terça-feira, 11 de novembro de 2014

Exemplo de questionário para avaliar como sua escola aborda o racismo

Adaptadas do modelo da CMEB Mário Leal da Silva, as perguntas abaixo auxiliam você a fazer um diagnóstico, junto aos professores e à equipe, de como as questões raciais são tratadas na sua instituição

Assinale a alternativa que corresponde à realidade do seu ambiente escolar
1.      A trajetória histórica do negro é estudada: 
A-    No Dia da Abolição da Escravatura, em agosto, mês do folclore, e no Dia da Consciência Negra. 
B-     Como conteúdo, nas várias áreas que possibilitam tratar o assunto. 
C-     Não é estudada.

2.      Acredita-se que o racismo deve ser tratado:
A-    Pedagogicamente pela escola. 
B-     Pelos movimentos sociais. 
C-     Quando acontecer algum caso evidente na escola.

3.      A cultura negra é estudada: 
A-    Como parte do rico folclore do Brasil. 
B-     Como um instrumento da prática pedagógica. 
C-     Quando é assunto da mídia.

4.      O currículo: 
A-    Baseia-se nas contribuições das culturas europeias representadas nos livros didáticos. 
B-     Constrói-se baseado em metodologia que trata positivamente a diversidade racial, visualizando e estudando as verdadeiras contribuições de todos os povos. 
C-     Procura apresentar aos alunos informações sobre os indígenas e negros brasileiros.

5.      O professor: 
A-    Posiciona-se de forma neutra quanto às questões sociais. É o transmissor de conteúdos dos livros didáticos e manuais pedagógicos. 
B-     Reavalia sua prática refletindo sobre valores e conceitos que traz introjetados sobre o povo negro e sua cultura, repensando suas ações cotidianas. 
C-     Tem procurado investir em sua formação quanto às questões raciais.

6.      O trato das questões raciais: 
A-    É feito de forma generalizada, pois a escola não tem possibilidade de incidir muito sobre ele. 
B-     É contextualizado na realidade do aluno, levando-o a fazer uma análise crítica dessa realidade, a fim de conhecê-la melhor, e comprometendo-se com sua transformação. 
C-     Não é considerado assunto para a escola.

7.      As diferenças entre grupos etnoculturais: 
A-    Não são tratadas, pois podem levar a conflitos. 
B-     Servem como reflexão para rever posturas etnocêntricas e comparações hierarquizantes. 
C-     São mostradas como diversidade cultural brasileira.

8.      As situações de desigualdade e discriminação presentes na sociedade são: 
A-    Pontos para reflexão para todos os alunos. 
B-     Pontos para reflexão para os alunos discriminados. 
C-     Instrumentos pedagógicos para a conscientização dos alunos quanto à luta contra todas as formas de injustiça social.

9.      Acredita-se que, para fortalecer o relacionamento, a aceitação da diversidade étnica e o respeito, a escola deve: 
A-    Promover o orgulho ao pertencimento racial de seus alunos. 
B-     Procurar não dar atenção para as visões estereotipadas sobre o negro nos livros, nas produções e nos textos do material didático. 
C-     Promover maior conhecimento sobre as heranças culturais brasileiras.

10.  Quanto à expressão verbal: 
A-    Acredita-se que a linguagem usada no cotidiano escolar tem o poder de influir nas questões de racismo e discriminação. 
B-     Usam-se eufemismos para se referir a etnia dos alunos, para não ofendê-los. 
C-     A linguagem não tem influência direta nas questões raciais.

11.  Quanto ao trabalho escolar: 
A-    Alguns professores falam da questão racial em determinadas etapas do ano letivo. 
B-     Existe resistência dos professores para tratar a questão racial com relação à luta contra todas as formas de injustiça social.
C-     Existe um trabalho coletivo sobre a questão racial com a participação de todos, inclusive da direção e dos funcionários. 

12.  Quanto à biblioteca: 
A-    Existem muitos e variados livros sobre a questão racial que contemplam alunos e professores. 
B-     Existem alguns tipos de livros (dois ou três) que contemplam a questão racial. 
C-     Não existem livros sobre o tema.

13.  Quanto à capacidade dos professores sobre a questão racial: 
A-    Algumas vezes no ano fazemos cursos ou grupos de estudo sobre a questão racial. 
B-     Ainda não tivemos a oportunidade de estudar a questão. 
C-     Procuramos incorporar o assunto nas discussões de reuniões pedagógicas, grupos de estudo e momentos de formação.

14.  No trato das questões de gênero: 
A-    A homossexualidade é percebida e discutida no espaço escolar. 
B-     Há um trabalho efetivo de combate à homossexualidade na escola. 
C-     Não se considera a homossexualidade um assunto a ser discutido na escola.

15.  As discussões sobre a questão da mulher: 
A-    Não se discute com os alunos a história da discriminação das mulheres na sociedade. 
B-     A situação feminina é tratada em momentos pontuais, como no Dia Internacional da Mulher. 
C-     A questão da mulher é amplamente discutida e incorporada aos conteúdos curriculares.

16.  Quanto à abordagem sobre populações indígenas: 
A-    A temática é tratada considerando as informações de livros didáticos e no Dia do Índio.
B-     Existe resistência dos professores para trabalhar criticamente essa temática. 
C-     A escola procura romper com os estereótipos que inferiorizam a cultura destes povos.

Gabarito

Resultado:
Até 06 pontos 
1-      Fase da individualidade 
A questão racial ainda é tabu na escola, que se mantém silenciosa quando o assunto é discriminação. A diversidade étnica é desconsiderada, mesmo que tenha muitos alunos de diferentes origens em sua escola. Enquanto isso, as crianças perdem a oportunidade de formar valores essenciais para uma convivência harmônica em sociedade. Que pena.

De 07 a 18 pontos 
2-      Fase da negação 
Embora a maioria dos professores negue a existência do racismo na sociedade e no ambiente escolar, o assunto começa a ser discutido na sua escola. No currículo, a cultura negra é considerada folclore e a história do povo negro não é exemplo de luta pela cidadania. Na tentativa de amenizar a situação, alguns professores apenas comentam a questão no Dia da Abolição da Escravatura e no Dia da Consciência Negra, não é mesmo?

De 19 a 24 pontos 
3-      Fase do reconhecimento 
Muito bem! Sua escola está no caminho correto, pois reconhece a necessidade urgente de transformar o ambiente em um espaço de luta contra o racismo e a discriminação. Os alunos aprenderam conceitos sobre os diferentes grupos presentes na sociedade e a realidade de cada um é reconhecida e trabalhada. Continue a enfrentar esse belo desafio.

26 pontos ou mais 
4-      Fase do avanço 
Parabéns! Sua escola progrediu bastante para construir-se verdadeiramente democrática. Visualiza com dignidade os diversos grupos étnicos e usa suas contribuições como ferramentas pedagógicas no trato da diversidade. Certamente, os alunos negros de sua escola têm a autoestima elevada e orgulho de sua origem. Todos os alunos reconhecem a necessidade de respeitar as diferenças e sabem que elas não significam superioridade nem inferioridade.


http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/questionario-diagnostico-racismo-532722.shtml

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