Neoliberalismo rima com distribuição de renda?
Discuta os conceitos
norteadores dessa doutrina econômica e as consequências de sua adoção a partir
da segunda metade do século 20
Conteúdos
- Crises do capitalismo e
formação do neoliberalismo
- Escola de Chicago
(Chicago Boys)
- Globalização econômica
- Políticas econômicas e
desigualdade social
Objetivos
- Discutir, de forma
dialética, os avanços e crises do capitalismo na primeira metade do século 20 e
o advento do neoliberalismo
- Entender o conjunto de
conceitos e diretrizes econômicas e políticas que norteiam o neoliberalismo
- Discutir a globalização
econômica a partir da segunda metade do século 20
- Discutir propostas para a
superação dos atuais desafios sociais, políticos e econômicos
Anos Ensino Médio
Tempo estimado Quatro Aulas
Materiais necessários
- Cópias da reportagem
"É possível corrigir o rumo" (Veja 2377, de 11 de junho de 2014
- Cópia do documentário
"A Corporação" (The Corporation - 2003), de Mark Achbar e Jennifer
Abbot
- Projetor de imagens ou
televisão para exibição do filme
Leia mais
Inicie a aula expondo para
a turma as mudanças políticas e econômicas ocorridas no capitalismo durante o
século 20, relacionando a crise de 1929 e a importância da Segunda Guerra e do
Plano Marshall para a recuperação econômica dos Estados Unidos. Esse debate é
interessante para apresentar a Escola de Chicago e sua importância nas
políticas econômicas do EUA durante a Guerra Fria.
Após expor o quadro
histórico após a Segunda Guerra, discuta com os alunos o surgimento do
neoliberalismo e suas repercussões políticas e sociais na segunda metade do
século 20. Explore questões como o surgimento da Escola de Chicago (Chicago
Boys) e sua influência nos governos Reagan e Bush, por exemplo. Eventos
políticos como o apoio do governo americano na implantação de ditaduras
militares, como no caso do Brasil, a aplicação da teoria do Estado mínimo na
Argentina e no Chile, e a política econômica de Margaret Thatcher no governo do
Reino Unido são exemplos claros para esse debate. Com base nesses casos,
explore conceitos econômicos do neoliberalismo, como o livre mercado, e a
crença de que o crescimento econômico é a chave para qualidade de vida e
diminuição das desigualdades sociais com base na meritocracia.
Feita a contextualização,
apresente a Escola de Chicago e seus principais conceitos: o mercado
independente da regulação do Estado, a livre iniciativa comercial baseada
concorrência e a meritocracia como padrão de igualdade de oportunidade gerada
pelo livre comércio. Após explicar esses conceitos básicos, distribua cópias da
reporatagem "É possível corrigir o rumo", coma a entrevista do
economista Thomas Piketty. Com base na entrevista, discuta com os alunos os as
origens da desigualdade no capitalismo e a solução proposta pelo entrevistado.
Discuta a ideia da aplicação de impostos mais altos sobre os ricos como uma
contradição em relação às ideias da Escola de Chicago, segundo as quais o
Estado deve reduzir ao mínimo seu grau de interferência na economia, além de
reduzir os impostos. Pergunte aos alunos o que eles entendem por liberdade. É
provável que algumas das respostas associem o conceito de liberdade ao consumo.
Ao se deparar com questões desse tipo, questione: liberdade de consumo,
puramente, é democracia?
Com base na frase onde o
entrevistado diz: "É crucial que um país tenha empreendedores, ricos,
classe média e pobres. Não há nenhum problema nisso", discuta com a turma
os conceitos de igualdade e desigualdade associada à ideia de liberdade
discutida anteriormente.
2ª etapa
O objetivo é discutir as
políticas de livre mercado onde o comércio não é regulado pelo Estado. Para
fazer essa discussão, exiba o documentário A corporação, de 2003, e peça aos
alunos que façam anotações referentes aos conceitos discutidos de acordo com a
exposição no documentário. Peça também que os alunos façam anotações referentes
a dúvidas, curiosidades e inquietações em relação às situações retratadas no
documentário.
3ª Etapa
Discuta com os alunos as
questões suscitadas pelo documentário. Com base nas dúvidas da turma promova o
debate instando-os a refletir sobre as contradições, benefícios e malefícios
causados pelo neoliberalismo como modelo econômico e político.
Levante a questão dos
direitos trabalhistas, tendo em vista a ideia da mínima intervenção do Estado
no modo de produção capitalista e sua relação com as desigualdades advindas da
busca pelo lucro e da exploração dos bens naturais para desenvolvimento de
produtos. Diante desses argumentos, direcione o debate sugerindo que os alunos
reflitam, com base na ideia de meritocracia, se o modelo corporativo e suas
relações políticas para alteração e criação de leis, que beneficiam as
corporações, representam igualdade de oportunidade entre as pessoas, e até que
nível essa liberdade pode ser verificada.
Ainda com base no conceito
de meritocracia e livre iniciativa, discuta com os alunos até que ponto os
aparelhos de organização do Estado, como a policia e as leis federais, servem
aos interesses comerciais ou de liberdade e direito dos trabalhadores. Pergunte
até que ponto eles entendem que as iniciativas corporativistas representam
valores de liberdade e democracia. Diante desse debate, discuta com a turma
sobre até que ponto o Estado deve interferir na economia para que sejam
garantidos direitos e oportunidades aos cidadãos.
Avaliação
Divida a turma em grupos de
quatro ou cinco alunos e oriente-os a preparar um seminário que discuta os
conceitos abordados em sala de aula com base na entrevista e no documentário,
levando-os a relacionar essas ideias com medidas que fazem parte de nosso
cotidiano politico. Sugira que cada grupo analise programas como o Bolsa
Família ou a política de cotas em universidades e concursos públicos,
relacionando a proposta do pensamento neoliberal em relação a esses projetos em
contraposição à medidas governamentais. Outro grupo pode apresentar um
seminário sobre direitos trabalhistas como garantia de direitos básicos em
relação aos interesses corporativos. Pergunte para a turma se algum grupo
gostaria de apresentar sobre um dos temas abordados, criando assim mais
liberdade para que os alunos pesquisem com base em seus interesses e
curiosidades.
Avalie se os alunos
conseguiram compreender os conceitos abordados e a capacidade crítica de
relacionar as ideias ao verificado na realidade política em um contexto
globalizado.
Marlon Ribeiro da Silva
Historiador pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Historiador pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutorando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plao-de-aula-historia-neoliberalismo-rima-distribuicao-renda-785583.shtml
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