Realização de entrevistas sobre direitos humanos em inglês
Objetivos
·
Apropriar-se do
vocabulário específico relativo à temática abordada.
·
Usar a língua de
maneira adequada de modo a se fazer entender.
·
Compreender um
discurso sobre a temática abordada.
Conteúdos
· Leitura de notícias
e textos informativos.
· Repertório
relacionado ao tema children’s rights e human rights.
· Anos
7º e 8º.
7º e 8º.
Tempo estimado Nove
aulas.
Material necessário
DataShow ou cópias de material, aparelhos de TV e de DVD.
DataShow ou cópias de material, aparelhos de TV e de DVD.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Selecione
reportagens que tratem de situações que respeitam ou violam os direitos das
crianças ao redor do mundo. Pesquise em sites de notícias em inglês como The Guardian, BBC, CNN, Huffington Post,
entre tantos outros disponíveis na internet. O importante é que as notícias
tenham sido publicadas originalmente em inglês, sejam recentes e não se refiram
apenas a um determinado país para não reforçar estereótipos. Se necessário,
encurte as reportagens, mas é importante tentar deixá-las o mais próximas do
original possível.
Sem mencionar os
termos children’s rights e human rights, divida os alunos em
duplas ou trios e distribua uma notícia para cada grupo. Peça que leiam a
reportagem e identifiquem a resposta para as seguintes perguntas: "What
happened?", " Where?", "When?", "Who?", "How?" e "Why?".
É essencial que os alunos ativem as estratégias de leitura para realizar a
tarefa – ou seja, para responder às questões. Eles devem entender o título (headline),
"ler" a imagem que acompanha a notícia, identificar as palavras que
já conhecem e os termos cognatos, compreender as palavras pelo contexto e usar
o dicionário apenas para procurar palavras-chave de que não sabem o sentido.
Abaixo estão sugestões de reportagens recentes que podem ser usadas:
·
Report: 250 Million School
Age Kids Can't Read, sobre analfabetismo
·
Syria War Has Created 1
Million Child Refugees, sobre crianças sírias refugiadas
·
India’s Enduring Problem with Malnutrition, a
respeito de crianças mal nutridas na Índia
·
Risk of Obesity Soars with
Family Incom, sobre obesidade infantil no Reino Unido
·
How BT Will Bring Internet
Access to Children's Villages in Africa, sobre o assunto projeto de
inclusão digital na África
·
Held as Slaves, Children
in Peru Forced to Work in Mines that Produce Much of World's Gold, a
respeito de trabalho infantil no Peru
·
Cyberbullying 'on Rise' – Childline, sobre
cyberbullying
Depois da leitura,
peça que os alunos se preparem para apresentar a notícia aos colegas. Eles
devem compartilhar oralmente um resumo que contemple as respostas para as "wh
questions". Se possível, solicite que façam um PowerPoint com no máximo
dois slides para ser usado como apoio visual.
Os estudantes devem
apresentar as reportagens lidas para a classe. No final de cada apresentação,
abra espaço para que os colegas façam perguntas ou comentários. O intuito é
que, ao ouvir as situações relatadas nas reportagens, os alunos se sintam
incomodados e passem a questionar o que é feito a respeito. É natural que, no
começo, eles recorram a palavras em português na hora de falar, quando não
souberem algum termo. No decorrer da sequência, a tendência é que se apropriem
de expressões ditas por colegas, lidas e trabalhadas e as incorporem ao
vocabulário.
2ª etapa
Comece uma discussão
coletiva em inglês questionando os estudantes sobre as notícias, se aquilo que
viram acontece apenas naqueles países e o que é feito a respeito. Se, no fim da
discussão, ninguém mencionar os direitos humanos ou direitos das crianças,
escreva human rights no quadro. Faça uma sondagem sobre o que eles já
conhecem sobre o tema e depois projete no DataShow (ou imprima) a explicação
sobre o que são os direitos humanos, retirada diretamente do site da Organização das Nações
Unidas (ONU).
Leia coletivamente
os dois primeiros parágrafos e comente sobre a importância dos direitos
humanos, como eles se aplicam a todas as pessoas e que o Estado tem a obrigação
de cumpri-los. Chame a atenção de todos para os subtítulos dessa página (Universal
and Inalienable, Interdependent and Indivisible, Equal and Non-discriminatory,
Both Rights and Obligations). Peça que os alunos compartilhem as suas opiniões,
em inglês, sobre o que acham que essas palavras significam naquele contexto e,
se necessário, leia trechos do documento para que entendam melhor a que elas se
referem. Se possível, explore no mesmo site trechos de artigos da Declaração dos Direitos Humanos.
Peça que os alunos
façam, em casa, uma pesquisa em inglês e escrevam um parágrafo sobre como e por
que os direitos humanos foram criados.
3ª etapa
Inicie a aula
retomando alguns aspectos importantes abordados na aula anterior. Peça que os
alunos socializem o que pesquisaram. Se possível, selecione trechos do
longa-metragem Quem Quer Ser um Milionário ou outro filme que retrate
situações que violam os direitos das crianças e exiba em sala. Caso isso não
seja viável, retome as situações retratadas nas reportagens lidas anteriormente
e questione os alunos com perguntas como: "What about children?" e "Who
will protect them?". Abra espaço para que os estudantes compartilhem suas
opiniões e faça intervenções que os levem a chegar à conclusão sobre a
responsabilidade do Estado e a ação das ONGs de fiscalizar e ajudar o Estado a
cumprir seu papel.
Diga à turma que na
aula seguinte todos entrevistarão uma pessoa ligada ao tema. Conte um pouco da
biografia dela, para que a turma possa se preparar. É importante chamar alguém
que tenha contribuições a fazer sobre o tema, como profissionais ligados a
entidades ou ONGs que trabalham diretamente com os direitos das crianças, como
o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Escreva as seguintes perguntas no quadro: "Why are there
specific rights for children?", "Aren’t children protected by
the human rights declaration?" e " In your opinion, how are
children’s rights different from the universal human rights?". Peça que os alunos
registrem as respostas no caderno e depois abra espaço para que socializem as
hipóteses.
Divida a turma em
duplas e peça que cada uma crie três perguntas para fazer ao entrevistado sobre
os direitos das crianças ou sobre o trabalho realizado por ele. Circule pela
sala dando dicas ou tirando dúvidas. Em seguida, peça que as duplas escolham
uma das perguntas elaboradas para compartilhar com os colegas e depois fazer ao
convidado. Anote as questões no quadro enquanto os alunos as compartilham. Se
houver erros gramaticais, pergunte a eles o que precisa ser modificado e por
quê. Solicite que a garotada treine todas as perguntas da lista com a dupla. Se
houver dúvida em relação à pronúncia, instrua-os a perguntar para a sua dupla
ou para a dupla mais próxima. Em último caso, eles podem pedir a sua ajuda.
Avise que eles apresentarão aquelas questões ao entrevistado e que deverão
tomar notas durante a entrevista, de forma a poder recuperar o conteúdo depois.
4ª etapa
Combine
anteriormente com o entrevistado para que ele faça uma pequena apresentação sobre
o surgimento dos direitos das crianças e sobre o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA). No dia da entrevista, introduza o convidado e
peça que ele dê início à apresentação. Depois ou ao longo dela (combine
antecipadamente com a sala e com o entrevistado), os alunos devem fazer as
perguntas ensaiadas em sala e tomar nota das informações.
Dê início à aula
pedindo que os alunos peguem as anotações feitas durante a entrevista.
Convide-os a comentar os aspectos que consideraram mais importantes. É
essencial garantir que todos contribuam com relatos. Por isso, comece chamando
aqueles que normalmente não são os primeiros a participar na aula. Se achar
necessário, dê alguns minutos para que a garotada prepare aquilo que gostaria
de compartilhar. Caso haja muitos estudantes na sala, divida-os em quartetos.
Avaliação
Avalie a
participação dos alunos nas atividades propostas, como discussões e
apresentações. Recolha os registros feitos por eles no caderno (resumos,
pesquisas, perguntas, anotações e comentários) para analisar e dê uma
devolutiva sobre a evolução de cada um.
Consultoria: Verônica Peres
Professora de inglês da Escola da Vila, em São Paulo
Professora de inglês da Escola da Vila, em São Paulo
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/realizacao-entrevistas-direitos-humanos-ingles-787300.shtml
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