Desemprego: definição, causas e consequências
Explore com a turma como os conceitos de
emprego e desemprego se relacionam com o modo de vida da população
Objetivos
- Compreender as definições de
emprego e desemprego na atualidade
- Reconhecer as causas do
desemprego
- Identificar o perfil daqueles
que são mais atingidos pelo desemprego no
Brasil
Conteúdo
Emprego e desemprego na
atualidade
Anos Ensino
Médio
Tempo estimado Cinco
aulas
Material necessário
- Computadores com acesso a
internet;
- Cópias das reportagens "Taxa de
desemprego revisada da zona do euro é recorde em maio", e "Taxa de
desemprego sobe para 6% em junho", publicadas no site de Veja.
Introdução
Os termos
emprego e desemprego fazem parte do cotidiano de todos, mesmo daqueles que não
estão ainda na População Economicamente Ativa (PEA). Os alunos do Ensino Médio
têm grandes expectativas com relação ao mundo do trabalho, que enfrentarão em
breve. Esses fatores aumentam a importância de discutir com a turma todas as
questões atreladas a esses conceitos, como as crises econômicas, as mudanças no
mundo do trabalho, a escolarização da população e a precarização do modo de
vida diante das relações de consumo na sociedade moderna.
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Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a
aula perguntando aos alunos se eles trabalham e questione se conhecem a
definição dos conceitos de emprego e desemprego. Aproveite a discussão e peça
que a turma liste coisas que pessoas que trabalham fazem, mas não são possíveis
para quem está desempregado. Instigue-os a pensar nas relações de consumo e o
uso do espaço da cidade que ocorrem de maneiras diferentes nessas situações.
Depois do debate, apresente à turma o tema das próximas aulas e peça que eles
pensem sobre o assunto.
Explique
que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
emprego é uma função, cargo ou ocupação remunerada. Já o desemprego se define
como situação de ociosidade involuntária. O Departamento Intersindical de
Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divide o segundo em diversas
categorias, que permitem compreender melhor as questões sociais ligadas a essa
situação. Veja abaixo a definição:
Categorias de desemprego, de acordo com o
Dieese
-
Desemprego Aberto: "pessoas que procuraram trabalho de maneira efetiva nos
30 dias anteriores ao da entrevista e não exerceram nenhum tipo de atividade
nos 7 últimos dias."
-
Desemprego Oculto pelo Trabalho Precário: "pessoas que, para sobreviver,
exerceram algum trabalho, de auto-ocupação, de forma descontínua e irregular,
ainda que não remunerado em negócios de parentes e, além disso, tomaram
providências concretas, nos 30 dias anteriores ao da entrevista ou até 12 meses
atrás, para conseguir um trabalho diferente deste."
-
Desemprego Oculto pelo Desalento e Outros: "pessoas que não possuem
trabalho e nem procuraram nos últimos 30 dias,por desestímulos do mercado de
trabalho ou por circunstâncias fortuitas, mas apresentaram procura efetiva de
trabalho nos últimos 12 meses." Fonte: Dieese
Evidencie
que a falta de vagas no mercado de trabalho ocorre em diversos locais do mundo.
Recentemente, por exemplo, muitos países europeus têm enfrentados altos
índices, ligados a uma crise econômica que assola a região. Aproveite o gancho
e exponha a diferença entre os conceitos de desemprego estrutural (relacionado
a transformações e inovações tecnológicas, que excluem o trabalho menos
qualificado) e o desemprego conjuntural, decorrente do contexto econômico
de um determinado período. Para enriquecer a discussão, apresente trechos de
filmes que tratem do tema, como Amor sem escalas (Jason Reitman, 109
min., Paramount, paramountpictures.com.br).
Peça que
os alunos façam entrevistas com familiares e amigos adultos, perguntando o que
é o desemprego, como se sentiram quando estiveram desempregadas e ao conseguir
voltar ao mercado de trabalho. Este material será usado nas aulas seguintes.
2ª etapa
Discuta
com os alunos a manifestação do desemprego nos diferentes setores da economia.
Explique a eles que a Revolução Verde é o termo pelo qual se conhecem a chegada
de diferentes tecnologias ao campo. Pergunte como esse tema se relaciona ao
desemprego. Ouça as hipóteses dos alunos e guie a discussão de maneira que a
turma discuta a falta de emprego no campo, a caminhada em direção à cidade e a
recolocação dos trabalhadores rurais nas indústrias, que começavam a surgir.
Continue o debate, apresentando outras variáveis, como o aumento da automação
das indústrias, fazendo com que caminhem na história em direção ao cenário
atual do desemprego.
Em
seguida, faça a leitura coletiva de textos jornalísticos ligados ao tema. Peça
que os alunos destaquem no texto (grifando, sublinhando ou copiando no caderno)
os elementos que consideraram mais importantes no texto. A utilização destes
artigos permite ao aluno vincular as informações a um contexto mais amplo.
Primeiramente,
faça a leitura da notícia "Taxa de desemprego
revisada da zona do euro é recorde em maio", publicada no site
de [i]Veja. Em seguida, apresente "Taxa de
desemprego sobe para 6% em junho". A comparação entre esses
dois textos evidencia que o desemprego não possui caráter local, mas se
relaciona com as diversas pessoas do mundo.
Sistematize
o trabalho com a leitura e discussão de trechos do livro Economia Espacial (Milton
Santos, 208 págs., Edusp, edusp.com.br, 42 reais).
3ª etapa
Peça que
os estudantes compartilhem suas impressões sobre o tema, adquiridas tanto pelas
atividades feitas em sala de aula e nas entrevistas quanto pela própria
vivência. Estimule-os a discutir outras questões relacionadas ao trabalho, como
os tipos diferentes de ocupação e as formas de exclusão do mercado de trabalho.
Estimule-os a refletir, principalmente, na influência da qualificação
profissional e da escolaridade. Espera-se que os alunos argumentem os reflexos
do desemprego na sociedade, relacionando a ele temas como consumo, pobreza,
violência, entre outros.
Divida a
sala em grupos por região e peça que realizem pesquisas sobre o desemprego no
setor primário (extração/produção mineral/vegetal/animal), secundário
(industrialização /transformação) e terciário (serviços), a partir de dados
disponíveis no site do IBGE.
Incentive-os a preparar gráficos, tabela e quadros-síntese com os resultados da
pesquisa, relacionando as informações numéricas sobre o tema com outros fatores
já discutidos, como indicadores de Educação. Acompanhe o trabalho e oriente os
grupos, fornecendo informações, tirando todas as dúvidas, estimulando a
curiosidade dos alunos e indicando fontes confiáveis de pesquisa.
Peça que
eles organizem essas informações e entreguem os resultados na aula seguinte.
Estimule o tempo para cada apresentação e, no momento em que os alunos
estiverem expondo seus resultados, registre as principais informações para que
a turma discuta ao final.
Avaliação
Observe o
envolvimento de cada aluno nas atividades propostas e nos debates. Atente para
os avanços no conhecimento dos conceitos de emprego e desemprego e os fatores a
eles relacionados.
Quer
saber mais?
Bibliografia
SANTOS, Milton. Economia
Espacial. EDUSP: São Paulo, 2ª Edição, 2003.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record: Rio de Janeiro, 14ª edição, 2007.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record: Rio de Janeiro, 14ª edição, 2007.
ALMEIDA, Lucia Marina A. e
RIGOLIN, Tercio Barbosa. Fronteiras da Globalização - O espaço
brasileiro:natureza e trabalho - Volume 3 . Editora Atica: São Paulo, 1ª edição
2011.
http://www.dieese.org.br/
http://www.oit.org.br/
http://www.oit.org.br/
Alessandra Silva de Souza
Doutoranda em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
Doutoranda em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)
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