Como fazer a transição entre coordenadores
pedagógicos
No momento
de transição entre os coordenadores pedagógicos, é importante deixar todos os
registros em dia. Isso garante a continuidade do trabalho
É comum
que na metade do ano ocorram algumas mudanças nas equipes de direção das
escolas, entretanto, tais alterações devem assegurar que os programas e
projetos institucionais tenham continuidade.
Sou
defensora de que a escola deve ter uma identidade, ser respeitada no seu
percurso e valorizada no seu perfil institucional.
Todas as
escolas estão inseridas num contexto físico, construíram uma história com
aquela comunidade, estabeleceram vínculos muito particulares com funcionários,
professores, os alunos (e seus familiares). Tudo isso precisa ser considerado!
Existem
dois lados nessa transição. Quem está saindo que tem o dever de deixar
registros, documentos e talvez alguns encaminhamentos. Quem está chegando
precisará de um tempo para entender o funcionamento daquela instituição, o que
já foi construído e o que pode ser aperfeiçoado.
Vou falar
sobre o que precisa ser deixado pelo coordenador que está saindo.
Documentos:
•
Os planejamentos dos diferentes eixos de aprendizagens de cada
nível do ano em curso;
•
As avaliações dos planejamentos (que já se encerraram)
assinalando o que foi bom e deve permanecer, bem como o que precisa ser revisto
no próximo ano;
•
Os registros da formação dos professores no horário de HTC
(Horário de Trabalho Coletivo);
•
As avaliações dos eventos, das formações, das reuniões de pais e
outros;
•
As sistematizações (textos, orientações didáticas, planos de
ação) frutos das formações;
•
Registros dos acompanhamentos de aprendizagem das crianças;
•
Registros e laudos das crianças portadoras de necessidades
especiais;
•
Todos os livros, apostilas, orientações e circulares enviadas
pela Secretaria Municipal de Educação;
•
Os Documentos que registram combinados e orientações sobre
diversos aspectos – os eventos do ano, a logística do momento do parque e do
lanche, o que fazer em situações de emergência e muitos outros itens;
·
As auto avaliações e devolutivas de avaliação de todos os
professores.
·
Além dos documentos, acredito ser necessário um “tête-à-tête”
entre os coordenadores para que conversem sobre a escola, mostrem o que está
aonde, sugiram possíveis encaminhamentos para as próximas semanas, enfim… o
importante é focar o futuro com vistas a viabilizar o trabalho do novo
coordenador e a escola continuar funcionando a todo vapor!
·
E com vocês, como tudo isso aconteceu? Quando vocês assumiram a
coordenação nas escolas onde trabalham, encontraram tudo documentado? Tiveram
tempo de conversar com a pessoa que estava saindo? Compartilhem comigo suas
experiências!
Um beijo,
Leninha
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