Uma palavrinha com a família
Escolha
o meio certo de se dirigir aos pais para estabelecer um fluxo eficiente de
informações entre eles e a escola
Verônica
Fraidenraich (veronica.fraidenraich@fvc.org.br)
A exposição
das produções de Arte da turma, o calendário de reuniões do semestre, as notas,
o comportamento. A variedade de assuntos para tratar com as famílias ao longo
do ano é enorme - assim como a maneira de se comunicar com elas. Para que esse
contato seja uma rotina eficaz e atinja os objetivos esperados, é importante
que os pais dos alunos sejam informados sobre todos os meios que a escola usa
para informar e dialogar. Essa apresentação deve ser feita logo no início do
ano - na primeira reunião, por exemplo - e reforçada com um comunicado por
escrito, em papel ou por correio eletrônico, no qual conste os contatos (e-mail
e telefone) da pessoa responsável por atendê-los.
Diante
de tantos canais disponíveis (leia abaixo), o planejamento para o uso
correto de cada um deles exige critério e bom senso, assim como a indicação dos
responsáveis. Essas escolhas dependerão dos profissionais disponíveis ou do
tema. Um mural com os eventos culturais, por exemplo, pode ser atualizado pelos
professores ou alunos. Quando o assunto envolver uma atividade em sala de aula
- um trabalho de campo ou uma pesquisa específica -, o contato com os pais
geralmente fica a cargo do professor em parceria com o coordenador pedagógico.
Para os demais temas, o próprio diretor pode acompanhar ou designar um
funcionário.
As
questões que mais deixam os gestores em dúvida são as que envolvem
comportamento e indisciplina. A tendência é telefonar para um dos pais, às
vezes apenas para informar, outras para pedir providências - transferindo,
assim, a responsabilidade sobre o encaminhamento do problema. Nem sempre essa é
a forma mais adequada. Na maioria das vezes, uma briga ou uma atitude
inadequada pode ser resolvida dentro da própria escola, com os gestores
conversando com o aluno e levando-o a refletir sobre suas atitudes. Já a
indisciplina generalizada exige uma revisão das regras gerais ou da prática
pedagógica. Algumas ocorrências exigem um encontro entre o aluno, os pais e um
dos gestores, pois o contato pessoal permite a exposição detalhada dos fatos, o
diálogo e a argumentação de ambas as partes. "A família deve ser acionada
se o problema persistir ou em caso de ocorrência grave", afirma a pedagoga
Sandra Cristina de Carvalho Dedeschi, da Faculdade de Educação da Universidade
Estadual Paulista (Unicamp), em Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo.
De
acordo com Débora Rana, coordenadora pedagógica da Escola Projeto Vida, em São
Paulo, estabelecer uma comunicação eficiente entre todos os atores é
fundamental para o processo educacional: "Quando a família está articulada
à proposta pedagógica da escola, é possível potencializar a aprendizagem, pois
ela traz para o seu cotidiano os temas que o filho aprende em sala".
GESTÃO ESCOLAR preparou um quadro para você conhecer os principais canais de
comunicação com os pais, suas características e como usá-los com eficiência.
Leia mais
Bilhete
Use
para Lembrar datas de reuniões, eventos e passeios.
Características
Escrito
à mão ou impresso, contém as informações básicas como dia, local, horário e
pauta (em caso de reunião).
Cuidados
Atenção
ao tratamento usado no endereçamento para não privilegiar apenas um dos pais.
Agenda escolar
Use
para Relatar a rotina da criança e as ocorrências não previstas, como
tombos e machucados.
Características
Fundamental na Educação
Infantil, permite o acompanhamento do trabalho pedagógico.
Cuidados
Não deve ter o tom de
diário, com narrativas longas. Basta contar o ocorrido e eventuais mudanças na
rotina que terão reflexos em casa (dormiu menos do que de costume, por
exemplo).
Encontro individual
Use
para Conversar com os pais sobre a aprendizagem do filho. No caso de o
aluno não atingir as expectativas, expor as possibilidades de reforço.
Características
A
pessoa que conduzir a reunião deve ter exemplos sobre o que vai ser discutido
(se o aluno não está fazendo lição de casa, apontar quais e em que data).
Cuidados
A
escola não deve chamar o responsável para reclamar do mau desempenho nem para
responsabilizá-lo por isso. É preciso expor o problema e pedir o apoio no
acompanhamento do caso, visando melhoria.
Reunião de pais
Use
para Informar os conteúdos trabalhados em sala de aula, a maneira de a
escola ensinar e falar sobre a turma como grupo.
Características
Pode
ser conduzida por um ou mais professores, com a ajuda de um gestor. Os
encontros ficam mais ricos quando são exibidas produções dos alunos e fotos e
vídeos das atividades.
Cuidados
Fazer
uma pauta objetiva para a reunião não ficar confusa, prevendo um tempo para que
as pessoas expressem suas opiniões.
Hora de entrada e saída
Use
para Trocar informações com os pais da Educação Infantil, esclarecer
dúvidas e reforçar comunicados.
Características
Sempre
uma conversa rápida e pontual para atender a todos e, assim, estreitar a
relação com os responsáveis.
Cuidados
Evitar
contatos demorados. Se o gestor notar que o diálogo esta se estendendo com
frequência, abordar posteriormente o familiar ou o professor e sugerir um
encontro em outra hora.
Ligação telefônica
Use
para Informar sobre algum sintoma de doença apresentado pelo aluno e
faltas frequentes e agendar reuniões individuais com os pais.
Características
É um
contato pessoal com os pais e quem liga precisa ser muito claro na
mensagem.
Cuidados
Quem
faz a ligação deve informar que está tudo bem com a criança para não criar
expectativas negativas. Não é recomendável deixar recado com terceiros para
poder esclarecer possíveis dúvidas.
Calendário
Use
para Marcar as datas como o início e o término das aulas, feriados,
semanas de provas, reuniões de pais etc.
Características
São
informações inseridas em um calendário anual comum, distribuído para os alunos
e as famílias.
Cuidados
Evite
alterações para não comprometer a credibilidade.
Murais
Use
para Mostrar as aprendizagens dos estudantes, difundir campanhas e o
jornal da escola, dar dicas culturais e informar o orçamento.
Características
Têm
de ser grandes para chamar a atenção e feitos em material resistente. Organize
vários murais com diferentes objetivos.
Cuidados
Não
deixe de atualizá-los e coloque-os em local de grande circulação. Evite usar
letras pequenas e fixar material sem critério nem organização.
Relatório e boletim
Use
para Informar sobre a avaliação da aprendizagem. Na Educação Infantil, o
relatório descreve o desenvolvimento da criança, não cabendo avaliação nem
nota.
Características
Documento
individual, com nota ou conceito. Em algumas escolas, além da versão impressa,
o boletim também fica disponível para consulta no site da instituição, mas com
acesso restrito.
Cuidados
O
que está no boletim não pode ser surpresa para a família: se o aluno tiver
desempenho abaixo do esperado, a escola deve entrar em contato com a família
antes do fechamento das notas para informar sobre o reforço que oferece e pedir
acompanhamento dos estudos realizados em casa (leia reportagem).
E-mail
Use
para Enviar comunicados e fazer contatos individuais ou com pequenos
grupos.
É
portador de mensagem de cunho institucional, nunca pessoal, pois tem o endereço
e a assinatura oficiais que identificam o remetente.
Cuidados
Fazer
um levantamento do perfil da comunidade para averiguar se as famílias têm
computador com acesso à internet, de casa ou do trabalho, para que ninguém seja
excluído.
Site
Use
para Publicar o projeto político-pedagógico e o regimento interno e
apresentar a escola, informando os segmentos atendidos, o número de alunos, o
endereço e os contatos.
Características
Pode
ser totalmente aberto ou ter alguns conteúdos restritos. Permite o uso de
recursos multimídia, como vídeos e galeria de fotos.
Cuidados
Como
página oficial, os conteúdos devem ser selecionados e aprovados pelos gestores.
Se for fechado, não se esqueça de disponibilizar login e senha aos usuários.
Blog
Use
para Expor os trabalhos dos alunos, fazer campanhas, difundir notícias e
artigos de interesse da comunidade.
É
mais informal, interativo e ágil que o site, porém oferece menos espaço de
memória. Armazena documentos apenas por datas ou categorias.
Permite
comentários dos visitantes.
Cuidados
A
linguagem utilizada pode ter um tom mais informal, desde que mantida a
preocupação com o uso apropriado da Língua Portuguesa. É preciso monitorar os
comentários e, se possível, responder a todos, para melhor usufruir da
interatividade.
Redes sociais
Use
para Compartilhar materiais multimídia, notícias, vídeos e produções das
turmas.
Características
Disponibiliza
ferramentas para criar grupos específicos, organizar o calendário e os eventos.
Se bem usadas, reforçam os compromissos durante o ano letivo.
Cuidados
Assim
como no blog, o texto pode ser informal, desde que seja inteligível, visto que
o conteúdo será acessado por públicos variados. Vale lembrar a importância de
averiguar previamente se as famílias têm acesso à internet.
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