Exemplo de questionário para avaliar como sua escola
aborda o racismo
Adaptadas do
modelo da CMEB Mário Leal da Silva, as perguntas abaixo auxiliam você a fazer
um diagnóstico, junto aos professores e à equipe, de como as questões raciais
são tratadas na sua instituição
Assinale a
alternativa que corresponde à realidade do seu ambiente escolar
1.
A
trajetória histórica do negro é estudada:
A-
No Dia
da Abolição da Escravatura, em agosto, mês do folclore, e no Dia da Consciência
Negra.
B-
Como
conteúdo, nas várias áreas que possibilitam tratar o assunto.
C-
Não é
estudada.
2.
Acredita-se
que o racismo deve ser tratado:
A-
Pedagogicamente
pela escola.
B-
Pelos
movimentos sociais.
C-
Quando
acontecer algum caso evidente na escola.
3.
A
cultura negra é estudada:
A-
Como
parte do rico folclore do Brasil.
B-
Como um
instrumento da prática pedagógica.
C-
Quando
é assunto da mídia.
4.
O
currículo:
A-
Baseia-se
nas contribuições das culturas europeias representadas nos livros didáticos.
B-
Constrói-se
baseado em metodologia que trata positivamente a diversidade racial,
visualizando e estudando as verdadeiras contribuições de todos os povos.
C-
Procura
apresentar aos alunos informações sobre os indígenas e negros brasileiros.
5.
O
professor:
A-
Posiciona-se
de forma neutra quanto às questões sociais. É o transmissor de conteúdos dos
livros didáticos e manuais pedagógicos.
B-
Reavalia
sua prática refletindo sobre valores e conceitos que traz introjetados sobre o
povo negro e sua cultura, repensando suas ações cotidianas.
C-
Tem
procurado investir em sua formação quanto às questões raciais.
6.
O trato
das questões raciais:
A-
É feito
de forma generalizada, pois a escola não tem possibilidade de incidir muito
sobre ele.
B-
É
contextualizado na realidade do aluno, levando-o a fazer uma análise crítica
dessa realidade, a fim de conhecê-la melhor, e comprometendo-se com sua
transformação.
C-
Não é
considerado assunto para a escola.
7.
As
diferenças entre grupos etnoculturais:
A-
Não são
tratadas, pois podem levar a conflitos.
B-
Servem
como reflexão para rever posturas etnocêntricas e comparações hierarquizantes.
C-
São
mostradas como diversidade cultural brasileira.
8.
As
situações de desigualdade e discriminação presentes na sociedade são:
A-
Pontos
para reflexão para todos os alunos.
B-
Pontos
para reflexão para os alunos discriminados.
C-
Instrumentos
pedagógicos para a conscientização dos alunos quanto à luta contra todas as
formas de injustiça social.
9.
Acredita-se
que, para fortalecer o relacionamento, a aceitação da diversidade étnica e o
respeito, a escola deve:
A-
Promover
o orgulho ao pertencimento racial de seus alunos.
B-
Procurar não
dar atenção para as visões estereotipadas sobre o negro nos livros, nas
produções e nos textos do material didático.
C-
Promover
maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras.
10. Quanto à
expressão verbal:
A-
Acredita-se
que a linguagem usada no cotidiano escolar tem o poder de influir nas questões
de racismo e discriminação.
B-
Usam-se
eufemismos para se referir a etnia dos alunos, para não ofendê-los.
C-
A
linguagem não tem influência direta nas questões raciais.
11. Quanto ao
trabalho escolar:
A-
Alguns
professores falam da questão racial em determinadas etapas do ano letivo.
B-
Existe
resistência dos professores para tratar a questão racial com relação à luta
contra todas as formas de injustiça social.
C-
Existe
um trabalho coletivo sobre a questão racial com a participação de todos,
inclusive da direção e dos funcionários.
12. Quanto à
biblioteca:
A-
Existem
muitos e variados livros sobre a questão racial que contemplam alunos e
professores.
B-
Existem
alguns tipos de livros (dois ou três) que contemplam a questão racial.
C-
Não
existem livros sobre o tema.
13. Quanto à
capacidade dos professores sobre a questão racial:
A-
Algumas
vezes no ano fazemos cursos ou grupos de estudo sobre a questão racial.
B-
Ainda
não tivemos a oportunidade de estudar a questão.
C-
Procuramos
incorporar o assunto nas discussões de reuniões pedagógicas, grupos de estudo e
momentos de formação.
14. No trato das
questões de gênero:
A-
A
homossexualidade é percebida e discutida no espaço escolar.
B-
Há um
trabalho efetivo de combate à homossexualidade na escola.
C-
Não se
considera a homossexualidade um assunto a ser discutido na escola.
15. As discussões
sobre a questão da mulher:
A-
Não se
discute com os alunos a história da discriminação das mulheres na sociedade.
B-
A
situação feminina é tratada em momentos pontuais, como no Dia Internacional da
Mulher.
C-
A
questão da mulher é amplamente discutida e incorporada aos conteúdos
curriculares.
16. Quanto à
abordagem sobre populações indígenas:
A-
A
temática é tratada considerando as informações de livros didáticos e no Dia do
Índio.
B-
Existe
resistência dos professores para trabalhar criticamente essa temática.
Gabarito
Resultado:
Até 06 pontos
1-
Fase da
individualidade
A questão
racial ainda é tabu na escola, que se mantém silenciosa quando o assunto é
discriminação. A diversidade étnica é desconsiderada, mesmo que tenha muitos
alunos de diferentes origens em sua escola. Enquanto isso, as crianças perdem a
oportunidade de formar valores essenciais para uma convivência harmônica em
sociedade. Que pena.
De 07 a 18
pontos
2-
Fase da
negação
Embora a
maioria dos professores negue a existência do racismo na sociedade e no
ambiente escolar, o assunto começa a ser discutido na sua escola. No currículo,
a cultura negra é considerada folclore e a história do povo negro não é exemplo
de luta pela cidadania. Na tentativa de amenizar a situação, alguns professores
apenas comentam a questão no Dia da Abolição da Escravatura e no Dia da
Consciência Negra, não é mesmo?
De 19 a 24
pontos
3-
Fase do
reconhecimento
Muito bem! Sua
escola está no caminho correto, pois reconhece a necessidade urgente de
transformar o ambiente em um espaço de luta contra o racismo e a discriminação.
Os alunos aprenderam conceitos sobre os diferentes grupos presentes na
sociedade e a realidade de cada um é reconhecida e trabalhada. Continue a
enfrentar esse belo desafio.
26 pontos ou
mais
4-
Fase do
avanço
Parabéns! Sua
escola progrediu bastante para construir-se verdadeiramente democrática.
Visualiza com dignidade os diversos grupos étnicos e usa suas contribuições
como ferramentas pedagógicas no trato da diversidade. Certamente, os alunos
negros de sua escola têm a autoestima elevada e orgulho de sua origem. Todos os
alunos reconhecem a necessidade de respeitar as diferenças e sabem que elas não
significam superioridade nem inferioridade.
http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/questionario-diagnostico-racismo-532722.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário