Conflitos entre ética e medicina
Aproveite uma reportagem sobre
cirurgias plásticas extremar para discutir a relação entre ética e medicina
Objetivos
- Discutir questões relativas
à imagem própria
- Relacionar a busca de uma
imagem ideal com possibilidades trazidas pelos avanços da medicina
- Problematizar questões
éticas implicadas em avanços e praticas da medicina
Conteúdo
- Ética e medicina
- Valores da sociedade
contemporânea
Material necessário
Cópias da reportagem
Intervenções radicais, de Thais Botelho (Veja, 2328, 3 de julho de 2013)
Tempo estimado Duas aulas
Introdução
A
imagem de um indivíduo frente aos outros tem um valor elevado em nossa
sociedade. Para que alguém seja socialmente aceito, é necessário que sua imagem
seja a reprodução de um ideal sustentado e aceito pelos grupos sociais com quem
convivemos. Os avanços da medicina oferecem técnicas cada vez mais desenvolvidas
de intervenção para que esse ideal seja reproduzido em larga escala.
Ao
analisar essa situação, vemos sua complexidade: de um lado, há o relacionamento
do indivíduo com a imagem posta socialmente e sua liberdade de reproduzi-la ou
rejeita-la; do outro, põe-se como questão quais são os limites das práticas
médias, ou seja, sua relação com a Ética, e a influência desse fator nas
liberdades individuais. Utilize a matéria publicada em Veja para
levantar esse debate com seus alunos.
Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua
cópias da reportagem de Veja e estabeleça um tempo para que a turma a
leia individualmente. Em seguida, discuta a reportagem, pedindo para que cada
aluno diga o que compreendeu da matéria e pergunte o porquê de algumas pessoas
fazerem intervenções cirúrgicas como as mostradas.
Partindo
das hipóteses levantadas pelos alunos, explique que todo indivíduo estabelece
uma imagem de si. Ressalte que a construção dessa imagem não é uma operação
simples e envolve diversos fatores, como s ideais estabelecidos e aceitos pela
sociedade. Por isso, não são raras as pessoas que utilizam diversos
procedimentos capazes de lhes dar a imagem desejada.
Explique
que a busca pela aparência deseja não é algo necessariamente ruim, afinal é o
exercício do direito individual de fazer com seu corpo o que lhe satisfizer,
que deve sempre ser respeitado pelos outros e assegurado por leis.
Dito
isso, peça que os alunos listem outros aspectos que também estão envolvidos
nessa discussão. Por exemplo: é necessário refletir em que medida esse esforço
em busca da satisfação pessoal não se trata apenas da tentativa de reproduzir
uma imagem estabelecida pela sociedade como ideal e, por isso, imposta como a
que define o conceito de beleza. Pergunte à turma se eles conseguem identificar
o problema envolvido nisso: a perda das características singulares de cada um.
Também
é importante estimular a turma a discutir a validade dos recursos utilizados
para atingir esse ideal. Questione os alunos: é válido possível fazer uso de
qualquer meio? Em um primeiro olhar, somos levados a concordar que os
procedimentos com maior risco a saúde não são válidos. É preciso ressaltar,
entretanto, que não existe uma definição precisa e amplamente aceita sobre o
conceito de saúde e, por consequência do que faz bem a ela.
Outra
pergunta que pode ser colocada aos alunos é: sendo dever do Estado zelar pelo
bem dos cidadãos, não deveria haver uma lei que proibisse procedimentos
potencialmente danosos? Aqui, é preciso também considerar em que medida essa
legislação não é uma intervenção sobre a liberdade de cada um decidir o que
fazer com seu corpo.
Questões
como essas, sempre polêmicas, envolvem uma complicada relação entre direitos,
valores de uma sociedade e, nesse caso, o papel da medicina, uma vez que é esta
a ciência mais diretamente ocupada com a vida humana e com os cuidados para a
sua manutenção. Essas questões se articulam, de diversos modos, também em torno
do estudo da Bioética. Peça que os alunos pesquisem em casa, para a próxima
aula, algumas informações referentes a esse assunto, como sua definição, sua
aplicação e questões colocadas em debate.
2ª etapa
Comece
a aula pedindo para os alunos dizerem os resultados de suas pesquisas,
comparando os diferentes resultados. Explique que os estudos de Bioética são,
de certa forma, muito recentes, tendo ganhado mais corpo desde a década de 70
do século passado. Estão nesse campo questões relativas ao desenvolvimento e
preservação da espécie humana, mas também ao conjunto da vida de nosso planeta.
Por isso, uma parte considerável da ética médica se inclui aí.
Conte
aos alunos que se entende por Ética o campo da filosofia destinado ao estudo
dos valores morais, ou seja, aos mecanismos de definição de algo como bom ou
ruim. A vinculação entre esse campo e ciência trata da necessidade de
considerar as consequências morais de ações realizadas em uma determinada
ciência.
Faça
uma retomada histórica do assunto. Explique que no passado acreditava-se que a
capacidade de a ciência determinar de forma exata e precisa seus conhecimentos
e procedimentos implicaria na ausência de questões éticas sobre seu trabalho:
uma vez bem obedecidos os procedimentos e métodos científicos, tudo o que for
resultante desse processo é verdadeiro. Assim, não caberia perguntar se um
determinado procedimento científico ou técnico é moralmente aceitável ou não.
Esse
ponto de vista sofreu diversas críticas, principalmente ao longo do século 20.
A verificação de atrocidades feitas em nome da pesquisa científica, como
experimentos feitos com humanos, mostrou que é preciso considerar aspectos
Éticos também sobre a ciência. Por isso, é necessário que os cientistas
reflitam não somente sobre os resultados de um experimento, mas também sobre os
riscos para pessoas ou outros seres envolvidos nos seus procedimentos.
Tal
preocupação com a ética envolvida na prática científica não se aplica
exclusivamente aos laboratórios de pesquisa. As práticas científicas cotidianas
também devem se enquadrar nesse processo. Trata-se de um ponto especialmente
polêmico as relações entre ética e medicina. São temas presentes nessa
discussão, por exemplo, a eutanásia, o aborto, a clonagem, entre muitos outros.
Explique
que essas questões são polêmicas, pois envolvem um nó entre o direito
individual, um valor imposto pela sociedade, acrescido agora do problema de
como se entender a relação que o procedimento técnico da medicina deve lidar
com isso.
A
reportagem distribuída aos alunos mostra casos de intervenções técnicas
extremas, mas realizadas para atender aos desejos dos pacientes. Levante a
discussão sobre se a medicina deve restringir a prática de tais intervenções,
alegando que não há benefícios à saúde do indivíduo em intervenções tão
radicais, ou deve ficar a cargo do indivíduo decidir ou não por tais
intervenções, responsabilizando-se pelas consequências? Levante outras
questões. Por exemplo: qual o limite entre as práticas que melhoram a saúde e
as que prejudicam? A solução para essas questões não pode ser dada de forma
simples e direta, e a sociedade está aberta aos debates e às polêmicas que
advém desses temas.
Peça
aos alunos que, a partir da matéria distribuída e das discussões em sala de
aula, elaborem em casa uma dissertação sobre o tema "Ética, ciência e
valores individuais", incluindo nisso seus pontos de vista de forma
argumentativa e estabelecendo relações com o conteúdo estudado.
Avaliação
A
avaliação deve ser feita pela consideração da participação dos alunos nos
debates em sala de aula, e pela análise da dissertação por eles elaborada.
Considere como eles entenderam a relação entre ética e ciência, especialmente
com a medicina, quais os problemas envolvidos na articulação entre valores
éticos e técnicas científicas, e o papel que há nessa relação para a
determinação individual sobre essa questão. Além disso, considere como eles
argumentam seus próprios pontos de vista a partir das questões tratadas.
Igor Silva Alves
Mestre em Filosofia pela USP
Mestre em Filosofia pela USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário