Primeira vez: quando é chegada a hora?
Há algum tempo,
ninguém preguntava ao professor sobre quando era chegada a hora de transar. Os
meninos eram pressionados por familiares e amigos assim que começavam a
ejacular e as meninas sabiam que isto só era aceito após o casamento. Essa
referência ainda permanece para muitas famílias atualmente, mas para a maioria
dos jovens ela já não serve mais. Identificar o momento de iniciar a vida
sexual se tornou uma decisão pessoal. Essa responsabilidade gera ansiedade,
muita insegurança e… pouca concentração para a aprendizagem dos conteúdos das diversas
disciplinas.
Quando um garoto
começa a ejacular não significa que ele esteja maduro sexual e emocionalmente
para transar. Na maioria das vezes, ele ainda está aprendendo, por meio de
aproximações sucessivas, a reconhecer os sinais no jogo da sedução. O
mesmo vale para as meninas, a menstruação é um sinal físico de que o corpo
delas já está pronto para uma gestação, mas isso, nem de longe significa que
esse é o momento mais adequado para iniciação sexual.
Como ajudar a
identificar a hora certa
Na adolescência, os
hormônios sexuais provocam uma mudança radical no corpo, que sofre
transformações de modo a deixar de ser uma corpo de criança para ser um corpo
adulto. O corpo, que antes sentia “cócegas” quando se deparava com um estímulo
sexual, passa a sentir um “comichão”, chamado tesão, toda vez que acontece um
olho no olho, um beijo, um abraço, um cheiro, e outros carinhos mais.
A sensação de
desejo, aliada à curiosidade e à oportunidade, pode dar a falsa impressão de
que o adolescente está pronto para ter a sua primeira vez. O professor pode
ajudar seus alunos a refletir sobre esta temática e até identificar este
momento. Para tanto, é necessário abrir esta discussão em sala de aula e
trabalhar com eles o conceito de que ninguém é apenas um CORPO!
Experimente
fazer uma roda de conversa sobre valores, crenças e expectativas em relação à
primeira relação sexual. Apresente como se processa a resposta sexual humana,
desmistificando a ideia de que o sexo é só uma reação orgânica que
automaticamente leva ao prazer. É fundamental que os jovens entendam que apenas
o desejo não é suficiente para a relação sexual acontecer adequadamente. É
necessário também um pouco de maturidade, capacidade de entrega e
responsabilidade sexual para prevenção DST/Aids e da gravidez na adolescência.
Para finalizar a
conversa, peça para os alunos fazerem uma lista das coisas que eles acreditam
serem importantes para acontecer um relacionamento sexual, como as expectativas
que têm em relação a uma transa e o que espera do(a) namorado(a) durante e
depois da relação sexual. Depois, cada um deve analisar os “prós e
contras”. O momento certo é aquele em que a lista dos “contras”
praticamente não existir ou tiver poucos itens, possíveis de resolver.
A hora certa para
iniciar a vida sexual varia de pessoa para pessoa. Sexo é uma função natural do
ser humano, mas não precisa – nem deve – ser praticado enquanto o indivíduo não
se sente pronto para viver o prazer e assumir as responsabilidades que essa
atividade exige. “Forçar a barra” pode causar dificuldades sexuais!
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