Como agir com os alunos envolvidos em um caso de bullying?
O foco deve se voltar para
a recuperação de valores essenciais, como o respeito pelo que o alvo sentiu ao
sofrer a violência. A escola não pode legitimar a atuação do autor da
agressão nem humilhá-lo ou puni-lo com medidas não relacionadas ao mal causado,
como proibi-lo de frequentar o intervalo.
Já o alvo precisa ter a
autoestima fortalecida e sentir que está em um lugar seguro para falar sobre o
ocorrido. "Às vezes, quando o aluno resolve conversar, não recebe a
atenção necessária, pois a escola não acha o problema grave e deixa
passar", alerta Aramis Lopes, presidente do Departamento Científico de
Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ainda é preciso
conscientizar o espectador do bullying, que endossa a ação do autor. ''Trazer
para a aula situações hipotéticas, como realizar atividades com trocas de
papéis, são ações que ajudam a conscientizar toda a turma.
A exibição de filmes que
retratam o bullying, como ''As melhores coisas do mundo'' (Brasil, 2010), da
cineasta Laís Bodanzky, também ajudam no trabalho. A partir do momento em
que a escola fala com quem assiste à violência, ele para de aplaudir e o autor
perde sua fama'', explica Adriana Ramos, pesquisadora da Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp) e coordenadora do curso de pós-graduação ''As relações
interpessoais na escola e a construção da autonomia moral'', da Universidade de
Franca (Unifran).
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-agir-alunos-envolvidos-610527.shtml
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