Os usos do verbo 'gustar'
Estude com os alunos os usos do verbo
"gustar" com base em uma música de Silvestre Y Juancho
Objetivos
- Expressar gostos e preferências em
Espanhol.
- Concordar e discordar ao expressar
gosto em espanhol.
Conteúdo
- Verbo gustar.
Anos 6º e 7º.
Tempo
estimado Quatro
aulas.
Material necessário
- Computador com acesso à internet.
- Música Me Gusta, Me Gusta, de
Silvestre y Juancho (disponível em abr.io/silvestre).
Leia mais
Distribua cópias
da letra da música Me Gusta, Me Gusta, substituindo com lacunas o que o cantor
diz gostar. Por exemplo:
A mí me gustan tus _____ me gusta tu _____
Me gusta tu ____
A mí me gusta tu ____ me gusta tu ____
Y me gusta tu ____
Peça que a turma ouça a música com atenção a fim de completar os espaços em branco. Nessa atividade, os alunos são levados a ouvir um falante proficiente da língua e buscar entendê-lo. É importante não só orientá-los a escutar a canção para completar as lacunas. Peça que prestem atenção na letra para compreender a música. De que ela trata? Pergunte também se alguém tem alguma dúvida sobre o vocabulário – em caso afirmativo, encaminhe a turma a fazer inferências com base no contexto. Consultar o dicionário só se a primeira estratégia não funcionar. Depois da audição, oriente os alunos a conferir as respostas com os colegas. Feito isso, toque novamente a música para que todos façam a correção final.
2ª etapa
Apresente o
quadro abaixo e peça que os estudantes o completem com as palavras que aparecem
na música relacionadas às formas gusta e gustan.
GUSTA
|
GUSTAN
|
|
|
|
|
|
|
Questione os alunos o que eles podem
concluir analisando o quadro completo e peça ajuda para sistematizar a regra
que diz respeito ao verbo gustar. Espera-se que a garotada elabore as seguintes
ideias:
gusta + substantivo no singular ou verbo no infinitivo
gustan + substantivo no plural
3ª etapa
Peça que as
crianças completem algumas frases com o verbo gustar.
a) A mí me _______________ caminar por la calle.
b) A nosotros nos _______________ los caramelos y los refrescos.
c) A Luis le _______________ comer pescado.
d) ¿A ti te _______________ los gatos?
e) A Mariana le _______________ los plátanos, las manzanas y las uvas.
f) Voy a llevar estas botas. Son las que a mí me _______________.
g) A mí me _______________ mucho aquellos patines.
h) No nos _______________ los pasteles con crema.
i) A mi prima le _______________ pasear en bicicleta.
j) A ellos les _______________ jugar al fútbol los sábados.
k ) A Joana le _______________ ir al cine.
l) ¿A vosotros os _______________ los shopping centers?
m) A nosotros no nos _______________ las tardes de domingos.
n) A ellas no les _______________ conjugar los verbos irregulares
o) A mi papá le _______________ los frijoles negros.
p) ¿A quiénes les _______________ los helados de fresa?
q) ¿A quién le _______________ bailar tango?
Quando a turma
terminar, faça uma correção coletiva, pedindo que os alunos justifiquem suas
respostas.
4ª etapa
Retome a
atividade anterior e chame a atenção dos alunos para as expressões que aparecem
no início das frases (“a mi” e “a nosotros”, por exemplo). Explique que elas
são usadas para enfatizar o que for dito e que podem ser usadas com outros
verbos, como encantar, fascinar e molestar.
5ª etapa
Peça que alguns
alunos falem sobre coisas de que gostam e concorde ou discorde deles, usando as
expressões “a mi sí”, “a mí también”, “a mí no” e “a mí tampoco”. Em seguida,
conte para os estudantes algumas de suas predileções e peça que comentem,
dizendo se concordam ou não com você.
6ª etapa
Como tarefa de
casa, peça que os estudantes escrevam um texto apresentando as coisas de que
gostam e de que não gostam. Na aula seguinte, recolha as produções e
redistribua o material, entregando uma produção para cada aluno. Peça então que
escrevam um novo texto falando de seus gostos e comparando-os com os do autor
do material que receberam. O objetivo da atividade é levar a classe a escrever
lançando mão da terceira pessoa (él / ella) e as expressões de concordância e
discordância.
Avaliação
Analise os textos
produzidos pelos alunos. Verifique se eles utilizam adequadamente o verbo
gustar na primeira e na terceira pessoa e como manifestam as próprias opiniões
em relação às dos colegas.
Consultoria Vera Regina Gherardini
Professora do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo.
Professora do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário