As regras do boxe
Observando diferentes modalidades da luta, a turma
conhece suas principais características e põe em prática o que aprendeu
Objetivos
·
Identificar e compreender as principais técnicas de ataque e
defesa do boxe
·
Conhecer as especificidades que distinguem a luta (vestuário,
ambiente de prática, organização e equipamentos)
·
Mediante a vivência, observar as características técnicas da
luta (toque e esquiva)
·
Compreender a importância da adoção de procedimentos de
segurança durante a prática
·
Confrontar diferentes discursos sobre o boxe
·
Reconhecer as diferenças entre o boxe masculino e o feminino, e
entre o profissional e o amador
Conteúdos
Técnicas, regras e
características do boxe e dos boxeadores
Procedimentos de
segurança
Anos Ensino Médio
Tempo estimado 12 aulas
Material necessário
·
Cópias de vídeos que apresentem lutas de boxe (Sugestões: trecho
do filme "Rocky",
trecho da luta de Muhammad Ali contra
George Foreman e trecho da luta de
Rosilete dos Santos contra Maria Jose Nunes disponíveis no
YouTube)
·
Quadro negro
·
Cartolina ou papel pardo
·
Computadores ou acesso à sala de informática
·
Datashow ou TV com DVD Player
·
Prendedores de roupa
·
Colchonetes
Leia mais
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula
convidando a turma a relatar o que sabe sobre o boxe. Registre as informações
em uma folha de papel pardo à vista de todos. Procure identificar nas falas dos
alunos quais foram as fontes que permitiram a eles acessar os dados
mencionados. Coletivamente, construa um quadro contendo a categorização do que
foi mencionado. A ideia é que o quadro contenha as seguintes informações:
técnicas, história, nomes de boxeadores, organização, funcionamento e fontes.
Sobre esse último aspecto, é de se esperar que a representação da modalidade
tenha sido acessada mediante a produção midiática e reside aí uma questão
relevante para a continuidade do trabalho.
2ª etapa
Apresente
diferentes vídeos com lutas de boxe, como trechos de um filme comercial, uma luta profissional
masculina, uma luta
feminina, uma luta
realizada em Jogos Olímpicos. Depois de assistirem juntos, solicite
à turma que identifique semelhanças e diferenças em relação ao tempo dos
rounds, técnicas empregadas, espetacularização, regras, finalização, duração,
vestimentas e equipamentos de proteção. Insira as observações no quadro
elaborado no momento anterior e solicite comparações com as representações
iniciais.
3ª etapa
Proponha aos alunos
um momento de vivência: cada um deverá prender na sua camiseta, nas regiões dos
ombros ou abdômen, 6 prendedores de roupa. Posicionados em duplas, frente a frente,
o objetivo da atividade consiste em tentar retirar o prendedor da roupa do
adversário. Para evitar que isso aconteça, cada qual poderá impedir a tentativa
do colega com os antebraços, retornando à frente do peito, na posição de
guarda. Realize diversas "lutas", garantindo que as duplas sejam
modificadas. Durante a vivência, observe o desempenho dos alunos. Será
importante para solicitar, se necessário, que demonstrem em "câmera
lenta" as diferentes técnicas que empregaram. Finalizada a atividade, peça
que comparem a própria gestualidade durante a vivência com aquela identificada
nos vídeos. Procure enfatizar a relevância da esquiva e do bloqueio (quando o
boxeador aproxima os dois braços na frente do rosto de modo a impedir o ataque
do adversário).
4ª etapa
Debata com a turma
a forma como o boxe e os lutadores são apresentados na mídia. Confronte as
impressões compartilhadas com as informações presentes no quadro organizado na
1ª etapa a respeito das técnicas que caracterizam essa prática corporal, da
nomenclatura adequada e sobre os praticantes de boxe. Enfatize os elementos que
possam desestabilizar eventuais representações estereotipadas constatadas
inicialmente.
5ª etapa
Informe à classe
que as vivências serão retomadas e estimule a incorporação das técnicas
pesquisadas. Desta vez, distribua um colchonete para cada dupla, solicitando
que o mesmo seja dobrado e mantido com firmeza à frente do corpo, a certa
distância do rosto e do peito. A intenção é golpear o material com os punhos
fechados, executando o gesto técnico de extensão do braço (cruzado e direto),
enquanto o outro permanece na posição de guarda. Caso seja necessário, a
sugestão é que o professor utilize alguns dos diversos tutoriais disponíveis
no YouTube para que os alunos visualizem as técnicas em câmera
lenta. Num primeiro momento, o aluno que segura o colchonete deverá permanecer
parado. No momento seguinte, poderá movimentar-se em círculos ao redor do
colega que executa os golpes. Caso algum aluno da turma tenha frequentado aulas
de qualquer luta que empregue técnicas semelhantes, também poderá fazer a
demonstração. Finalizada a atividade, converse com a turma sobre os efeitos nas
mãos do impacto repetitivo dos socos. Aproveite para mencionar as imagens que
assistiram nos momentos anteriores e destacar a razão do equipamento de
proteção: bandagens, luvas, protetores bucais, capacetes e coquilha (protetor
genital). Registre as observações dos alunos no quadro construído na primeira
etapa.
6ª etapa
As vivências do
momento anterior também permitiram aos alunos identificar diferenças entre os
golpes aplicados pelos colegas, principalmente no que diz respeito à força
empregada. Certamente, enquanto assistirem aos vídeos, os alunos perceberam que
os participantes de uma mesma luta possuem dimensões corporais semelhantes.
Apresente as categorias masculinas e femininas (facilmente localizadas na
internet) como referência e peça para a turma construir categorias adequadas às
características do grupo, sendo possível, inclusive, misturar meninos e
meninas. Feito isso, retome a vivência dos golpes, mas, desta vez, metade da
turma deverá executar, enquanto a outra, observará os colegas. Após um prazo
previamente estipulado, os executantes deverão trocar de lugar com os
observadores. Finalizada a atividade, peça-lhes para compartilhar quais são as
observações realizadas, com destaque para as diferenças constatadas entre os
golpes aplicados pelos componentes das várias categorias. Converse com o grupo
sobre os resultados. Para além dos equipamentos de proteção, é primordial que
seja respeitado certo equilíbrio entre os participantes.
Avaliação
Apresente aos
alunos o quadro composto com todos os registros. Solicite que identifiquem as
modificações que possivelmente tenham ocorrido nas suas representações iniciais
e as conclusões a que chegam ao final da sequência, bem como as permanências.
Em seguida, proponha que a turma apresente as razões que possam explicar tanto
a manutenção e a transformação dos posicionamentos preexistentes ao trabalho
desenvolvido.
Quer saber mais?
Marcos Garcia
Neira. A reflexão e a prática do ensino - Educação Física. São Paulo:
Blucher, 2011.
Consultoria Marcos
Garcia Neira
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar
Professor de Metodologia do Ensino de Educação Física da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/regras-boxe-785603.shtml
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