Acesso à internet garante a democratização da informação?
Discuta com a turma a maneira como as informações são produzidas e difundidas
pela rede e a influência da interação nos ambientes virtuais para construção da
cidadania
Conteúdos
Cultura, cidadania e
comunicação de massa
Objetivos
- Compreender de que
maneiras os jovens se relacionam com as tecnologias de comunicação de massa
como à internet
- Refletir sobre o papel
dos meios de comunicação na sociedade e na cultura
Anos Ensino Médio
Anos Ensino Médio
Materiais necessários
- Cópias da reportagem
"Balões com WI-FI" (Veja 2376, de 04 de junho de 2014)
- Cópias da reportagem
internet "Rolezinhos’ surgiram entre jovens da periferia e seus fãs"
(disponível aqui)
Leia mais
Inicie a aula entregando
aos alunos as cópias da reportagem de Veja "Balões com WI-FI" e peça
que a turma realize uma leitura silenciosa. Em seguida, questione: quantos
alunos possuem acesso à internet, com ou sem-fio? Esta pergunta levará aos
alunos perceberem que muitos colegas acessam de diferentes formas a internet: pode
ser que alguns colegas não possuam acesso em suas casas, outros a possuam e
outros ainda utilizem o serviço via celulares ou lan houses.
Anote no quadro alguns
dados da matéria para fundamentar a problematização inicial. Na reportagem é
possível elencar que, considerando que a população mundial é de 7 bilhões de
pessoas, 2,5 bilhões de pessoas acessam a internet. Há dez anos, 745 milhões de
pessoas acessavam. No Brasil, um país de cerca de 199 milhões de pessoas,
segundo dados do IBGE, 53% da população ainda não acessa a rede. Esta primeira
parte da aula é fundamental para que, além de introduzir o tema da aula, os
alunos percebam as diferenças existentes no país em relação ao acesso à
informação.
Explique que a internet
surgiu nos Estados Unidos a partir um projeto militar, na década de 1960.
Naquela época, as autoridades militares buscavam meios eficientes de
comunicação em caso de guerra nuclear. Com essa rede, a informação não ficaria
armazenada em um único ponto, mas em todos os pontos de contato possíveis, que,
por sua vez, seriam responsáveis por armazenar e passar as informações adiante.
Posteriormente, o uso desse tipo de comunicação foi amplamente utilizado em
meios acadêmicos, por empresas e no mercado financeiro.
Argumente com os alunos que
esse tipo de tecnologia da informação e o acesso em massa a ele é algo muito
recente. No Brasil, por exemplo, a internet surgiu apenas em 1988 para conectar
as universidades brasileiras às norte-americanas e, até 1995, a comunicação em
rede era restrita ao mundo acadêmico. Com sua expansão, a partir do final da
década de 1990, a internet se popularizou, convertendo-se em um meio de
comunicação de massa que modificou a forma de produção e acesso à informação.
Hoje em dia, a internet é um espaço de produção e circulação de mensagens,
notícias, vídeos, músicas, etc. A grande revolução promovida pela rede foi
trazer para as pessoas a possibilidade de também serem produtoras desses
conteúdos - condição até então restrita aos meios de comunicação - por meio de
blogs, sites pessoais e redes sociais.
Antes, porém, de se tornar
realidade, essa revolução nas formas de produção de conteúdo já era antevista
no trabalho do teórico canadense Marshal McLuhan (1911 - 1980). Sua teoria se
baseava em uma ideia positiva sobre os desenvolvimentos tecnológicos dos meios
de comunicação de massa. Para ele, tais tecnologias seriam responsáveis pelo
surgimento do que ele chamou de "aldeia global". O avanço tecnológico
dos meios de comunicação diminuiria as distâncias entre as pessoas e cada vez
mais as pessoas poderiam acessar uma maior quantidade de informações e
conhecimentos.
É interessante reforçar
para os alunos que os conceitos abordados possuem uma linha de argumentação que
considera que a tecnologia não é neutra. Ela não pode ser isolada do uso que
lhe é dada. Os balões de WI-FI, neste sentido, são inovações tecnológicas que
incorporam valores e interesses dos grupos que irão se beneficiar com a
exploração dos serviços de internet. Além dessa crítica, o professor ainda pode
questionar os alunos e incitar um debate: como será o controle dos balões que
circularão pelo céu de diferentes países? Qual país ou governo irá
controlá-los? Com quais fins? Se existe desigualdade no acesso à internet, a
utilização dos balões para ampliação da rede resolverá tal disparidade?
2ª etapa
Além da questão do acesso à
rede, outro ponto a ser discutido com a turma é a forma como as informações são
produzidas na internet e como essas narrativas, muitas vezes, reproduzem a
visão de mundo e defendem os interesses de diferentes grupos sociais. Para
exemplificar essa constatação, distribua a reportagem "’Rolezinhos’
surgiram com os jovens da periferia e seus fãs". Peça que os alunos leiam
e discutam as suas impressões sobre a reportagem. A reportagem trata do
movimento do "Rolezinho", ocorrido no fim de 2013 e começo de 2014,
organizado através de mídias sociais. Peça que os alunos discutam o tema
através das seguintes questões: quem são os jovens que fazem o rolezinho? Quais
os motivos? Qual a origem social desses jovens? Quais os aspectos negativos e
positivos do rolezinho apontados pela reportagem? Os meios de comunicação foram
influentes na organização do movimento? Por quê?
Em seguida distribua o
artigo "Rolezinho e a desumanização dos pobres", do blog Oene. Peça
que os alunos leiam em suas casas e promova uma discussão em que a turma deve
apontar as semelhanças e diferenças na abordagem do assunto. A idéia é criar um
trabalho em grupo que servirá de avaliação no qual os alunos percebam como as informações
de um tema em comum são tratadas de formas diferentes pelos veículos de
comunicação e o papel que as mídias sociais possuem na organização de
movimentos sociais. O produto das discussões deve ser organizado em um texto
que aponte e responda as questões acima. O texto servirá para avaliação e
discussão da aula seguinte.
3ª etapa
Esta aula será dedicada
para avaliação de como os alunos perceberam as diferenças na forma de tratar o
fenômeno "rolezinho" pelas diferentes reportagens. Peça que os alunos,
organizados em grupos, respondam às questões passadas na aula anterior a partir
da leitura da reportagem: "’Rolezinhos’ surgiram com os jovens da
periferia e seus fãs". Em seguida, peça que a turma faça a mesma coisa,
dessa vez baseada na leitura do artigo "Rolezinho e a desumanização dos
pobres". Como o tema foi tratado pelas diferentes reportagens? Como ambas
trataram a função dos veículos de comunicação na organização dos
"rolezinhos"? Qual a importância de acessar e produzir informações em
veículos de comunicação de massa como a Internet?
Esse debate, recheado de
exemplos das diferentes formas em que o "rolezinho" foi tratado nas
reportagens, deve ser orientado pelo professor. Retome os conceitos abordados
no início da aula anterior e argumente que as informações circuladas na
internet são capazes de mobilizar grupos sociais a reivindicarem seus direitos
como cidadãos. As tecnologias que permitem acesso à rede e à produção de
informações por diferentes usuários, nas sociedades contemporâneas, são ferramentas
importantes para construção da cidadania. Desta forma, a informação produzida
pelas tecnologias não são neutras, dependem de quem as utilizam. As narrativas
hegemônicas, da primeira matéria, expressam a perspectiva e os valores que
grandes meios de comunicação de massa possuem sobre as minorias. Já a segunda
narrativa, a do blogueiro que viveu na periferia, expressa suas impressões
sobre os mesmos fatos, mas com outro enfoque, ignorado pelos meios de
comunicação de massa. O blogueiro conta que esse tipo de encontro de jovens da
periferia nos shoppings centers sempre existiu, mas com o acesso à internet, os
jovens viram sua capacidade de comunicação se multiplicar enormemente, o que
culminou, nesse caso, com a organização dos "rolezinhos".
Em seguida, peça uma última
tarefa para os alunos. Individualmente, eles devem produzir uma redação sobre o
"Rolezinho" e a importância do acesso à rede nas sociedades
contemporâneas. Esta pode ser uma tarefa de casa que irá compor a avaliação
final.
Avaliação
Além da participação em
aula, desempenho nos grupos e a compreensão dos conceitos, a produção textual,
em grupo e individual, servirá para avaliar o desempenho dos alunos. Observe se
os alunos perceberam como o acesso à internet foi de fundamental importância na
organização dos "rolezinhos", principalmente tendo em vista as
diferentes perspectivas que apareceram nas reportagens.
Consultoria Rodrigo Saraiva Cheida
Sociólogo, doutorando do departamento de Política Científica e Tecnológica e pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Sociólogo, doutorando do departamento de Política Científica e Tecnológica e pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-acesso-internet-garante-democratizacao-informacao-784901.shtml
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