Sistema
Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue
Explique para a turma o funcionamento
do sistema circulatório e apresente as principais doenças cardiovasculares
Objetivos
-
Conhecer os componentes do sistema circulatório e compreender seu funcionamento
-
Apresentar as principais doenças que acometem o sistema circulatório
Conteúdo
Fisiologia
Humana
Materiais necessários
-
Cópias da reportagem de VEJA "Doenças cardiovasculares ainda são
a principal causa de morte no mundo", disponível aqui
-
Laboratório de informática
Tempo - Duas aulas
Introdução
A
reportagem "Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte
no mundo", publicada em Veja, mostra o ranking mundial das principais
causas de morte nos anos de 2000 e 2011, com destaque para as doenças
cardiovasculares. Professor, utilize esta reportagem para explicar para a turma
o funcionamento do sistema circulatório. Aproveite ainda para apresentar as
principais doenças cardiovasculares.
Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Distribua
para a turma cópias da reportagem "Doenças cardiovasculares ainda são a
principal causa de morte no mundo", publicada no site de Veja, e estipule
um tempo para os alunos lerem silenciosamente a reportagem. Após a leitura,
pregunte o que eles entenderam da reportagem? Converse sobre as principais
causas de morte no mundo, destaque que as primeiras colocadas são as doenças
cardiovasculares. Pergunte se eles sabem o que são doenças cardiovasculares.
Qual órgão é o mais afetado nessas enfermidades? Escute as respostas da turma,
é provável que a maioria responda que o órgão mais afetado é o coração.
Aproveite as respostas dos alunos e questione a turma se eles sabem qual é a
função do coração, explique que o coração é o principal órgão do sistema circulatório.
Faça um levantamento sobre os conhecimentos da turma sobre o funcionamento do
sistema circulatório.
2ª etapa
Agora
que você já escutou as respostas da turma sobre o sistema circulatório,
explique que este sistema é composto pelo coração, os vasos sanguíneos (veias e
artérias) e o sangue. Este último é o responsável pelo transporte e a
distribuição de nutrientes, oxigênio e hormônios para as células de vários
órgãos. É responsável também pelo transporte de resíduos do metabolismo, para
que possam ser eliminados do corpo. Utilize uma imagem para explicar para a
galera a anatomia do coração. Destaque que o sangue rico em CO2 chega pelo lado
direito, através das veias cavas, é bombeado para o pulmão e retorna ao lado
esquerdo do coração rico em O2, pelas veias pulmonares. Após isso, é bombeado
para o restante do corpo através da aorta.
Depois
disso, explique, através de outra imagem, como funciona a circulação sanguínea
no organismo humano. Explique que a circulação dos mamíferos é fechada (o
sangue está sempre dentro dos vasos sanguíneos ou do coração), dupla (o sangue
passa pelo coração duas vezes - circulação pulmonar e circulação sistêmica) e
completa (não ocorre mistura entre o sangue rico em CO2 e o sangue rico em O2).
3ª etapa
Depois
de abordar todos os conceitos referentes ao sistema circulatório, esclareça
eventuais dúvidas e proponha uma atividade, que deverá ser realizada no
laboratório de informática. Solicite que os alunos, individualmente ou em
dupla, visualizem o caminho percorrido pelo sangue a partir desta animação.
Faça
uma pausa para esclarecer as dúvidas e solicite que a turma faça os exercícios
presentes na animação.
4ª etapa
De
volta a sala de aula, retome a reportagem da revista VEJA "Doenças
cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo". Relendo o
ranking das principais causas de morte nos anos de 2000 e 2011, chame a atenção
dos alunos para o fato de que as duas primeiras colocadas, nos dois anos, foram
doenças relacionadas ao sistema circulatório: cardiopatia isquêmica e infarto.
Divida a turma em dois grupos e solicite uma pesquisa sobre estas duas doenças.
A pesquisa deve conter os sintomas, os danos leves e graves para a pessoa
acometida, os agravantes e as maneiras de prevenir estas doenças. O produto
final da atividade deve ser a apresentação de cada grupo para o restante da
turma e a elaboração de um relatório com todas as informações pesquisadas.
Avaliação
Como
avaliação utilize o interesse e a participação dos alunos durante as aulas,
assim como a relevância da pesquisa apresentada e a apresentação feita para a
turma.
Saiba mais:
GUYTON,
A.C. Fisiologia Humana. 6ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana.
Cláudia Sirlene de Oliveira
Bióloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria
Bióloga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria
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