Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso
corpo?
Discuta os efeitos de
substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência
Objetivos
- Identificar os principais efeitos das drogas no organismo humano
- Diferenciar drogas lícitas de ilícitas, bem como as estimulantes
das depressoras e perturbadoras
- Identificar as reações químicas provocadas na produção hormonal,
e no funcionamento do cérebro
- Estimular a turma a fazer reflexões sobre o uso e dependência de
substâncias psicoativas como uso diário e quais os comprometimentos e prejuízos
a saúde estão por trás desse uso
Conteúdo
Fisiologia Humana
Tempo estimado Três aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Um só não basta" (Veja, 21 de
agosto de 2013, 2335)
- Cartolinas e canetas para preparação de cartazes
- Projetor de imagens e vídeos
Introdução
A reportagem "Um só
não basta", publicada em Veja, instiga-nos a pensar e estudar a ação de
certas substâncias no organismo humano. Aproveite essa reportagem, que trata do
uso e da dependência de cafeína, para trabalhar com a turma o conceito de são
substâncias psicoativas, sua ação no corpo e as alterações químicas no
funcionamento do cérebro provocadas por seu uso contínuo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula tendo uma
conversa informal com os alunos. Investigue o que a turma conhece sobre
substâncias psicoativas. Pergunte: Quais os tipos existentes? Qual sua
classificação? Todas são legalizadas? Quais os tipos mais comuns? Drogas como
maconha e cocaína se enquadram nesse conjunto de substância? E alimentos como o
chocolate e refrigerantes?
Para estimular a conversa,
pergunte a turma se eles consideram ou não a cafeína uma substância psicoativa.
Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura
dirigida do texto.
Explique são chamadas de
substâncias psicoativas todas que atuem no cérebro, causando algum tipo de
alteração em seu funcionamento e, por consequência, afetando comportamento,
humor, equilíbrio, consciência, entre outras habilidades. Dentro desse grupo
encontram-se medicamentos, o álcool, a cafeína, a nicotina (presente no
cigarro), o tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina
(em alguns tipos cogumelos), a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), o ecstasy,
a cocaína, entre outros.
Pergunte à turma se elas
acreditam que todas essas substâncias agem da mesma maneira no cérebro. A
partir das respostas dadas pela turma, esclareça que elas são classificadas
justamente por conta de sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC) em:
depressoras, estimulantes e perturbadoras. Construa junto com os alunos uma tabela
no quadro da sala:
Classificação
|
Efeito
|
Exemplos
|
Depressoras
|
Diminuem a atividade cerebral
|
Álcool, soníferos, heroína, morfina, ópio, lança-perfume, cola de
sapateiro
|
Estimulantes
|
Aumentam a atividade cerebral, ativando os sentidos
|
Cocaína, cafeína, crack, teobromina (chocolates), anfetaminas
|
Perturbadoras
|
Não aumentam nem diminuem a atividade cerebral, mas modificam seu
funcionamento
|
Tetra-hidrocanabinol (THC, encontro na maconha, a psilocibina
(presente em alguns cogumelos), o LSD, o ecstasy
|
Assista com a turma o
documentário "Como funcionam as drogas?", produzido pelo Discovery
Channel e disponível na internet. Discuta as questões levantadas no filme e
levante possíveis dúvidas da classe. Para a etapa seguinte, solicite aos alunos
uma pesquisa sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas.
2ª etapa
Observe as pesquisas feitas
pelos alunos e divida a turma em dois grupos: um responsável pelas drogas
lícitas e outro pelas ilícitas. Peça que eles discutam as pesquisas trazidas e
redijam um resumo sobre a definição pela qual seu grupo é responsável, que
deverá ser lido para a sala toda. As drogas lícitas são aquelas que podem ser
consumidas legalmente como, por exemplo, o álcool e o cigarro. Já as drogas
ilícitas são aquelas em que não é permitida a comercialização legal das mesmas
como, por exemplo, maconha, cocaína e heroína.
Questione a turma sobre os
motivos da proibição de certas drogas e não de outras. Será que essa divisão
relaciona o tipo de substância com os efeitos mais ou menos prejudiciais? Quais
são as influências políticas e econômicas nessa divisão?
3ª etapa
Com base nas reflexões
levantadas em sala de aula, proponha que a turma elabore textos de divulgação
científica que tenham como objetivo esclarecer informações a respeito do uso de
drogas, como folhetos ou vídeos. Mostre alguns exemplos (disponíveis online) e
discuta: quais informações devem estar presentes num material desse tipo? Qual
linguagem deve ser utilizada? O uso de imagens pode ajudar na transmissão da
mensagem?
Avaliação
Utilize como itens
avaliativos a participação dos alunos nas discussões, a pesquisa solicitada e o
desempenho e criatividade nas atividades da terceira etapa bem como a qualidade
da construção de textos de divulgação científica, folhetos informativos e
vídeos.
Micheli Bordoli Amestoy
Bióloga, Mestranda do
Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisadora do Observatório de
Educação
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