O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de
bullying?
Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. "Se
algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de
uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro
a mostrar respeito e dar o exemplo", diz Aramis Lopes Neto, presidente do
Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade
Brasileira de Pediatria.
O professor pode identificar os atores do bullying: autores,
espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no
ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada
aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o
professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me
sentiria se fosse chamado assim?", orienta o pediatra Lauro Monteiro
Filho.
Veja os conselhos dos especialistas Cléo Fante e José Augusto
Pedra, autores do livro Bullying Escolar(132 págs., Ed. Artmed, tel; 0800
703 3444):
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às
diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância,
trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de
diferentes papéis em um conflito;
- Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação
entre alunos;
- Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying,
procurar imediatamente a direção da escola.
Leia mais
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-escola-sala-aula-caso-610503.shtml
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