Transporte público em grandes cidades
Objetivo(s)
Conhecer as contradições do ambiente urbano
Entender a importância dos transportes públicos nas grandes
cidades
Refletir sobre a relação entre a paisagem urbana e a formulação de
políticas pública
Reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias
formas de uso e apropriação do espaço urbano
Conteúdo(s)
Lugares de vivência e cidadania
Mobilidade urbana e fluxos materiais
As cidades globais e o direito à cidade
Ano(s) 1º 2º 3º
Tempo estimado 5 aulas
Material necessário
Cópias da reportagem "Para Onde Eles Vão?"(VEJA 2368, 9 de abril de 2014)
disponível no acervo digital (http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2368&pg=96
)
Cópias da reportagem "Lições Para Dirigir Bem"(VEJA 2401, 26 de novembro de
2014) disponível no acervo digital (http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2401&pg=102
)
Cópia do mapa da rede de transporte da cidade
Cópias do texto "Mobilidade urbana, sustentabilidade, direito a cidade,
participação popular e processos democráticos" (http://www.confea.org.br/media/confea_mobilidade_urbana_miolo.pdf
)
Projetor de imagem para os trabalhos dos estudantes e par que todos
assistam ao documentário "Cidades - da aldeia à
megalópole", de Nancy LeBrun (https://www.youtube.com/watch?v=9nKDbS_dvBo
)
Computadores com acesso à internet ou biblioteca para as pesquisas
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A mobilidade urbana é um das questões mais críticas das grandes cidades.
No Brasil, o ponto é preocupante, uma vez que os serviços públicos mostram-se
escassos, precários e mal dimensionados. As contradições ficam evidentes quando
observamos com mais atenção o impulso, o incentivo e o investimento econômico e
tecnológico que fomentam o modelo de transporte automotivo individualizado. Na
contramão, os espaços para circulação de pessoas e para o transporte público é
reduzido. Fica claro, inclusive no comportamento das pessoas no trânsito, o
predomínio abusivo do transporte privado e individual, mesmo que sua
preponderância não seja saudável nem para as cidades nem para os pulmões de
seus habitantes.
Para entender as relações complexas que envolvem a rede de transporte, é
preciso ressaltar conhecimentos prévios, problematizar o tema no contexto
global-local e, sobretudo, conhecer e refletir sobre lugares de vivencia.
Inicie
conversando com seus alunos. Lembre que a maioria da população mundial e do
Brasil vive nos centros urbanos. Destaque
os principais aspectos que levaram à concentração populacional nas cidades e
como os processos urbanos, sobretudo no Brasil, estabeleceram relações de
contradições socioeconômicas e degradação ambiental. Essa premissa estabelecerá
fundamentos para abordagem de três eixos centrais no plano de aula: mobilidade urbana, transporte público e direito à
cidade.
Em
seguida, encaminhe a leitura das duas reportagem publicadas em VEJA. Explique
que os adolescentes devem destacar nos textos aspectos que ilustrem os
conteúdos de Geografia. Por exemplo: modo de vida urbano, inversão da proporção
na concentração da população rural em população urbana, competitividade do
mercado capitalista na era da revolução técnico-científica e informacional, os
problemas de acessibilidade e qualidade de vida nas grandes cidades etc. Peça
que os alunos troquem suas observações.
Solicite,
para a próxima aula, que os alunos observem com um olhar atento o sistema de
transporte que usam no cotidiano. Peça para que eles tragam mapas e guias do
sistema de transporte público da cidade.
2ª etapa
Traga os três eixos (mobilidade urbana, transporte público e direito à
cidade) para discussão entre os alunos e incentive que eles observem os
transportes que usam e o espaço ao redor. A ideia é criar um repertório de
questões-problemas e reflexões.
Nessa
fase do plano de aula, a fonte de informação primordial é a percepção dos
alunos. Observe quais aspectos emergem nos diálogos, e destaque questões como:
·
Qual é o meio de transporte mais utilizado
no cotidiano?
·
Quais são as condições de acesso?
·
Quais são as condições dos transportes?
Eles estão em bom estado de conservação ou precisam de manutenção/troca? São
seguros?
·
Como é a circulação desse transporte?
·
Quanto tempo é gasto entre o ir e vir?
·
Quanto custa para percorrer o trajeto
cotidiano?
Esse
momento da problematização e reflexão são essenciais, pois contribui para
construção de argumentos necessários à formação cidadã. Conforme o aluno
questiona sua própria realidade, busca mais conhecimento e cresce o desejo de
participação nas decisões de interesse público e coletivo. A cidadania,
portanto, é um processo continuo, marcado pela valorização do sujeito diante do
mundo e do lugar onde ele vive.
3ª etapa
Distribua cópias do texto "Mobilidade urbana, sustentabilidade,
direito a cidade, participação popular e processos democráticos",
disponível neste link. (http://www.confea.org.br/media/confea_mobilidade_urbana_miolo.pdf
)
Oriente a leitura do sumário, onde estão elencados os principais pontos
a serem discutidos no texto. Nesse momento, é importante que o professor tenha
selecionado anteriormente alguns trechos para conversar com seus alunos sobre
os seguintes temas: mobilidade urbana, sustentabilidade, direito a cidade, participação
popular e processos democráticos.
Se houver projetor de imagens disponível em sua escola, você pode
utilizá-lo neste momento. Esse material contém gráficos e imagens
interessantes, vale apresentá-los durante sua explicação para estimular o interesse
dos alunos na leitura integral do texto.
Nesta etapa, os alunos estarão pensando no contexto onde vivem. Agora é
o momento de conhecerem outras realidades. Mostre que alguns problemas são
universais. Para tanto, separe um momento da aula para exibir o documentário "Cidades - de aldeia
à megalópole". A exposição tem a intenção de contribuir para
uma análise comparativa entre grandes cidades globais e o sistema de transporte
urbano. O aluno deverá perceber que em um panorama geral os processos de
urbanização são semelhantes, indicam contradições que geram desigualdades e
impactos socioambientais. Contudo não são idênticos, o que explicita o quanto é
importante a leitura do lugar para encontrar soluções em escala local. Após o
filme, inicie um breve debate com a turma problematizando essas questões e ouvindo
as opiniões que surgirem.
As reportagens de VEJA lidas no começo da sequência podem ser
recuperadas neste momento, já que apresentam o que cidades em vários países do
mundo fizeram para melhorar seus sistemas de transporte.
4ª etapa
Convide a turma a buscar diferenças ou semelhanças entre os exemplos
vistos e o município onde vivem. Disponibilize o mapa da cidade e divida a
turma em grupos. Permita que os alunos escolham o formato de apresentação dos
trabalhos, favorecendo a criatividade e a autonomia.
Cada um deverá usar o conteúdo estudado para propor soluções para a
cidade onde fica a escola. Oriente os alunos a pensar primeiro nos temas que
foram discutidos durante a aula, e que tem a ver com as realidades de outros
países. Depois, incite-os a pensar nos problemas locais e a identificar outros
lugares onde tais problemas também ocorrem. Para isso, eles podem usar o
laboratório de informática, a biblioteca ou quaisquer outras fontes de
pesquisa. No final, os grupos precisam apresentar propostas concretas de
possíveis intervenções urbanas ou de políticas públicas que poderiam ser
formuladas para resolver os conflitos vigentes.
Durante a apresentação, conduza a análise coletiva das ideias e formule
um quadro com as sugestões da turma.
Explique
para os alunos que esse conjunto de propostas levantadas por eles pode ser
encaminhado para a Câmara dos Vereadores. Veja o que eles acham da ideia.
Conforme as respostas, organize um encaminhamento para o Poder Legislativo
Municipal.
Avaliação
Use as discussões em sala, as pesquisas e a proposta final para avaliar
os estudantes. Observe se cada um entende seu papel como protagonista do espaço
geográfico e momento histórico onde se insere. Essa relação é desencadeadora de
processos de cidadania, autonomia e liberdade de expressão.
Analise se, ao final, os adolescentes se sentiram efetivamente motivados
a assumir uma leitura mais responsável de seus processos de vivências,
observando em especial a questão da mobilidade urbana e justiça social.
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/transporte-publico-em-grandes-cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário