A decomposição do lixo
Objetivos
- Conhecer o problema gerado pelo descarte do lixo no meio ambiente e
sua biodegradação.
- Compreender os conceitos de termoquímica envolvidos nas reações de
biodegradação do lixo.
- Diferenciar as reações envolvidas durante os processos aeróbios e
anaeróbios.
- Discutir o ciclo do lixo e propostas para minimizar a produção de
resíduos.
Conteúdos
Biodegradação.
Termoquímica: entalpia e Lei de Hess.
Ciclo do lixo.
Tratamentos do lixo.
Produção de energia com base no lixo - gasolixo.
Tempo estimado Duas a três aulas
Anos Ensino Médio.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet para apresentação de vídeos.
- Retroprojetor ou Data Show para apresentação de imagens.
- Apresentação em slides contendo figuras de processos endotérmicos e
exotérmicos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente à turma um vídeo sobre os resíduos comerciais e industriais. O
material está disponível na internet, dividido em duas partes, parte 1 e parte 2. Chame a atenção do grupo para a
importância de tomar notas sobre o que for apresentado porque depois você
pedirá que todos respondam a algumas questões.
Depois de assistir ao vídeo, cada aluno deverá responder individualmente
às seguintes questões:
1)
Quais os dois tipos de resíduos que o entrevistado
cita no vídeo? (Resposta: Doméstico e Industrial.)
2)
Qual exemplo de substância ele afirma ser consumida
diariamente, mas pode ocasionar problemas quando consumida em grande
quantidade? Qual a fórmula química desta substância? (Resposta: Sal de
cozinha, NaCl.)
3)
Quais indústrias são citadas como exemplos na
geração de resíduos? (Resposta: Indústria de Papel e Têxtil.)
4)
Como são chamadas as substâncias que atribuem cor
às fibras têxteis? Estas substâncias são biodegradáveis? Explique
biodegradabilidade, utilizando o conceito de ligações químicas. (Resposta:
Os corantes atribuem cor às fibras têxteis e, segundo o pesquisador, eles não
são biodegradáveis. Biodegradabilidade é a capacidade de sofrer degradação por
processos no meio ambiente, isto é, sem processos artificiais.)
5)
O resíduo da produção de fibras têxteis pode conter
grupos de substâncias chamadas AZO, que podem causar quais doenças? (Resposta:
Sim, estas substâncias são cancerígenas.)
Realize a correção oralmente com a turma e proponha uma discussão sobre os problemas gerados pelos resíduos industriais e domésticos que os alunos tenham conhecimento. Questione se há coleta de lixo no bairro em que moram, se eles sabem como o lixo é descartado e se há algum tratamento no caso de existir coleta.
2ª etapa
Explique que a palavra "lixo" vem do latim, lix,
que significa "cinzas" pois, antigamente, os resíduos eram formados
por cinzas provenientes da queima de lenha. Outro fato curioso é o surgimento
da palavra "gari", nome dado ao trabalhador que realiza a limpeza
urbana. O termo surgiu quando Dom Pedro II assinou o contrato de limpeza e
irrigação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na época, o contrato
foi executado por Aleixo Gary e depois por Luciano Francisco Gary.
Conte para a turma que o lixo é formado por resíduos sólidos
provenientes de atividades humanas, sendo composto por aproximadamente de 60%
de matéria orgânica (matéria contendo cadeias carbônicas). A classificação do lixo
pode ser feita por meio da atividade que o produz como doméstico, hospitalar,
comercial, industrial ou, ainda, proveniente da construção civil, entre outros.
Apresente o tempo de decomposição de alguns materiais citados na tabela
a seguir e comente que este tempo dependerá das ligações químicas e dos
elementos que formam as substâncias do material. Quanto mais difícil a
quebra da ligação, maior será o tempo necessário para a sua decomposição.
Tempo de decomposição de alguns materiais
Material
|
Função química
|
Onde existe
|
Tempo de decomposição
|
Liginina
|
Polímero
|
Papel
|
3 meses
|
Acetato de celulose
|
Éster
|
Bituca de cigarro
|
1 a 2 anos
|
Resinas naturais e
artificiais
|
Polímero
|
Chiclete
|
Até 5 anos
|
Aço
|
Metal
|
Latas
|
10 anos
|
Alumínio
|
Metal
|
Latas
|
Indeterminado
|
Vidro
|
Sais inorgânicos
|
Embalagens
|
Não biodegradável
|
3ª etapa
Um dos principais tipos de decomposição química da matéria orgânica
presente no lixo é abiodegradação. Esse processo ocorre na presença de
bactérias, fungos, leveduras e microorganismos que alimentam-se da matéria
orgânica, quebrando, assim, as ligações químicas das moléculas, utilizando a
energia das ligações como alimento. Fatores como umidade, temperatura, pH,
luminosidade, entre outros, influenciam tanto na sobrevivência e no
crescimentos dos agentes decompositores, como na aceleração das reações
químicas durante a biodegradação.
Assim como os alimentos que ingerimos são quebrados em moléculas menores
durante nosso metabolismo, a decomposição do lixo fornece energia para
bactérias, fungos, microorganismos. As reações envolvidas no metabolismo humano
e na decomposição do lixo transformam a matéria em novos compostos e envolvem
trocas de energia durante o processo. Conte para a classe que a termoquímica
estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas
ou processos físicos. Apresente a equação
ΔH = Hfinal - Hinicial
que demonstra a quantidade de energia trocada medida pela variação de entalpia (ΔH), dependendo do valor total entálpico do processo que pode envolver mais de uma etapa, podemos classificar os processos em:
• Endotérmico: processos que absorvem calor.
ΔH > 0
• Exotérmico: processos que liberam calor.
ΔH < 0
Nos processos físicos, dê o exemplo das transformações físicas da água. Durante o derretimento do gelo ocorre absorção de energia e este é um processo endotérmico. Já na condensação do vapor, a água perde energia para o ambiente e caracteriza então um processo exotérmico.
Cite também que toda substância, em seu estado padrão, isto é estável a
1 atm e 298 K, possui uma entalpia padrão (H°). Enfatize que no caso de
substâncias simples, no estado padrão, a entalpia é igual a zero.
Os valores entálpicos de uma equação dependerão do estado físico dos
participantes, temperatura, pressão e quantidade de matéria (mols).
Apresente os diferentes tipos de entalpia existentes nas reações
químicas e explique que todas as entalpias envolvem a energia liberada ou absorvida
de 1 mol de substância no estado padrão.
Reação
|
Processo
|
Exemplo
|
Equação química
|
ΔH (kJ.mol-1)
|
formação
|
exotérmico
|
formação do gás
carbônico
|
Cgrafite +
O2 → CO2
|
-394
|
combustão
|
exotérmico
|
queima do etanol
|
C2H6O
+ 3O2 → 2CO2 + 3H2O
|
-1368
|
neutralização
|
exotérmico
|
ácido forte + base
forte
|
1H+ +
1OH- → H2O
|
-57,7
|
Lembre os alunos que as reações químicas envolvem quebra e formação de ligações, assim a energia de ligação é diferença entre a energia absorvida na quebra de 1 mol de ligações, no estado gasoso, a 298 K e 1 atm e a energia liberada na formação de 1 mol de ligações, no estado gasoso, a 298K e 1atm. Mostre um exemplo de reação envolvendo a quebra e a formação de novas ligações:
CH4 + 3Cl2 → HCCl3 + HCl
CH4 + 3Cl2 ► Energia absorvida na quebra das ligações: 2381,4 kJ
HCCl3 + HCl ► Energia liberada na formação das ligações: 2690,6 kJ
Assim
ΔH = Hfinal - Hinicial ⇒ ΔH = 2690,6 - 2381,4 = 309,2 kJ
Destaque que devido ao fato de o valor liberado (positivo) ser maior que
o absorvido (negativo), a variação da entalpia será positiva.
Fale para a turma uma informação importante: "Nem todas as
entalpias de reação podem ser medidas em laboratório". Pergunte aos alunos
como eles imaginam que pode ser resolvido esse problema. Apresente então a Lei
de Hess que estabelece que para uma dada reação ou processo físico, a variação
da entalpia é sempre a mesma, esteja ela ocorrendo em uma ou várias etapas.
Utilize o exemplo da água para mostrar a transformação física da água líquida
em gasosa (evaporação).
Lei de Hess: a variação de entalpia do processo direto é a soma das
etapas.
Proponha à turma jogar a Batalha Termoquímica (LIMA e
colaboradores, 2013). Este jogo contém 30 imagens apresentadas cada uma em um
slide com reações que acontecem ao em nosso dia-a-dia, como o fogo ou a fusão
do gelo. Monte uma apresentação de slides contendo em cada slide uma imagem que
represente processos (químicos ou físicos) exotérmicos ou endotérmicos. Os
autores deste jogo sugerem algumas imagens, conforme apresentado abaixo.
O jogo ocorre em forma de gincana. Assim, a turma deverá ser dividida em
dois grupos. Cada grupo escolhe um representante no sorteio que designará o
grupo que jogará primeiro. O grupo escolherá um número, de 1 a 30 (que
corresponde ao número do slide da apresentação com o jogo), para começar. Ele
deverá dizer se se trata de um processo endotérmico ou exotérmico em cada
reação.
A cada resposta certa, o grupo ganha um ponto e avança um slide, e passa
a vez para o outro grupo (a não ser que o próximo slide indique para jogar
novamente). No fim do jogo, quando todas as imagens tiverem sido reveladas,
somam-se os pontos e o grupo que obtiver o maior valor vence a Batalha
Termoquímica.
Representação do jogo Batalha Termoquímica
Fonte: LIMA e colaboradores, 2013.
4ª etapa
Retorne ao assunto da biodegradação do lixo realizada por bactérias e
explique que este processo envolve duas etapas:
I)
aeróbia (reações com oxigênio molecular - O2);
II)
anaeróbia (reações na ausência de O2).
Na etapa aeróbia, o gás oxigênio que atua como receptor de elétrons e a reação com a matéria orgânica produz dióxido de carbono (CO2). Entretanto na ausência de oxigênio, as bactérias anaeróbias utilizam como agentes receptores de elétrons as espécies: Mn(IV), nitrato (NO3-), Fe(III) e sulfato (SO42-). Na falta destas espécies, parte da matéria orgânica recebe os elétrons, isto é, sofre redução e produz metano (CH4) e a parte que perdeu elétrons transforma-se em CO2. O esquema apresentado a seguir pode representar este processo anaeróbico.
matéria orgânica + receptor de elétrons → CH4 + CO2
A formação do gás metano (CH4) pode ocorrer na biodegradação de diferentes substratos:
4H2 + CO2 → CH4 + 2H2O
4HCOOH → CH4 + 3CO2 + 2H2O
CH3COOH → CH4 + CO2
4CH3OH → 3CH4 + CO2 + 2H2O
4(CH3)3N + 6H2O → 9CH4 + 3CO2 + 4NH3
4CO + 4H2O → CH4 + 3CO2 + 2H2O
Mas além do gás metano, diga à turma que outro produto também é responsável pelo mau cheiro do lixo! Pergunte se eles conhecem aquele líquido escuro que possui odor forte e às vezes se deposita em lixeiras que não são limpas com frequência. Este líquido é formado por matéria orgânica já em decomposição e em estado de putrefação que, misturado à chuva, apresenta baixa biodegradabilidade e, quando possui metais pesados, pode ter sua toxicidade elevada. Explique aos alunos que trata-se do chorume e que ele é formado principalmente nos locais de depósitos de lixo, como lixões a céu aberto e aterros. Em seguida, apresente à turma outro vídeo que aborda o ciclo do lixo.
A falta de tratamento do chorume, no caso de lixões a céu aberto,
ocasiona a contaminação de lençóis freáticos e rios. Nos aterros sanitários, o
solo é impermeabilizado corretamente para não permitir essa contaminação e da
matéria orgânica biodegradada, os resíduos sólidos podem ser reaproveitados na
produção de fertilizantes.
Além do chorume, conforme explicado anteriormente, os gases produzidos
pela biodegradação devem ser removidos e queimados. É o caso do gasolixo, uma
mistura de CO2 (40%) e CH4 (60%) que pode ser
utilizada como combustível. A combustão do metano, isto é, a quebra de suas
ligações ao reagir com o oxigênio, permite a geração de energia limpa, conforme
a equação química a seguir:
CH4 + 2O2 → CO2 + H2O
Explique que, em alguns casos, como o do lixo hospitalar, são necessários incineradores para a queima de todo material orgânico, mas este tratamento nem sempre é realizado devido ao alto custo.
Além do investimento para o tratamento de incineração, um problema
graveé a formação de substâncias tóxicas quando a combustão da matéria orgânica
não é completa. Entre estas substâncias, a queima de resíduos que contenham
cloro produz compostos chamados dioxinas e furanos. Mesmo em baixas
concentrações, estes compostos acumulam-se na cadeia alimentar e apresentam
alta toxicidade. Discuta com os alunos a estrutura da dioxina, um
hidrocarboneto clorado, composto por anéis benzênicos e átomos de oxigênio.
Exemplos de estruturas típicas de uma dioxina e um furano:
Diante dos problemas apresentados, pergunte para a turma qual a importância da separação correta, isto é, da coleta seletiva dos materiais descartados no lixo. Enfatize que a mistura da matéria orgânica com materiais recicláveis pode contaminá-los e impedir seu reaproveitamento.
Avaliação
Oriente a formação de grupos de trabalho e explique que cada um deverá
pesquisar e fazer uma apresentação para toda a classe sobre um dos temas abaixo.
1)
Metais pesados que podemos encontrar no lixo quando
descartados erroneamente (pilhas, lâmpadas fluorescentes, etc.)
2)
Alumínio e sua reciclagem.
3)
Compostagem e processos químicos envolvidos.
4)
Coleta seletiva e reciclagem: separação de materiais
e seu destino.
5)
Produção energética a partir do lixo.
Após a apresentação de todos os trabalhos, peça para escreverem
individualmente um texto argumentativo baseado nas apresentações realizadas e
na frase: "É melhor prevenir do que remediar". Explique que os
autores deverão discutir no texto formas de minimizar a quantidade de lixo no
meio ambiente através da geração do lixo, tratamento e reaproveitamento de
materiais. Avalie as produções: os alunos recorreram a argumentos baseados nos
conteúdos trabalhados? Quais as questões químicas que foram bem utilizadas? É
preciso retomar algum conceito?
Quer saber mais?
USBERCO, J.; Salvador, E. "Química" - volume único. 5a edição.
São Paulo: Saraiva, 2002. p.108.
FADINI, P.D.; FADINI, A.A.A. Cadernos Temáticos de Química Nova na
Escola - Lixo: Desafios e Compromissos. 2001. Páginas 1-10.
LIMA, S.L.C; TAVARES, A.J.; REINALDO, S.M.A.S.; FERNANDES, P.R.N. "Batalha Termoquímica: Um método alternativo para o ensino de química na Escola Estadual Professor Antônio Dantas." Em: IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2013.
LIMA, S.L.C; TAVARES, A.J.; REINALDO, S.M.A.S.; FERNANDES, P.R.N. "Batalha Termoquímica: Um método alternativo para o ensino de química na Escola Estadual Professor Antônio Dantas." Em: IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2013.
consultora Raquel Vichessi
bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
bacharel em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/decomposicao-lixo-791597.shtml
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