Blocos econômicos e sua influência na
regionalização do espaço mundial
Conteúdos
- Blocos
econômicos (NAFTA, MERCOSUL, UE, CEI, Apec, Asean, entre outros).
-
Globalização.
Anos 8º e 9º
Tempo estimado Três aulas de cinquenta
minutos.
Material necessário
- Mapa-múndi encartado à Nova
Escola.
- Cópias reduzidas do
planisfério, em quantidade para o trabalho em duplas ou trios.
- Papel de seda ou vegetal.
- Lápis de cor, lápis ou
lapiseira e borracha.
Desenvolvimento
1ª aula
Exponha
na classe o planisfério político e mostre (em cópias impressas ou no
computador, se disponível) a animação do site da Nova Escola sobre a
configuração dos blocos econômicos e as mudanças nos centros de poder ao longo
da história. Converse com os alunos sobre o que eles pensam a respeito da
formação dos blocos, como eles mudaram no decorrer do tempo e como está o
cenário nos dias de hoje, levando em consideração três momentos principais: 1)
o início do século XX mundo pré-guerras 2) a bipolarização do mundo
pós-guerra e 3) o contexto atual. Localizem, então, no mapa-múndi, os
principais blocos atuais, como MERCOSUL, NAFTA, UE e Apec, discutindo os
principais aspectos que os diferenciam e os tornam importantes no cenário
econômico e geopolítico internacional.
2ª aula
Proponha
a confecção de croquis cartográficos. Relembre conceitos que devem ser
utilizados, como título, legenda e escala. Para começar a atividade, os alunos
devem sobrepor o papel de seda ou vegetal à cópia do planisfério. Em seguida,
contornar os limites de cada continente e, utilizando cores diferentes,
contornar as áreas de abrangência de cada bloco econômico. Em seguida,
confeccionarão as legendas conforme os elementos representados no croqui. Ao
final, deverão colocar um título adequado ao aspecto representado.
3ª aula
Com os
croquis prontos, inicie um debate sobre o papel dos blocos na economia global,
não esquecendo de mencionar os países que estão excluídos desse processo
(principalmente os países africanos, da América Central e alguns do sudoeste e
sul da Ásia). Monte com a turma uma lista das principais características
econômicas, políticas e culturais dos países inseridos nos blocos, em
contraposição àqueles que não estão inseridos nesse tipo de integração. Peça
aos alunos que elaborem, individualmente, um pequeno relatório registrando seu
entendimento a respeito das aulas.
Avaliação
Avalie a
participação da turma durante as aulas e o envolvimento com as atividades
propostas. Em aulas posteriores, utilize o croqui cartográfico e o relatório
individual como instrumentos de registro da aprendizagem.
Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Globalização e Espaço Geográfico, Eustáquio de Sene, Ed. Contexto, 192 págs., (11) 3832-5838, 27 reais.
Globalização e Espaço Geográfico, Eustáquio de Sene, Ed. Contexto, 192 págs., (11) 3832-5838, 27 reais.
Novas Geopolíticas, José Willian
Vesentini, Ed. Contexto, 128 págs., (11) 3832-5838, 22 reais.
Territórios Alternativos, Rogério
Haesbaert, Ed. Contexto, 188 págs., (11) 3832-5838, 31 reais.
Consultoria: Ana Lúcia de Araújo Guerrero
Mestre em Geografia Humana pela USP, professora de Geografia da See-Saw Panamby Bilingual School e colaboradora do Laboratório de Ensino e Material Didático (USP).
Mestre em Geografia Humana pela USP, professora de Geografia da See-Saw Panamby Bilingual School e colaboradora do Laboratório de Ensino e Material Didático (USP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário