A origem do capitalismo
Objetivo(s)
Entender as
origens do capitalismo e suas modificações através dos tempos.
Conteúdo(s)
Origens do
capitalismo.
Ano(s) 1º 2º 3º
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
Cópias da
entrevista “Capitalismo
é para o povo” (VEJA 2397, 29 de outubro de 2014), disponível no
Acervo Digital a partir de 31/10/2014
Cópias da
reportagem “A psicologia das bolhas” (VEJA 2157, 22
de março de 2010)
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Duas
entrevistas publicadas em VEJA podem servir como gancho para discutir o
significado de capitalismo. Em 2010, o economista Robert Shiller, professor da
Universidade de Yale, nos EUA, disse que Ronald Reagan, presidente
norte-americano entre 1981 e 1989, e Margaret Thatcher, primeira ministra britânica
entre 1979 e 1990, exageraram ao vender o liberalismo como a solução para todos
os problemas atuais e futuros. Já o economista italiano Luigi Zingales,
professor da Universidade de Chicago, nos EUA, afirma em entrevista concedida
em 2014 que facilitar o funcionamento do mercado não é o mesmo que favorecer
grandes empresas.
Aproveite os
textos para analisar com seus alunos as origens do capitalismo, suas
características e seus dilemas ao longo do tempo.
Atividades
Pergunte aos
alunos se eles sabem como e quando surgiu o capitalismo. Ouça as respostas e
complemente-as dizendo que as origens desse sistema econômico podem ser
localizadas no período da Baixa Idade Média, entre os séculos 12 e 15. A época
foi marcada pela decadência do sistema feudal – predominante até então
– e o estabelecimento de novas relações comerciais. Ao final da Idade
Média, a produção voltada para o mercado começou a ganhar espaço, incentivando
as trocas monetárias, a organização empresarial e o espírito de lucro.
Comente com a
classe que o sistema capitalista intensificou-se a partir do final do século 16
e durante o século 17, tornando-se predominante depois da Revolução Industrial,
no século 18.
2ª etapa
Proponha que a
turma construa um painel com os principais fatos históricos da época em que
surge o capitalismo, mostrando a influência deles para a consolidação do
sistema.
Para isso,
divida os alunos em cinco grupos e peça que pesquisem os seguintes fatos
históricos: cruzadas; renascimento comercial, urbano e cultural; formação das
monarquias nacionais; reformas religiosas do século 16; e expansão comercial e
marítima europeia. A pesquisa pode ser feita no laboratório de informática ou
na biblioteca. (Caso a escola não disponha desses recursos, peça que os alunos
pesquisem em casa e tragam as informações na aula seguinte).
Terminada a
pesquisa, peça que os grupos exponham oralmente as informações que encontraram.
Anote no quadro os pontos principais apresentados e intervenha questionando
quais as possíveis influências de cada tópico na formação do sistema
capitalista. Em seguida, peça que os grupos organizem o painel – ele pode ser
feito em cartolina ou em um programa de computador – relacionando as
informações encontradas e colocando-as em ordem cronológica.
3ª etapa
Peça que os alunos
leiam a entrevista de Robert Shiller à VEJA .
Comente que, no texto, aparecem alguns nomes essenciais para a compreensão do
capitalismo, em especial Adam Smith (1723- 1790) e John Maynard Keynes
(1883-1946). Peça que os alunos façam uma pesquisa sobre esses nomes e levantem
as seguintes informações:
- Biografia
dos autores
- Contribuição
deles para a formação do pensamento capitalista
Na pesquisa
sobre a vida e as contribuições de Adam Smith deve aparecer o conceito de
mercado e de mão invisível, citados na entrevista. A turma deve perceber que o
economista escocês defendia que a busca por lucro era benéfica ao sistema. Ao
lutar por interesses próprios, o indivíduo contribuía para prosperidade geral
da sociedade.
Em relação à
Keynes, eles devem descobrir que, para o autor, a economia é instável e cabe ao
estado manter sua estabilidade. O governo, de acordo com essa visão, deve
corrigir os rumos da economia de um país, sempre que ela sair dos trilhos.
Para
finalizar, peça que os alunos relacionem as visões dos dois teóricos com as
origens do capitalismo, mostrando como o discurso deles reflete características
do sistema que perdura até hoje.
Avaliação
Verifique se,
ao final das duas aulas, os alunos conseguem sintetizar as principais
características do capitalismo e entender a contribuição dos dois teóricos para
a análise do pensamento capitalista.
Quer
saber mais?
Livro
Do Feudalismo ao Capitalismo: Transições, Samuel Sérgio Salinas, Ed. Atual |
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/origem-do-capitalismo
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