sexta-feira, 11 de julho de 2014

Seis sites essenciais para desmistificar a Aids

Junho é o mês escolhido por NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR para falar sobre Aids e de iniciativas que ajudam a combater a discriminação e o preconceito contra os portadores do vírus HIV. E se há uma coisa mais potente que os medicamentos antirretrovirais nessa luta, trata-se da informação!
Foi-se o tempo em que o sistema de saúde citava “grupos de risco” e que ter HIV era sinônimo de morte. Hoje em dia a Aids já é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial da Saúde e o ambiente escolar não pode deixar de abordar o assunto.
Para ajudar professores e gestores a entender o tema e preparar atividades que levem conhecimento para a garotada, selecionamos seis sites essenciais para derrubar os mitos sobre a Aids. Confira!
Por que vale a pena? O site do Departamento de DST, Aids e hepatites virais do Ministério da Saúde oferece informações básicas sobre o tema: o que é a doença, como o vírus é transmitido e quais são as formas de prevenção. Além disso, o portal oferece respostas às dúvidas mais frequentes, além de relatos de pessoas que convivem com o vírus.

Por que vale a pena? A Agência de Notícias da Aids é o maior portal brasileiro sobre o assunto, e, além de reportagens que abordam o assunto sob diferentes aspectos, é possível encontrar artigos de opinião e dicas de eventos ligados ao tema.

Por que vale a pena? Ao acompanhar Ozzy e Micaela, dois jovens soropositivos que moram em São Paulo, o documentário disponível no YouTube consegue demonstrar como a doença não é e nem deve ser uma barreira para a realização de sonhos e planos. O filme, do diretor Cláudio Maneja Jr, é uma realização do canal Futura e tem aproximadamente 13 minutos de duração.

Por que vale a pena? O objetivo dos vídeos é definitivamente desmistificar o HIV. O site reúne desde vídeos informativos, com gráficos e dados sobre o número de pessoas contaminadas em todo o mundo, até um diário audiovisual feito por um advogado e ativista soropositivo que mora em Nova Iorque. O conteúdo ajuda os espectadores a derrubarem as barreiras de desinformação. Os vídeos estão em inglês.

Por que vale a pena? A fundação holandesa ArtAids convida expoentes da arte contemporânea para produzir obras que dialoguem com o tema e arrecada fundos para projetos que beneficiem os soropositivos. No site, que está escrito em inglês, é possível encontrar a versão digitalizada de cada obra com as devidas referências. Uma boa pedida para sensibilizar a turma a respeito do preconceito enfrentado por quem é portador do vírus.

Por que vale a pena? O blog, hospedado no site Brasil Post, apresenta os relatos de um jovem que convive com o diagnóstico do vírus desde 2010. Como é a vida sexual do soropositivo e qual é a reação da maioria das pessoas ao saber de sua condição são algumas das curiosidades esclarecidas em seus textos. Vale a pena conferir!


http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/07/01/seis-sites-essenciais-para-desmistificar-a-aids/

Nenhum comentário:

Postar um comentário