos percebidos e a nomenclatura adequada (flexão, extensão, rotação,
circundução etc.) registrando-os no quadro-negro ou em uma cartolina. Quando
surgirem dúvidas, retome a realização dos movimentos e peça atenção na
execução.
4ª etapa
Agora, apresente as imagens
de pessoas realizando alongamentos em situações distintas (escritório,
academia, arena esportiva etc.), que foram previamente selecionadas por você.
Você pode selecionar algumas na internet, levar para a aula exemplos
encontrados na internet ou recortados de jornais e revistas.
Prepare previamente uma
sessão de alongamentos que contemple alongamentos estáticos e dinâmicos,
diferentes movimentos e segmentos corporais. Na sua apresentação, enfatize a
variedade de funções (relaxamento, aquecimento, descontração muscular após
forte exigência) e praticantes de alongamento (trabalhadores, atletas) e, na
continuidade, organize uma vivência destacando as diferenças nas formas de
execução.
Avaliação
Divida a turma em grupos
conforme interesses e características reais ou fictícias: alunos que praticam
esportes, jogam videogame, assistem TV ou leem por períodos longos, fazem
longos trajetos a pé, entre outras. Cada grupo deverá planejar uma breve sessão
de alongamentos, apresentá-la aos colegas e comentá-la a partir do que foi
visto nas aulas. Para tanto, recomende a utilização dos registros realizados
durante o projeto.
Fique atento se a turma
alcançou os objetivos listados no início desta sequência didática: reconhecer
os tipos de alongamento, vivenciar a prática e compreender seus efeitos.
Para saber mais
Marcos Garcia
Neira. A reflexão e a prática do ensino - Educação Física. São Paulo:
Blucher, 2011.
|
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/alongamento-no-dia-dia
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