Expressões numéricas
Objetivos
· Compreender e usar
as regras das expressões numéricas.
· Expressar
raciocínios por meio de expressões numéricas.
· Reconhecer que as
expressões numéricas são uma forma de escrever um número.
Conteúdo
Expressões
numéricas.
Anos 6º
e 7º.
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário
Cópia das
atividades.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Para dar significado
às expressões numéricas, proponha a seguinte situação aos alunos: "Para
produzir uma boneca, uma fábrica gasta 8 reais por unidade. Além disso, há uma
despesa fixa de 30 reais independentemente da quantidade produzida. Quantos
reais são gastos para produzir 150 bonecas?". Peça que registrem as
hipóteses para calcular o valor gasto na produção. Em seguida, reúna-os em
grupos para que discutam as ideias. Socialize as respostas. Questione como os
estudantes resolveram a questão. Fizeram cálculos separados? Espera-se que
tenham notado a necessidade de adicionar a despesa fixa ao valor a ser gasto na
produção de 150 bonecas, ou seja, primeiro calcula-se o gasto com as bonecas (8
x 150) e depois adiciona-se a despesa fixa de 30 reais ao resultado da
multiplicação. Observe se alguém optou pela representação com a expressão
numérica: 30 + 8 x 150. Se essa opção não tiver aparecido, apresente-a no
quadro e peça que a turma faça o cálculo. É possível que ela siga por dois
caminhos: 30 + 8 x 150 = 38 x 150 = 5.700 e 30 + 8 x 150 = 30 + 1.200 = 1.230.
Questione qual deles representa adequadamente a situação da produção de
bonecas. Por quê? O que isso significa? Converse com os alunos sobre a
particularidade de resolver primeiro a multiplicação e explique que se trata de
uma convenção matemática e que, tal como essa, está estabelecido também que as
divisões devem ser resolvidas antes das adições e das subtrações.
2ª etapa
Conte a seguinte
situação para a sala: "Marcos, com uma calculadora, multiplicou 18 por 6.
Subtraiu 10 do resultado. Dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a
3. Multiplicou o obtido por 2. Obteve como resultado o número 34." Desafie
os alunos a escrever uma expressão numérica correspondente a essa sequência de
operações. Em um primeiro momento, eles podem apenas escrever as operações na
ordem em que foram realizadas: 18 x 6 – 10 : 7 + 3 x 2.
Questione-os sobre
as regras apresentadas na 1ª etapa, perguntando se Marcos fez primeiro as
multiplicações e divisões na ordem em que aparecem. Provavelmente dirão que
não, pois Marcos subtraiu 10 do resultado de 18 x 6. Desta forma, há a
necessidade de indicar que Marcos fez a multiplicação e depois a subtração.
Como fazer isso? Apresente aos alunos a opção do uso de parênteses e explique
que isso é o que os matemáticos decidiram fazer para indicar o que aconteceu
primeiro: (18 x 6 – 10) : 7 + 3 x 2. Pergunte aos alunos se o uso de parênteses
resolve a questão ou se ainda é preciso indicar a ordem de acontecimento das
outras operações. Apresente, então, os colchetes e chaves e explique que eles,
por convenção, devem ser resolvidos nessa ordem. Solicite que os alunos tentem,
mais uma vez, escrever matematicamente o percurso de Marcos. A resposta
esperada é {[(18 x 6 – 10) : 7] + 3} x 2 = 34
3ª etapa
Apresente algumas
expressões e peça que os estudantes usem parênteses, se necessário, para que as
igualdades sejam verdadeiras. Por exemplo:
a) 90 – 30 x 30
= 810
b) 18 x 15 x 4
+ 7 = 3 x 6 x 5 x 3 x 4 + 7
c) 7 x 4 + 2 x
6 = 40
d) 21 – 8 + 2 x
6 = 1
e) 7x 4 + 2 x 6
= 112
Avaliação
Peça que a turma
resolva as seguintes expressões numéricas e explique se o uso de parênteses faz
diferença na obtenção dos resultados:
a) (4 + 4) : (4
+ 4) = e 4 + 4 : 4 + 4 =
b) 4 : 4 + 4 :
4 = e (4 : 4) + (4 : 4) =
c) (4 x 4 – 4):
4 = e 4 X (4 – 4) : 4 =
Depois, solicite o
resultado de: 100 – [40 + (3 x 15 – 1)] = e {12 x 5 + 39) : 9] – 4} x 10 =.
Consultoria: Diana Maia de Lima
Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/expressoes-numericas-matematica-propriedades-numeros-787297.shtml
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