Jogadores de futebol e sua influência na construção da identidade
juvenil
Utilize os ídolos da turma
para refletir o impacto desses personagens na criação da identidade
Objetivos
- Compreender de que maneiras os jovens se relacionam em uma
sociedade de consumo e a produção de cultura
- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos
para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Conteúdos
- Construção de identidade
- Consumo e consumismo
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Duas aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos"
(Veja, 14 de agosto de 2013,2334)
- Projetor de vídeo e computador conectado à internet para exibição
do curta-metragem A alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível
aqui)
Leia mais
A moda que revela as mudanças sociais
Como derrubar a ditadura da moda
Hábitos de consumo: o corpo como objeto de design
Desenvolvimento
1ª etapa
Introduza os principais conceitos que envolvem as temáticas da
aula: sociedade de consumo e construção de identidade. Inicie a aula propondo
aos alunos uma discussão do hábito de consumir que temos em nosso dia a dia.
Para ilustrar o conceito, colete e exiba imagens que abordem diferentes
aspectos do consumismo em diversas sociedades e setores do mercado
(alimentação, produtos eletrônicos e roupas, por exemplo). O objetivo dessa
atividade é demonstrar como o consumismo é um fenômeno social presente no
cotidiano de diferentes grupos sociais. Explique o conceito (consumismo é o
consumo de bens supérfluos que os indivíduos assumem como determinantes para a
própria sobrevivência).
Explique também que esse
fenômeno social está ligado à influência dos meios de comunicação sobre o nosso
dia a dia, por meio de anúncios e propagandas que buscam instigar o desejo de
consumir.
Em seguida, passe o vídeo A
alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível em
http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_alma_do_negocio).
Discuta com a turma o
vídeo. Apresente questões como: qual a relação do vídeo com o cotidiano deles?
De qual linguagem o vídeo se apropria? O filme é um bom exemplo de como
propagandas e anúncios buscam estimular-nos a consumir diferentes produtos,
usando uma linguagem que os faça parecer indispensáveis aos consumidores.
2ª etapa
Distribua à classe cópias
da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos", publicada em Veja.
Pergunte à turma se eles concordam que os jogadores de futebol são seguidos
como modelo. Questione se algum dos alunos se espelha em um dos jogadores
citados na reportagem e o porquê. Também peça que eles discutam o conceito de
fashionismo, apresentado na reportagem.
Fashionismo é um termo que
tem origem a língua inglesa. Vem da palavra fashion e significa moda em
português. O termo, portanto, sintetiza padrões e costumes que, no caso dos
jogadores de futebol do artigo, estão diretamente ligados ao vestuário. Incitam
o consumo de bens supérfluos e que são dispensáveis à sobrevivência.
Neste momento, apresente à
turma o conceito de identidade do Stuart Hall. Para ele a identidade é formada
ao longo do tempo através de processos inconsistentes e não é algo inato, ou
seja, depende da formação social de cada indivíduo. Por isso, ela está sempre
em processo e é inacabada: não há uma ordem estável, mas uma dinâmica constante
de interiorização de comportamentos.
Retome o exemplo do
fashionismo presente na matéria de Veja para exemplificar o conceito de
identidade de Hall. Peça que eles levantem hipóteses de como os conceitos
estudados (consumismo, fashionismo e identidade) se relacionam com a reportagem
de Veja. Nesse caso, o consumismo se trata do estímulo à compra de produtos que
os jogadores de futebol utilizam. Ao usar peças de roupas parecidas às
utilizadas pelos jogadores, portanto, o indivíduo busca uma aproximação com seu
modelo.
Peça que eles levantem
exemplos desses conceitos em seu próprio cotidiano. Nos últimos anos, meses,
dias, quantas peças de vestuário consumiram? Julgam serem peças necessárias ou
supérfluas? Por quê? Compraram tais peças por causa de uma celebridade, jogador
de futebol, algum famoso que viu anunciar ou usar o produto?
Avaliação
Divida a sala em duplas ou
pequenos grupos para que respondam às questões :
- O que é fashionismo?
- Os jogadores de futebol influenciam na maneira como você ou algum
amigo seu se veste?
- Por que algumas celebridades tem o poder de influenciar nas
decisões de compras de algumas pessoas?
Peça que eles discutam as
questões em grupo e registrem suas conclusões individualmente. Ao avaliar as
respostas, considerem a apropriação dos conceitos trabalhados e a postura
critica com relação ao consumismo.
Rodrigo Saraiva Cheida
Mestre e doutorando do
Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário